Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Escrever Bem, Basta Querer…

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

 

Já que um catedrático na língua pátria, o professor Rogério Bauru, caiu na sandice de citar este blog como exemplo de padrão bem definido de estrutura textual, no seu artigo: Por que é tão difícil escrever?. Vamos cometer a audácia de dar algumas dicas para àqueles que estão começando a blogar ou que se interessam em aperfeiçoar.

 

 

como-incentivar-criancas-a-ler-e-escrever-em-sala-de-aula

 

Sempre gostei de blogs com textos bem redigidos, não sei se estou sendo muito exigente, mas tem blogs com conteúdos até interessantes mas com linguajar nauseabundo, esses, quase sempre, não conseguem fidelizar os leitores, ou quando conseguem, os leitores são uma cópia fiel do escritor, ou seja, são atraídos pela afinidade.

 

Um texto bem redigido torna a leitura bem mais agradável e como consequência acaba atraindo pessoas inteligentes, que enriquecem os textos com comentários que complementam nossa idéia original.

 

Um bom escritor é aquele que consegue transmitir sua mensagem de forma objetiva, sem muitas delongas e prolixidade, a leitura tem que ser prazerosa e instigante, parágrafos desconexos são um caminho fatal para o insucesso.

 

"A diferença entre o escritor e o escrevedor está sobretudo na economia vocabular. Conseguir o máximo com o mínimo - eis um sábio programa." (Celso Pedro Luft)

 

Capitaneados pela citação acima, devemos ser objetivos em nosso intento, devemos também deixar de lado gírias, termos esdrúxulos e o linguajar chulo, a não ser que seu público alvo seja esse estilo de leitor, caso seu público alvo sejam pessoas mais cultas, eles não veem com bons olhos esse tipo linguajar. Procure redigir seus textos sempre buscando a perfeição, embora isso seja praticamente impossível, é a melhor maneira de manter-se motivado.

 

Procure conhecer seu público alvo, você não conseguirá agradar a gregos e troianos, estudando bem o perfil do seu leitor, será mais fácil criar artigos mais atraentes e fidelizar seus leitores.

 

O segredo de um bom artigo não é somente o talento, mas dedicação, persistência, disciplina e principalmente, leitura. Por isso leia muito, estude bastante e pesquise sobre o assunto que irá abordar, nada pior do que um artigo sem fundamentação, além do conteúdo pífio, você acaba caindo no descrédito.

 

Tenha sempre em mãos ou em tela um bom dicionário, use e abuse dos sinônimos, a repetição de palavras em um artigo é algo totalmente condenável, e por favor, não exceda nas aliterações.

 

Evite parágrafos muito longos pois eles dificultam o entendimento da idéia nele contida.

 

Respeite suas limitações e tenha a humildade de receber as correções que por ventura lhe fizerem, nesta hora ter amigos conhecedores do assunto, ajuda muito.

 

Por fim, cito o trecho de um artigo do Stephen Kanitz, colunista da revista Veja, que pode servir de aprendizado para muitos que se julgam incapazes de redigir um bom texto:

 

Graças a muito treino, a maioria das pessoas me acha extremamente inteligente, o que lamentavelmente não sou, fui um aluno médio a vida inteira. O que o pessoal se impressiona é com a quantidade de informação relevante que consigo colocar numa única página de artigo, e isto minha gente não é inteligência, é treino.

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor bloguicista.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

6 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;