Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Usando o Twitter Para Divulgar Seu Blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

 

Que o twitter é uma rede social das mais influentes, isso ninguém mais duvida, seu crescimento meteórico deve ter causado surpresa até mesmo nos seus idealizadores, que provavelmente não imaginavam tamanho resultado, em tão curto espaço de tempo.

 

twitter-domina-brasil

 

Antes de adentrarmos no assunto tema desse post, é primordial conhecermos o conceito contemporâneo de Marketing: “engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" ideias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.” [Wikipédia]

 

Atualmente é praticamente impossível um blog viver sem um acesso direto ao twitter, dados apontam para um crescimento vertiginoso de acessos nos blogs quando estes possuem divulgação via twitter, e não precisa ser nenhum expert para constatar tal alteração.

 

mapa-das-redes-sociais

 

Diferentemente da maioria dos outros países onde o Facebook reina absoluto, aqui no Brasil o Twitter é a rede social mais acessada, superando até mesmo o Orkut. E o que isto representa principalmente para a comunidade blogueira?

Divulgação/ Nielsen Online

nielsen-online-pesquisa-20090406180145

 

Se levarmos em conta que o Brasil lidera o ranking mundial como país que mais acessa as redes sociais, segundo o site Info Online, temos nesse serviço um grande aliado para àqueles que pretendem ganhar relevância e se transformar em um blogueiro de sucesso. Percebe-se claramente que os proprietários de grandes blogs ou os chamados probloggers, normalmente,  possuem um grande número de seguidores no twitter.

 

Ocorre que, como todas as redes sociais existentes é natural que alguns gostem e outros não, conheço pessoas que possuem uma resistência enorme ao twitter temendo ser algo parecido com o Orkut.

 

Acho que esse tipo de preconceito, protagonizado pela  analogia equivocada que muitos fazem entre o twitter com o Orkut, não pode prosperar sob pena de incorrermos num gritante erro de avaliação e na perda de uma importante ferramenta de comunicação e divulgação.

 

Considero que atualmente não existe uma boa estratégia de marketing para divulgação de um blog, sem uma presença marcante no tão renomado twitter, qualquer um que queira levar a sério a profissão de blogueiro, precisa necessariamente ser bem articulado nesse serviço.

 

pare-o-selo-thumb5090352

No entanto, deve-se ter em mente que transformar o twitter numa mera ferramenta de divulgação não será bem visto pela comunidade tuiteira. Uma boa estratégia de divulgação deve levar em conta algumas nuances e principalmente algumas regras de convivência já bem perceptíveis no twitter, como uma boa interação entre os seguidores e seguidos.

 

Outro aspecto relevante é que o twitter é extremamente ágil, quando se publica um link interessante e que chama a atenção, a resposta é quase que imediata, não podemos nos olvidar que os chamados RT ou Retweets dos outros usuários, contribuem sobremaneira para divulgação de um link. Mas por favor, o RT deve ser espontâneo, implorar RT é de extremo mau gosto e muito mal visto.

 

Temos ainda algumas ferramentas que podem potencializar o uso conjunto do twitter com os blogs, como o Twitterfeed e o Socialize, depois de devidamente cadastrado nesses serviços, eles enviam automaticamente para o twitter os posts publicados.

 

Nunca é demais lembrar que uma estratégia de marketing deve ser utilizada de maneira racional, sob pena de não surtir o efeito desejado ou até mesmo trazer repercussões negativas, por isso é de suma importância saber que:

 

Entre um bom marketing pessoal e a arrogância não passa um fio de cabelo. [Victoria Bloch]

Indico:

# O Fim da Várzea: Como Usar o Twitter a Favor de Seu Blog

# Oficina da Net: Usando o Twitter para divulgar seu site/blog

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor bloguicista.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

10 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;