Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Os cinco personagens mais inteligentes dos desenhos

terça-feira, 6 de abril de 2010

O sítio Colmeia apresentou num post recente os 13 heróis mais inteligentes dos quadrinhos. Dentro do mesmo tema, apresento-lhes agora uma lista de personagens que, a meu ver, são os mais inteligentes dos quadrinhos, embora, muitas vezes, não sejam “heróis”.


Professor Pardal


O Professor Pardal (Gyro Gearloose em inglês) foi criado em 1952 por Carl Barks para a Walt Disney Company, surgindo originalmente como um amigo do Donald, do Tio Patinhas e companhia. O inventor mais famoso de Patópolis, amigo das Escoteiros-Mirins e de bom coração, vivia inventando as coisas mais estapafúrdias.

professor-pardal

Embora suas invenções não funcionem sempre como o esperado, a maior parte delas é bem sucedida. Seu famoso ajudante Lampadinha, um robozinho com uma lâmpada no lugar da cabeça, é seu melhor invento, juntamente chapeupensador com o Chapéu Pensador, uma máquina maluca em forma de telhado com uma chaminé onde moram alguns corvos, que supostamente o auxiliariam a formular ideias para suas invenções.

Se não fosse o Professor Pardal, provavelmente a Caixa-Forte do muquirana Tio Patinhas já teria sido levada pelos seus rivais Irmãos Metralha e Maga Patalójika. Ressalte-se que, aqui na minha cidade, minha geração chamava o “nerd” da sala de “Professor Pardal”, por motivos óbvios. Não com o sentido atual de sujeito que gosta de inventar coisas que não dão certo, como é o caso de alguns técnicos de futebol. Por tudo isso, o Professor Pardal está na minha lista dos mais inteligentes personagens dos quadrinhos.


Velma Dinkley


Velma Dinkley é a garota inteligente e repleta de ideias mirabolantes que servem para desvendar os mistérios investigados pela turma do Scooby-Doo. Normalmente com ajuda de conceitos científicos, Velma sempre acha soluções para solucionar os casos mais complicados que aparecerem.

velma

Velma sempre aparece de óculos, camisa com uma grande gola alaranjada e saia vermelha curta, compondo com o restante do vestuário e o corte curto de cabelo um visual anos 60. Mas não se enganem com a aparência de Velma. Ela tem uma presença muito marcante e supera o egocentrismo e a futilidade da bela patricinha milionária Daphne Blake, para quem tudo provoca arrepios.

Frases de Velma como “Hum… Acho que finalmente estou começando a entender esse mistério” e “Meus óculos… não consigo ver sem meus óculos” são comuns nos desenhos da turma do Scooby-Doo.

Por sua capacidade em lidar com o desconhecido, Velma Dinkley faz parte da minha lista dos personagens mais inteligentes dos quadrinhos.



Dexter


Dexter é um menino gênio que possui um laboratório secreto em sua casa. Sempre complicado por sua terrível irmã mais velha, Dee Dee, ele vive tentando criar as mais mirabolantes invenções em seu laboratório.

dexter

Dexter tem como principal rival o chatíssimo Mandark, um metido a gênio que também tem seu laboratório secreto e é dono de uma gargalhada marcante. Invejoso, Mandark odeia Dexter e tem inveja da sua genialidade. Mandark sempre inventa planos para poder destruir Dexter e seu laboratório, mas sempre algo dá errado, principalmente se a Dee Dee estiver por perto (ela é a paixão secreta de Mandark e normalmente faz com ele as mesmas trapalhadas que acabam sempre destruindo as invenções do irmão dela, o Dexter).

Aliás, sobre Dee Dee, ela normalmente rouba a cena. Uma menina de olhos azuis e cabelos louros, adora balé, bonecas, pôneis e de bagunçar o laboratório do irmão. Dee Dee é a queridinha dos pais, ao contrário de Dexter.

Por sua paciência e perseverança na criação de suas invenções, mesmo diante dos problemas criados por sua irmã Dee Dee, Dexter também figura na lista dos personagens mais inteligentes dos quadrinhos.


Jimmy Neutron


James “Jimmy” Isaac Neutron é outro garoto gênio com dificuldades de convivência na escola e, para se adaptar, sempre conta com a ajuda dos amigos Caio e Sheen. Ele também é um grande inventor e sempre está buscando algo novo para criar.

Ao ter uma idéia genial, costuma dizer: “Idéias a mil!”. Pode-se imaginar daí por diante que algo nunca visto vai ser criado pela cabecinha genial do Jimmy.

Jimmy Neutron.

Seus melhores amigos são o atrapalhado Carl Ulisses Wheazer, o Caio, e o lunático Sheen Juarera Esteves, além das meninas Cindy e Libby e do cachorro-robô Goddard.

Jimmy e Cindy gostam um do outro, mas sempre evitam o namoro, com uma suposta rivalidade.

Goddard, seu cachorro-robô, feito por Jimmy, já que seus pais não aprovaram que ele tivesse um cão de verdade, tem várias armas e é muito carismático. Tem uma habilidade impressionante de se auto-destruir em uma explosão e de se reconstruir instantaneamente, ao simples comando de Jimmy para se fingir de morto.

Por suas ideias geniais e por sua capacidade inventiva, Jimmy Neutron também figura entre os cinco personagens mais inteligentes dos desenhos.


Franjinha


Franjinha é um personagem muito simpático da Turma da Mônica. É um grande cientista, sempre criando coisas para ajudar seus amigos Cebolinha, Cascão, Mônica, Magali e companhia limitada.

franjinha6

O seu famoso cachorro de estimação, o Bidu, é considerado um dos personagens mais famosos do grande desenhista Maurício de Souza. A maior dificuldade é quando o Franjinha tem que dar banho no Bidu, que vive fugindo da água.

Suas invenções, feitas num pequeno galpão no fundo do quintal de sua casa, nem sempre dão certo, sobretudo porque o Cascão e o Cebolinha, na maioria das vezes, acabam fazendo alguma trapalhada e complicando tudo. Mas ele se dá mal mesmo é quando faz parte de alguns dos planos infalíveis do Cebolinha para capturar o coelhinho da Mônica e dar nós em suas orelhas. Aí, costuma sobrar algumas coelhadas para o pobre Franjinha.

Bidu

Aliás, o muita gente não sabe é que o Franjinha foi o primeiro personagem criado comercialmente, ao lado do seu cãozinho Bidu pelo Maurício de Souza. Suas aventuras, lançadas em tiras no jornal “Folha de São Paulo”, a partir de 1959, foi onde nasceu, algum tempo depois, o Cebolinha, que, posteriormente, acabou se tornando um dos mais populares personagens dos quadrinhos .

Por ser brasileiríssimo e para prestar uma homenagem ao Maurício de Souza, ele sim, um verdadeiro gênio dos desenhos, o Franjinha ocupa aqui lugar na minha lista.

 

 

 

Sobre o Autor:
The EDN

The EDN - sou industriário, trabalho há 27 anos na Cedro (indústria têxtil centenária de Caetanópolis, MG) e atuo como professor há 24 anos em escolas particulares e públicas

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

7 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;