Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Twitter é lugar de vanguardistas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

adultos_twitter 

Segundo definição do Dicionário Informal, vanguardista é: qualidade de ser moderno, atual, inovador.

 

Recentemente me peguei pensando novamente sobre as mil e uma utilidades dos twitter e como o bom uso desse serviço pode nos apresentar diversas nuances. E inútil se dizer indiferente, cada qual tem seu motivo para se fazer presente nessa grande rede social.

 

Não há como negar que muitos estão tentando pegar carona por oportunismo, no “muso” do latifúndio midiático, porém de forma totalmente equivocada. [Saiba mais]

 

Para tentar dissipar um pouco as nuvens negras que pairam sobre esse post vamos a alguns esclarecimentos circunstanciais.

 

aspalhacadas1Clique para ampliar - Imagem: (Gordonerd) 

 

Já virou jargão no twitter, “siga pessoas famosas, só assim você terá oportunidade de ascensão”. Tenho um pensamento diferente em relação a essas pessoas, cuja fama no twitter se tornou pública e notória. Para mim, o perfil “famosos” no twitter divide-se em três grupos:

 

Interessantes: pessoas com extrema presença de espírito, normalmente divertidas, que conseguem notoriedade com inserções que despertam a curiosidade de todos, normalmente só são conhecidos, ou se tornaram conhecidos na twitosfera.

 

Relevantes: pessoas que, normalmente, já possuem um excelente trabalho como blogueiro e que usa o twitter como extensão desse trabalho. Há sempre um tweet com informações importantes na nossa timeline.

 

Celebridades: pessoas que são ou já foram conhecidas no meio artístico e televisivo, que tiveram a infeliz ideia de criar um perfil, sendo que, a maioria deles mesmo não sendo comediantes, conseguem divertir toda a twitosfera com suas frases enigmáticas e de péssimo gosto. Sem contar o português pra lá de desleixado.

 

Dos três grupos mencionados, eu tenho por hábito, seguir alguns interessantes e vários relevantes. Celebridade? Não sigo nenhuma, não acho a menor graça, prefiro viver iludido com aquele personagem fictício da mídia, do que me decepcionar com o perfil original. Dá pra sentir minha indiferença pela descrição acima.

 

Pois bem, o twitter além de ser uma ótima rede de contatos e relacionamentos, possui algumas nuances bem peculiares, que podem, se bem utilizadas, fazer dele uma excelente ferramenta de marketing. Para tanto é necessário o conhecimento de alguns conceitos básicos de estratégias de marketing.

 

Marketing Pessoal, valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades humanas na área profissional e na da vida pessoal.

Marketing de Relacionamento é uma estratégia de negócios que visa construir pró-ativamente relacionamentos duradouros entre a organização e seus clientes, contribuindo para o aumento do desempenho desta e para resultados sustentáveis.

O Relacionamento Estratégico é a estratégia de formação de redes de contatos úteis. O networking se tornou um jargão entre muitas pessoas. Já o relacionamento estratégico não. O relacionamento estratégico define pessoas ou empresas a conhecer e como chegar a estas pessoas. [fonte: Wikipédia]

 

De posse das informações acima, é inegável que não adianta viver fissurado por seguir pessoas famosas se você não possui nada a oferecer, para se fazer notar no twitter é necessário um algo mais, é preciso ter feeling.

 

bd-twitter-producao-cultural Imagem: (Super Abril)

 

Fica a dica: Antes de entrar no serviço, procure pelo menos se informar sobre suas características, suas funções, sobre o que é pertinente o que não é, pois pode ser que, dependendo de suas pretensões, seja melhor nem começar. [Saiba mais]

 

A habilidade em ganhar notoriedade, demonstrada por perfis de sucesso podem servir de parâmetro, mas é bom que de diga que aquilo que deu certo com uma determinada pessoa, pode não funcionar com você, tenha sua própria identidade. Seja também um vanguardista.

 

Não se torture, algumas pessoas vão discordar da sua maneira de utilizar o Twitter. Não deixe que isso o incomode, porque em algum momento, há sempre alguém que incomoda alguém no Twitter. Deixe as coisas claras. Se eles não gostam do que você faz, diga que parem de o seguir e fim de conversa. Seguir você no Twitter é uma opção. [Guy Kawasaki]

 

Por último deixo alguns avisos aos navegantes:

 

  • A forçação de barra aliada a impertinência, são as coisas mais abomináveis no twitter.  [Saiba mais]
  • Não acredite cegamente em tudo que você lê na sua timeline, os oportunistas estão à solta tentando fisgar os incautos, qualquer descuido pode ser fatal. [Saiba mais]
  • Lembre-se sempre, uma bobagem falada no twitter corre o risco de jamais ser contornada, por isso é aconselhável muita cautela com que você diz ou retwita. [Saiba mais] [Ainda mais]

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, mineiro de Paraopeba/MG, canceriano, engraçado, calmo, Cruzeirense. Apaixonado por Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

8 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;