Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Bandas de Rock com Bons, Ruins e Curiosos Nomes

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

 

O nome de uma banda pode ser preponderante para o seu sucesso? Como tudo é relativo, sempre existirá bandas boas com nomes ruins e vice-versa. Igual às pessoas...

 

DetritoFederal-001

 

Então resolvi comentar sobre alguns nomes de bandas de rock nacionais:

 

Aborto Elétrico: a banda embrionária da Legião Urbana, que segundo a lenda foi batizada assim em homenagem a uma estudante grávida de Brasília, que foi torturada após participar de um protesto contra o Golpe Militar.

Moral da história: Renato Russo era um poeta, mas nunca teve inspiração para os nomes de suas bandas.

 

Atahualpa y os Panques: banda gaúcha, cujo curioso nome homenageia o último imperador inca Atahualpa, cruelmente morto pelos colonizadores espanhóis, bem como o cantor e poeta argentino Atahualpa Yupanqui. Além das homenagens, aportuguesa a palavra punk, dando a entender que se trata de uma tribo indígena e utiliza a conjunção aditiva (e) na forma espanhola (y). Nonsense genial mas que, infelizmente, não ajudou a banda a fazer sucesso.

 

Bidê ou Balde?: o nome desta outra banda dos pampas ou é muito sutil ou é ruim mesmo!

 

Bide_ou_Balde

 

Biquíni Cavadão: faz sucesso. Mas é por causa do nome desta banda que existem grupos de forró com nomes de Calcinha Preta.

 

Camisa de Vênus: fã dos Sex Pistols, o baiano Marcelo Nova montou uma banda que até no nome imitava os Pistols.

 

Detrito Federal: banda punk de Brasília. Dentro de um contexto local, não haverá nome melhor!

 

Elite Sofisticada: esta banda de Brasília, curiosamente, criou um nome que era uma antítese a outra banda candanga: Plebe Rude. Fracassou porque os aristocratas sofisticados da elite se preocuparam demais com os plebeus…

 

Fellini: seguindo a linha de homenagear artistas e celebridades, já pensei em montar bandas com nomes de “Steve McQueen”, “Punk Freud”, “Os Edmundos” (animal!!!) e “Os Mussuns” (cacildis!).

A banda paulistana Fellini, que homenageia o grande cineasta italiano (Federico Fellini), não alcançou o estrelato mas é considerada cult.

 

Fellini

 

Graforreia Xilarmônica: O quê que é isso?! Baba Cósmica?

 

Ira!: inspirados musicalmente por The Who e The Jam, acabaram também adotando um nome pequeno, que com o ponto de exclamação, ficou ainda mais original e raivoso.

Em tempo: não tem nada a ver com o outro IRA, o Exército Republicano Irlandês.

 

J. Quest: a princípio, esta banda mineira se chamava Johnnie Quest, em homenagem ao herói dos desenhos animados da Hanna-Barbera. Por questões jurídicas, envolvendo direitos autorais, a banda teve de mudar de nome. Embora ficou com um nome meio sem graça, tal mudança não atrapalhou o seu sucesso.

 

Kid Abelha e os Abóboras Selvagens: O quê que o Leoni e a Paula Toller tomaram para escolher um nome tão esquisito desses? Kid deve ser por causa da música de mesmo nome dos Pretenders, influência dos primórdios da banda. Mas porquê o surrealismo de abelhas e abóboras? Ah, eureka: as abóboras precisam das abelhas para polinização...!

Afora o nome, a banda faz sucesso porque sempre foi boa.

 

Little Quail and The Mad Birds: “As Codorninhas e os Passarinhos Malucos”. Nome de banda londrina de ska? Não, é nome de banda brasileira que, apesar de ser inglês, confesso que soa legal!

 

Little_Quail

 

Mundo Livre S. A.: o nome desta banda corresponde à urgência que caracteriza a boa e anárquica música produzida em Pernambuco.

 

Olho Seco: banda punk paulistana, contemporânea de Cólera, Ratos de Porão e Condutores de Cadáveres.

 

Paralamas do Sucesso: Raul Seixas uma vez brincou, dizendo que o trio deveria se chamar “Parachoques do Fracasso”. Deve ser porque o sucesso causa mais traumas que enlameia. Apesar do nome surrealista, ainda fazem sucesso.

 

Parentes da Vítima: das bandas novas é uma das que tem o nome mais adequado para uma típica banda de rock: lamentos e protestos.

 

RPM: Paulo Ricardo e Cia. marcaram a década de 80 com o seu primeiro disco. Mas convenhamos: se dependessem do nome da banda e da capa cafona do LP, jamais teriam feito tamanho sucesso.

 

RPM_album

 

Sepultura: curiosamente as bandas que fizeram mais sucesso no exterior não têm nomes inspirados: Sepultura e Cansei de Ser Sexy.

CSS dispensa comentários. Já o Sepultura, como a maioria das bandas de metal brasileiras, tem um nome satanicamente ridículo. Dá até para imaginar o carinha na Califórnia ou na Alemanha tentando pronunciar “sipiultiuriaaa” para o dono da loja de discos...

 

Big Trep: banda carioca com nome horroroso. Bandas rockabilly brasileiras, em geral, têm o péssimo gosto de avacalhar a grafia de seus nomes, vide a paulistana Kães Vadius.

 

biG_trep_site-2007

 

Lógico que há outros bons, ruins e curiosos nomes de bandas de rock tupiniquins. Então, denuncie!

 

Sobre o Autor:
Harley Coqueiro

Harley Coqueiro - um cara da paz, iluminista, evangélico não fundamentalista, pai do Ulisses e do Dante. Já desenhou charges, escreveu poemas e compôs canções gospel. Tem como pecados, gostar em excesso de rock'n'roll, filmes e comida!

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

13 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;