Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Orkut e a síndrome do patinho feio

terça-feira, 22 de junho de 2010


Desde o ano de 2005 que tenho orkut, naquela época precisava de convite pra entrar, depois de um certo tempo o orkut foi traduzido para o português e se popularizou na internet como uma importante mídia social, ocorre que de uns tempos pra cá ele vem sofrendo grandes transformações por conta do uso que os usuários tem feito dele.

Com o advento do Twitter e outras mídias o orkut começou a ser visto como um lugar de menor prestígio, frequentado por pessoas fúteis e vitrine para os exibicionistas, o Twitter assumiu então o posto de tio rico da elite e o Orkut o patinho feio e pobre.

É claro que nem tudo é tão ruim no orkut, tem por lá perfis de usuários e comunidades sérias com propósitos muito bem definidos, nada a ver com as comunidades de “Detesto trabalhar” ou “Amo Fiuk” por exemplo, já descobri muita informação útil de meu interesse por lá e encontrei pessoas que eu não tinha como localizar se não fosse através do Orkut.
 


A cada dia que passa o patinho feio(orkut) anda perdendo espaço para o tio rico (Twitter), mas creio que o Twitter ainda não foi totalmente descoberto pela grande “massa” porque dois motivos: 1. Ainda não há versão para o Português, 2. As pessoas ainda não conhecem o Twitter, sobre isso já vi comentários esquisitos pois alguns acham que tira a privacidade, por causa da famosa pergunta: “o que você está fazendo agora?” Pois é, ainda acreditam que é necessário seguir isso a risca, eu penei muito pra aprender a mexer no básico, fui perguntando aqui e ali até acertar fazer as coisas e em 4 meses só de uso ainda tenho muito que aprender. Se hoje já verificamos a baleia passeando na nossa tela, imagine quando essa galera toda do Orkut for pro Twitter? Capaz de afundar de vez mesmo. Será que irão “orkutizar” o Twitter? #medo E o que é mesmo orkutizar? Alguém explica esse fenômeno da Orkutização das mídias sociais?



O problema do Orkut não é nem a sua popularização e sim o perfil de alguns usuários que mal sabem digitar um documento no Word, fazem parte do grupo de cidadãos que obtiveram acesso a internet, mas não a educação digital propriamente dita, ou seja, deram computadores e acesso a internet ao povo, mas não deram educação e conhecimento suficiente para saber usar a internet, a coisa ficou tão descontrolada que criam orkut até pra bichos de estimação como cachorro, gato, papagaio e periquito… hoje em dia todo mundo tem orkut até que não sabe escrever nem ligar o PC, pois já vi vários perfis criados porque alguém teve a "ideia brilhante" de criar um perfil para estas pessoas ou animais e etc..

Acompanhamos essa evolução das mídias como aquela velha história  que conhecemos: “alguém tem uma ideia brilhante, cria uma ferramenta interessante com um propósito bem definido, mas quando cai na mão do usuário a coisa muda, se transforma e no fim não passa nem perto do que se pensou antes para aquilo”, assim perdemos mais uma ideia boa em virtude do mau uso ou por não saber como usar e aproveitar todas as suas potencialidades.

Que alfabetização digital que nada, vamos dar computador com internet para o povo acessar Orkut, MSN, chats, colar os textos do google para trabalhos escolares, arranjar um amor nos sites de relacionamento e fica tudo certo, é a velha política do pão e circo na sua versão mais moderna e tecnológica.

Enquanto o governo se preocupa em dar computador para os índios (nada contra os índios) terem acesso a internet nas suas aldeias, o patinho feio Orkut vai ficando cada vez mais feio e o tio cisne Twitter cada dia mais garboso e elegante, até quando continuará assim eu não sei, façam suas apostas! O que você acha que nos aguarda daqui a alguns anos? Arrisca algum palpite?
 

Sobre a Autora:
Ana Karenina

Ana Karenina - Autora do blog Escritos Ideológicos. Uma baiana, natural de Salvador, adora ler, blogar, tuitar e interagir na internet. Tem como única pretensão na blogosfera: ser feliz escrevendo sobre o que gosta.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

12 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;