Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

No Irã é Proibido Soltar Fogos em Dia de Ano Novo

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

 

ira_condenados

 

TEERÃ (Agência Reuters) – O presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad surpreendeu a comunidade internacional ao acatar uma orientação do líder espiritual de seu país, o aiatolá Ali Khamenei, e determinar, na semana passada, a prisão e a execução de dois jovens cidadãos iranianos que, inadvertidamente, soltaram fogos nas ruas da capital Teerã, no dia de ano novo.

 

Inconformadas, as entidades internacionais ligadas aos Direitos Humanos entraram com uma representação na Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Calma, pessoal!

 

Não se trata aqui de alguma determinação antiocidental do presidente ortodoxo Ahmadinejad e nem de algum dogma da religião islâmica. É que já está enchendo o saco esta lengalenga de que todo teste com foguetes, patrocinado pelo Irã, tem por objetivo “o desenvolvimento de armas de destruição em massa.

 

Pelo visto, se nos céus do Irã pipocarem fogos de artifício por causa de alguma festividade, a CIA emitirá um relatório para Washington, concluindo que se trata de testes balísticos nucleares...

fogos1

Os EUA e as demais potências ocidentais temem que o Irã esteja utilizando a tecnologia de enriquecimento de urânio para fabricar armas nucleares, embora o país persa garanta que a tecnologia nesta área tenha apenas fins pacíficos. Ahmadinejad ressalta que governa um país soberano, e que por isso mesmo, tem o “direito inalienável” de produzir energia, sinalizando que não abrirá mão de seu programa nuclear.

 

Segundo o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), do qual o Irã é um dos signatários, o enriquecimento de urânio em níveis baixos, empregado para funcionar usinas de geração de energia elétrica, é permitido. Apenas o enriquecimento em nível alto é proibido, porque possibilitaria o desenvolvimento e produção de armas nucleares.

 

É certo que a pressão maior parte de Israel, que teme ataques de mísseis provenientes de bases militares iranianas. Mas nunca é demais lembrar que o seu maior aliado utilizou armas de destruição em massa, na longínqua 2ª Grande Guerra. Na década de 80, os mesmos EUA assistiram, com um olhar complacente, o seu aliado iraquiano (o saudoso Saddam Hussein) utilizar-se de gás letal contra soldados iranianos e civis curdos.

 

Embora ache o presidente Ahmadinejad fisicamente parecido com alguns vizinhos meus (quem sabe são espiões iranianos!), não cabe aqui a defesa do governo de Teerã. Entretanto, o ex-presidente americano Bush, foi quem teve a brilhante ideia de determinar a invasão do Iraque, sob o pretexto de que Saddam Hussein estava produzindo armas nucleares em seu território. Resultado: nada foi encontrado e restou uma nação caótica, sob escombros e ódio.

 

Ira_Presidente

 

paul_mccartney_biography_thumbHarley Coqueiro:  um cara da paz, iluminista, torcedor do Galo, evangélico não fundamentalista, pai do Ulisses e do Dante. Já desenhou charges, escreveu poemas e compôs canções gospel. Tem como pecados, gostar em excesso de rock'n'roll, filmes e comida!

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

6 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;