Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Relevância e Qualidade são a mesma coisa?

quinta-feira, 29 de abril de 2010

pagerank

Ultimamente essas duas palavrinhas têm sido figuras constantes nas discussões que permeiam o cotidiano bloguístico. Não é por acaso que existe uma verdadeira celeuma em torno do assunto, pois o tema é por demais instigante. Acredito que a grande maioria dos blogueiros, possui com meta tornarem-se relevantes, mas…

 

Segundo o Houaiss RELEVANTE é: de grande valor ou interesse. E QUALIDADE é: propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa.

 

Pois bem, muitos dissecaram o tema Conteúdo Relevante ou Conteúdo de Qualidade, sem portanto, chegarem a um denominador comum.

O diretor geral da rede social My Space Brasil, Emerson Calegaretti, afirma que menos de 1% dos internautas no mundo produzem conteúdo relevante na Web. "A grande maioria não passa de expectadores ou replicadores do que essa minoria produz", explica. [http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=1&id_conteudo=10394]

Considero que o conteúdo relevante é subjetivo, mas o conteúdo de qualidade é bem mensurável. O RELEVANTE seria de acordo com minha necessidade, mas a QUALIDADE, sob minha ótica, refere-se ao teor e a forma com que é produzido.

 

Conteúdo de qualidade gera respeito em seus pares, neste caso, outros blogueiros. As pessoas se sentirão muito mais inclinadas a prestar atenção ao que você diz, se você costuma produzir bom conteúdo. [Blosque]

 

Tenho uma visão simplista sobre ambos os conceitos, que nem de longe significa seja a mais apropriada, mas passarei a elencá-la aos leitores, na tentativa de esclarecer um pouco essa barafunda.

confusao_com_orquideas_by_acida

Preliminarmente, gostaria de salientar que na minha modesta opinião, conteúdo relevante e conteúdo de qualidade possuem significados distintos, um conteúdo pode ser relevante, porém sem qualidade e vice-versa.

 

Na minha visão um Blog Relevante seria:

# Trata de um conteúdo que eu necessito;

# Fala de assuntos que atiçam a minha curiosidade;

 

Um Blog de Qualidade seria:

# Apresenta um texto bem articulado;

# Apresenta coerência e coesão no raciocínio;

# É facilmente assimilado pelo leitor;

# Apresenta uma linguagem esmerada e sem erros grotescos.

 

Passemos então a exemplos práticos para tentar dirimir tal rebuliço. O blog Contraditorium do afamado Cardoso, para mim, possui alguns textos pouco relevantes, porém de qualidade inquestionável. Os assuntos abordados às vezes não são importantes para mim, porém a qualidade do conteúdo é impecável. Devo admitir que muitas vezes não domino o assunto tratado, mas o prazer da leitura me deixa satisfeito.

 

Outro exemplo, nesse mesmo diapasão, seria o blog O Biscoito Fino e a Massa, do Idelber Avelar, que produz textos também de altíssima qualidade e bem articulados, o que torna a leitura igualmente prazerosa. Cheguei a este blog através de uma indicação do Invicioneiro Harley Coqueiro.

 

Já blogs relevantes, porém de qualidade duvidosa, temos vários exemplos por aí que preferi não elencar para não causar constrangimento nos autores, mas muitos já esbarraram nos mesmos pela blogosfera. Seriam aqueles que produzem conteúdo informativo, como por exemplo tutoriais, porém com linguajar pífio e textos mal articulados. Conseguem passar a informação principal, mas sem a qualidade necessária.

 

qualidade

 

Não podemos nos olvidar que alguns blogueiros conseguem unir o útil ao agradável, implementando ambos os conceitos (qualidade e relevância) nos seus artigos, cito os seguintes: Dicas Blogger, Blosque, O Fim da Várzea, etc.

 

Entendo que conteúdo relevante é aquele que satisfaz uma necessidade em determinado momento, ou seja, é aquele conteúdo que traz informações importantes dentro daquilo que o leitor busca. E conteúdo de qualidade seria referente ao esmero com que o assunto é tratado, ou seja, bem produzido e com o devido cuidado e respeito à nossa língua pátria.

 

Por fim, sou obrigado a dar a mão a palmatória e reconhecer que um conteúdo de qualidade, mesmo não tratando de um assunto que me interessa, sempre pode acrescentar algum conhecimento, mesmo que não seja na área específica do artigo.

 

Esta é minha modesta opinião, salvo melhor juízo.

 

Eu indico:

# Limão em Limonada: Relevância, qualidade e as discussões que nunca terminam.

# Dicas Blogger: Como atrair visitantes para o seu blog – parte l

# O fim da Várzea: Relevância é Que Nem Bunda

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, mineiro de Paraopeba/MG, canceriano, engraçado, calmo, Cruzeirense. Apaixonado por Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

3 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;