Leia também...

Leia também...
Ler e Escrever Bem Com o Auxílio dos Recursos Tecnológicos

Leia também...

Leia também...
Os Embargos Econômicos

Leia também...

Leia também...
Novo

Leia também...

Leia também...
A Liberdade de opinião é um Direito, não uma Obrigação

Esses Blogues São Hors-ligne

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

podio

 

Alguns de vocês já devem conhecer o termo Galicismo, caso não esteja familiarizado com a palavra, a Wikipédia irá nos auxiliar: Galicismo[1] ou francesismo é uma palavra ou expressão de origem francesa, ou afrancesada, tendo ou não mantida a sua grafia original.

 

Portanto é mais do que usual a presença de termos franceses na língua portuguesa, o toalete, o rendevuz, o dossiê e outras também muito usuais, estão aí para comprovar. Recentemente em um comentário deixado no blog do amigo @O_Bauru me referi ao blog dele como sendo hors-ligne.

 

Segundo o Houaiss hors-ligne significa: de qualidade acima da média; excepcional, fora do comum. Aliás, um termo bem parecido com o conhecido hors-concours que significa:  relativo a ou pessoa que não pode participar de um concurso por já ter sido laureada, por ser membro do júri ou por ser tida como muito superior aos demais competidores.

 

Em tom de brincadeira a amiga @Jo_Angell sugeriu que eu fizesse um post sobre o tema, já que o termo não foi encontrado por ela no renomado Google. Como não sou de me furtar aos desafios propostos, resolvi encará-lo, porém ousando um pouco mais e utilizando exemplos concretos.

 

Portanto, tomo a liberdade de citar alguns blogues, os quais eu considero como sendo hors-line.

 

Vou me abster de citar no artigo, os blogues já conhecidos e quase unânimes no quesito qualidade, já que são hors-concours. (Dicas Blogger, Ferramentas Blog, Usuário Compulsivo, Contraditorium, O Fim da Várzea, Blosque)

 

Vamos então a tão esperada lista:

 

Blog do Bauru – o falante, mas que em momento algum é circunlóquio, o professor Rogério Bauru é figura conhecida no twitter por suas frases de efeito e suas tiradas já tradicionais. O seu blog além de possuir artigos que enaltecem o bom português, possui também artigos bem humorados que são diversão garantida.

 

Tales of the Wasted – gosto do estilo despojado e das palavras chulas do Fernando, seus posts são interessantes pela característica peculiar que seu autor consegue dar aos artigos.

 

Limão em Limonada -  conheci esse blog há pouco tempo, mas o suficiente para me encantar com o estilo da jornalista Emanuelle Najjar, principalmente suas críticas sarcásticas à programação chula da TV aberta.

 

Profissão Jornalista – aprendi a gostar dos textos longos e bem escritos da jornalista Ana Magal, parada obrigatória para àqueles que gostam de um artigo de qualidade e bem redigido.

 

Icebreaker – quem possui um blog e deseja aprofundar nos assuntos relacionados à monetização, não podem deixar de conhecer o Icebreaker, devo admitir que o pouco que sei sobre o assunto é mérito do Sérgio Estrella.

 

Pois bem, sei que muitos torcerão a cara e ficarão enciumados por não constarem em tão vultosa lista, prometo que da próxima vez serei menos rigoroso.

 

Em tempo, informo que a ordem acima não é por preferência ou importância, afinal: todos são iguais perante a Lei.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

8 comentários :

Marcos Lemos disse... Responder comentário

Sinto-me profundamente lisonjeado pela citação do [ Ferrametas Blog ] na lista dos "hors-concours" junto a nome tão grandes e importantes para a blogosfera.

Em todo caso, sou obrigado a concordar com quase toda sua lista. Os 4 primeiros são de fato grandes destaques e estão em crescimento, provando que trabalho sério gera respeitabilidade.

Mas o Icebreaker está acima da média. O Sergio Estrella é um dos blogueiros mais importantes da lista e cabe muito bem nos "hors-concours" especialmente por sua habilidade como desenvolvedor de layouts.

Bom, essa é só minha opinião. E, mesmo muito recente, Os Invencioneiros" está provando ser um blog com um futuro brilhante também.

4 de janeiro de 2010 15:01
Fernando disse... Responder comentário

Obrigado, senhor Zé Márcio. Nem preciso dizer a categoria em que esse blog se enquadra.

:)

4 de janeiro de 2010 15:03
Bauru disse... Responder comentário

Aparecer em listas como esta que você fez, José, sempre me traz um contentamento enorme. Não só por aparecer ao lado de amigos como ocorreu nessa, mas principalmente pela atenção e comentário que você fez. Muito obrigado, meu caro. Minha modéstia permite que eu concorde com o que disse apesar dos #mimimis.

4 de janeiro de 2010 15:09
José Márcio disse... Responder comentário

Marcos Lemos, obrigado por suas palavras elogiosas, ainda falta muito para alcançarmos status de destaque. Sobre o Icebreaker, concordo que ele poderia estar na lista de "hors-concours" já que é uma estrela de 1ª grandeza. O erro na verdade foi meu, que o conheci a pouco tempo.

Fernando, você é nosso companheiro de longa data, os comentários meu e do Harley no seu blog, comprovam isto.

Bauru, você também é um batalhador, assim como nós, não estamos fazendo favor algum, apenas reconhecendo o mérito de alguns injustiçados.

4 de janeiro de 2010 15:18
Emanuelle Najjar disse... Responder comentário

OMG... ganhei 2010 inteiro em menos de uma semana após o ano novo! E junto com blogs exemplares e incontestáveis! \o/

Obrigada, meu caro Zé Márcio. e acho que a exemplo do Fernando nem preciso dizer que este blog poderia ser incluído facilmente na lista. E olha que estou dizendo isso mesmo com você me chamando de Márcio Greyck... isso traumatiza!

Thanks! :-)

4 de janeiro de 2010 15:40
Ana Magal disse... Responder comentário

OMG... tudo bem que não gosto de francês. Pra mim todos parecem um monte de "bichinhas" falando, sendo eles gays ou não haha...

Mas que é um honra estar nessa lista seleta, seja ela oriunda de qual terminologia étnica for.

Me senti uma estrela ao lado do Sérgio Estrella... Genteee tô do lado do "icebreak" uiii morri! hahaha

Zé... amo-lhe!!!

4 de janeiro de 2010 16:38
Richard disse... Responder comentário

Eu fiquei com ciúmes! haha!
Alguns, como da Ana, eu não conheço! Mas começarei a acompanhar!! Cara, só em estar numa lista de parceiros e termos nos conhecido já é o suficiente!

Desde já peço desculpas por não detalhar um pouco você lá no post, a escolha de apenas 5 também foi muito difícil, mas sabes da admiração que sinto!!

Abs!

4 de janeiro de 2010 17:04
José Márcio disse... Responder comentário

Emanuelle Najjar, é como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica, foi o que aconteceu no seu caso, gosto de verdade de artigos bem articulados.

Ana Magal, como eu disse no twitter, olha que não me deixei me levar pelo coração, foi tudo fruto do seu trabalho no qual eu admiro muito.

Richard, bem que você poderia fazer parte desta lista, seu blog não também é excelente e não é atoa que figura na minha lista de Parceiros e Amigos. Sobre o post no seu blog, sabe que foi apenas uma brincadeira e desde já aviso que não é uma retaliação, rsrsrs.

5 de janeiro de 2010 08:16

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;