Leia também...

Leia também...
Manual prático para lidar com gente chata nas redes sociais

Leia também...

Leia também...
Filosofia Para as Massas

Leia também...

Leia também...
Invicioneiro

Leia também...

Leia também...
De criança para criança

Por que algumas pessoas não interagem?

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Segundo o site Mestreseo, o surgimento das Redes Sociais ganhou destaque no Brasil em Janeiro  de 2004 com a criação do Orkut, idealizado pelo turco Orkut Büyükkökten, funcionário do Google na época. Foi a primeira rede social a fazer sucesso no país.

 

redes-sociais

 

De lá prá cá muita coisa mudou e várias outras redes sociais foram ganhando notoriedade, como o Facebook, My Space e o Twitter, não necessariamente nesta ordem cronológica. Sendo que, como já relatamos no post Usando o Twitter Para Divulgar Seu Blog, diferentemente da maioria dos outros países onde o Facebook reina absoluto, aqui no Brasil o Twitter é a rede social mais acessada, superando até mesmo o Orkut.

 

Interessante destacar o conceito de rede Social, antes de adentramos no assunto tema desse post, segundo a Wikipédia: rede social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.

 

Como vimos acima, a rede social é uma rede de relacionamentos, portanto pressupomos que o indivíduo que acessa uma dessas redes sociais busca a interação com as demais pessoas nelas presentes. Evidentemente que aos poucos os relacionamentos vão sendo estreitados pela afinidade, já que inicialmente essa questão não pode ser percebida.

 

redes-sociais02_thumb[3]

 

O dicionário Houaiss define interação como sendo: comunicação entre pessoas que convivem; diálogo, trato, contato. Chama a atenção o fato de algumas pessoas terem dificuldade em se relacionarem nas redes sociais, dificuldade essa, notada principalmente no twitter. Essas pessoas dificilmente trocam mensagens e normalmente seguem um número razoável de pessoas, porém dialogam com pouquíssimos ou quase ninguém.

 

Para se ter uma ideia da dificuldade de interação no twitter, atualmente sigo 141 pessoas e sou seguido por cerca de 340, desses, tenho um contato mais rotineiro com cerca de 20, sendo que a grande maioria, nunca sequer me deu um Reply ou RT.

 

Eu, particularmente, acho que o crescimento vertiginoso da violência, fraudes e extorsões,  fez com que as pessoas se fechassem mais e dificultassem o surgimento de novos relacionamentos. O histórico e relato de fatos  aterrorizantes oriundos das redes de relacionamentos, também contribuíram para esse fenômeno, sem contar os inúmeros casos de roubos de senhas e dados, através dos famigerados programas espiões [spywares] ou Cavalos de Troia [trojan horse), disseminados, muitas vezes, pelas redes sociais, e que acabam gerando um transtorno imensurável para a vítima.

 

5032

 

É lógico, que devemos nos cercar de cuidados, sobretudo na limitação de informações pessoais a serem disponibilizadas nessas redes, pois sabemos que encontramos pessoas maravilhosos que nos agregam grande conteúdo, mas também não podemos nos olvidar, que temos pessoas inescrupulosas que buscam nessas redes, as próximas vítimas de suas atrocidades.

 

tecnologia-como-bloquear-arquivos-anexos-representam-perigo-460x345-br

 

E como encontrar um ponto de equilíbrio nesse paradoxo? Uma frase do célebre Desconhecido pode ajudar nessa reflexão:

 

“O excesso de preocupação com o óbvio, nos faz esquecer dos detalhes!"

 

Em tudo que fazemos na vida devemos buscar o comedimento, sobretudo no trato com os amigos virtuais oriundos das redes sociais, pois são pessoas, até certo ponto, desconhecidas, que chegam até nós por diversos e diferentes caminhos. Mas também não podemos nos fechar numa redoma, achando que todos são psicopatas que  querem a todo custo nosso sangue.

 

A internet deixou de ser uma grande rede que conecta computadores, para tornar-se uma rede que conecta pessoas. [Ricardo Dantas]

 

Conheci pessoas maravilhosas no twitter, a ponto de considerá-los amigos pessoais, me absterei de enumerá-los para não correr o risco de ser injusto com alguns que por ventura eu possa esquecer.

 

Portanto saiba desfrutar ao máximo dos recursos e pessoas das redes sociais, sem portanto perder de vista os cuidados primordiais com a segurança, e, principalmente, seja cético, sempre cheque e duvide da veracidade das informações disponibilizadas na rede, sobretudo aquelas que se apresentam vantajosas demais.

 

191729-17med

 

Espero sinceramente que na esteira da evolução das redes sociais, haja também a evolução da sociedade, e que todos saibamos manter o passo.

 

Eu indico:

# Mestreseo: A Evolução das Redes Sociais e a Publicidade

# Ricardo Dantas: A evolução das redes sociais no Brasil até 2009

# Cert.pt: Cuidados em Redes Sociais

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

13 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;