Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

A Arte do Bom Comentário

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Todos nós que possuímos blog, quando publicamos um novo post, temos como meta alcançar o maior número de leitores possível. Afinal, se nossos artigos fossem escritos somente para satisfazer a nossa vontade de escrever eles não estariam em um blog e sim num diário pessoal.

 

filosofia

 

Há alguns dias disse no twitter que, a maior alegria de um blogueiro é quando seus posts são bem assimilados pelos leitores e mais, são comentados de forma inteligente. É fato que a resposta do leitor ao artigo, feita de forma ponderada e inteligível, acabando tornando esse artigo muito mais interessante.

 

Obviamente quem ninguém tolera muito a  prolixidade, mas não é difícil ser simples e objetivo nos comentários, aliás diga-se de passagem, os comentários inteligentes deixados em outros blogs, são uma das principais, se não for a principal, forma de divulgação do seu trabalho, comentários inteligentes atiçam a curiosidade dos outros leitores e também do proprietário do blog comentado.

 

Muitos esbarram na dúvida se o comentário deve ser longo ou breve, respondo que depende! Ele deve ter o tamanho que permita que você transmita sua opinião sobre o assunto, alguns podem se alongar um pouco mais devido a complexidade do tema ou o seu conhecimento sobre o mesmo, em outros com uma simples frase, você consegue ser claro na explanação.

 

Nem sempre você irá concordar com conteúdo do artigo, nem por isso você deixará de registrar sua opinião, nesse caso seus argumentos terão que ser arrazoados e incisivos, de forma a demonstrar sua divergência e sua posição em relação ao assunto, discordar por discordar, sem argumentos, cai no descrédito.

 

Outro fato que a maioria dos blogueiros abominam, são os chamados comentários monossílabos do tipo: [Gostei!, Valeu!, Legal!] ou então os comentários marqueteiros:

 

- Gostei do post, visite meu blog!….

- Olá, estou começando agora meu blog, o endereço é…

 

Outro fato aterrorizante são os comentários que nada tem haver com o artigo, por exemplo, você está falando sobre o twitter, vem um incauto e faz o seguinte comentário:

 

- Gostei muito desse gadget aí do lado, onde consigo?

- Onde você conseguiu esse template?

 

Já o amigo @CaioLausi recebeu o seguinte comentário em seu blog: [ ;)], acreditem ou não, isso aí foi um comentário deixado por um leitor.

 

Por fim, como eu disse anteriormente, um bom comentário é sempre bem vindo e acaba tornando-se uma importante ferramenta de divulgação do seu trabalho ou de sua opinião, saiba usufruir de forma inteligente desse recurso, procure registrar opiniões sensatas e se tiver sem inspiração, deixe o comentário para outro dia, aproveitem e registrem aqui a opinião de vocês…

 

Não se pode formar bom conceito de quem não tem boa opinião de pessoa alguma. [Marquês de Maricá]

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

13 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;