Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Vamos mudar de assunto?

quinta-feira, 27 de maio de 2010

 

Interessante constatar que a palavra Mudança tem um significado bem simplório, na definição do dicionário Aurélio: [Ato ou efeito de mudar. / Alteração, modificação]. Apesar dessa simplicidade, se olharmos do ponto de vista prático ao invés da teoria, toda esta facilidade cai por terra, principalmente quanto se trata da blogosfera.

 

soniaalcalde031-mudança

 

Já disse inúmeras vezes no twitter sobre a minha admiração pelo saudoso blogueiro Monthiel, que infelizmente nos deixou precocemente e inesperadamente. Recentemente visitando seu blog, coisa que faço regularmente, embora não tenha mais atualizações, pois possui um conteúdo riquíssimo que recomendo a todos que são ávidos por uma boa leitura, me deparei com um post que, embora já conhecesse, não me lembrava mais do seu teor: Qual era mesmo o objetivo inicial de seu blog?

 

Creio eu que essa pergunta deve fazer parte do cotidiano de muitos blogueiros, pois penso que é normal existir dúvidas sobre o direcionamento do conteúdo do blog, se o mesmo está atingindo o objetivo traçado e se o nicho optado é realmente o melhor caminho a seguir e, principalmente, se existe prazer do autor na abordagem dos temas que foca.

 

Eu, que já passei por essa dúvida, posso falar com conhecimento de causa que, qualquer mudança a ser efetuada, seja na vida real, seja na vida virtual, não é algo tão simplório, pois requer planejamento, convicção e atitude.

 

Para o bem ou para o mal, o homem é um espírito criativo livre. Isto produz o estranho mundo em que vivemos, um mundo de criação contínua e, portanto, mudanças e inseguranças contínuas. (Joyce Cary)

 

A atitude da mudança é opção inerente ao livre arbítrio de cada pessoa, mas requer discernimento, já que “ninguém pode ser escravo de sua identidade: quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar. [Elliot Gould]”

 

mudança

 

Fenômenos como as adaptações a novos mercados, novo público e mudanças de paradigmas  fazem parte  do  cotidiano  da  blogosfera  já  há  algum  tempo, visto que aquilo que por uma razão ou outra não está atingindo o objetivo esperado, deve passar por uma transformação, sob pena de ser condenado ao ostracismo.

 

Todo blog precisou ter um começo a partir de escolhas baseadas nos seus desejos, sonhos ou necessidades. Também havia um objetivo, um foco, um alvo a ser atingido. Um dos grandes motivos para o fracasso dos blogs é a perda de foco e o abandono desses objetivos diante das dificuldades. [Marcos Lemos]

 

Assim sendo, quando iniciamos o projeto de um determinado blog, temos em mente um objetivo específico, já que, por lógica, ninguém cria um blog só por criar, sem perspectiva ou razão. Penso que existem 2 situações que invariavelmente tumultuam a cabeça de um blogueiro fazendo-o pensar em mudança:

 

1º - o caminho tomado pelo blog foi diferente daquele traçado no seu início;

 

2º - não me sinto mais à vontade fazendo isso, essa prática já não me dá prazer.

 

change-1

 

Qualquer que seja o motivo é compreensível  que qualquer mudança, por menor que seja, tragam no seu bojo algum temor, pois haverá sempre a expectativa do novo, da aceitação e da satisfação.

 

Entendo que blogs criados pensando exclusivamente na vontade do autor em postar algo, sem objetivos comerciais e financeiros, tendem a ser menos afetados pelo dilema da mudança. Em contrapartida os blogs com objetivos comerciais e financeiros, devem passar por uma dúvida constante de direcionamento em decorrência do público alvo.

 

É bom que se diga que a mudança, em alguns casos, é inevitável, principalmente quando existe um desgaste evidente de conteúdo e falta de visibilidade. Porém, devemos nos cercar de cuidados para não fazer do blog uma metamorfose constante, pois agindo assim corremos o risco de nunca conseguirmos criar uma identidade.

 

Mais importante que a mudança de foco, é a perseverança. Não se tem um blog de sucesso, ou pelo menos lido por várias pessoas, do dia pra noite. É preciso, persistência, trabalho, observação, visitas e busca constante de melhoria de conteúdo.

 

E vocês o que acham? Já passaram pelo dilema da mudança? Registrem a opinião nos comentários.

 

Recomendo que leiam: Seu Blog Tem Um Propósito?

 

UPDATE: Os links para o blog do Monthiel infelizmente não estão mais funcionando, já que ao que parece seu domínio expirou.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

5 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;