Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

O que acaba com a sua inspiração para escrever?

terça-feira, 27 de julho de 2010


Você que é blogueiro sabe o quanto é difícil escrever, já vimos aqui na blogosfera pessoas comentando sobre a falta de inspiração:

# Em busca da inspiração perdida - Os Invicioneiros

# Há uma falta de inspiração alarmante na blogosfera ou é só impressão minha? - Elégia Plácida

# Quando escrever se torna um desafio - Limão em Limonada

# Bloqueio Criativo Crônico - O Caça Ratos


Mas depois que li este texto Bloqueio Criativo Crônico - O Caça Ratos fiquei refletindo estes dias e observando os possíveis fatores que podem resultar nesse vácuo criativo. Conversando com amigos blogueiros observamos que muitos já vivenciaram ou vivenciam este drama, por isso é algo bastante comum no meio.

Fazendo uma análise da minha realidade pude detectar alguns fatores que são responsáveis por acabar com minha inspiração para escrever e creio que muitas pessoas também passem por isso. Dizem que identificar as falhas e pontos a serem melhorados é o primeiro passo para sanar as dificuldades não é mesmo? Então vamos a eles.

Fatores que acabam com a inspiração para escrever

Cansaço físico e mental
Muitos de nós temos uma vida tão atribulada com tantas atividades e tantas informações para darmos conta que o resultado só pode ser esse: cansaço. Em muitos casos, o cansaço é tanto que nada nos incentiva a blogar, nessa hora nosso desejo mais frequente é dormir e descansar o máximo possível pra recompor as energias.

Falta de tempo disponível
Como muitos de nós não temos condições de viver só de blogs, então temos que buscar outros meios para o sustento, trabalhamos, estudamos, nos dedicamos a família e aos amigos, enfim, são inúmeras atividades que requer de nós tempo e dedicação, são coisas tão urgentes que blogar acaba ficando em segundo plano.

Ambiente físico inadequado
A ergonomia é importante no trabalho, na hora de blogar também não é diferente, uma cadeira desconfortável, uma iluminação precária e um ambiente mal refrigerado detona com a disposição de qualquer pessoa.

Falta de ideia ou assunto
Este fator também é crítico, por mais que estejamos bem fisicamente, mentalmente, com tempo e num ambiente agradável ainda assim a ideia não vem de jeito nenhum, às vezes ela vem mas por vezes a consideramos tão sem graça que desistimos de leva-la adiante, quanto mais escrevemos mais exigentes ficamos com nós mesmos. Ainda tem aquela situação da danadinha aparecer nas horas mais inviáveis.

Instabilidade emocional
Isso aqui mexe muito com todo mundo, quando estamos com problemas familiares e emocionalmente abalados de algum modo, não adianta que quase sempre não sai nada de bom pra escrever.

Preguiça
Depois de tanta fadiga proporcionada pela vida atribulada é inevitável muitas vezes não ouvirmos o chamado da preguiça e não nos rendermos a ela facilmente, é aquela situação onde seu corpo não responde aos seus estímulos cerebrais, a consciência aparece mas você nem quer dar ouvidos a ela, afinal curtir a preguiça é tão bom pro nosso humor, o não fazer nada para quem vive correndo é o momento mais esperado.

Acesso à internet deficiente
Não tem mesmo nada mais triste na vida dos blogueiros do que uma internet de péssima qualidade, eu sei bem o que é isso, uma internet lenta e que cai toda hora, irrita bastante, nos impede de ler os blogs, comentar neles, escrever e até publicar no nosso próprio blog. É algo difícil de superar pois não depende de nossa vontade.

Problemas técnicos
Computador que dá pau direto, desanima qualquer um, quando a máquina não ajuda fica difícil as ideias fluírem como gostaríamos.

Aborrecimentos ou decepções  virtuais
Isso aqui também é recorrente, quem nunca se aborreceu na internet que atire o primeiro mouse, é quase que inevitável, ou implicamos com os outros ou implicam conosco, as emoções ficam bem afloradas, não sei explicar porque as emoções ficam tão latentes no meio virtual, mas se estamos na internet temos que aprender a lidar com isso e não deixar que os aborrecimentos nos impeça de blogar.

Quando o blog não dá o retorno esperado
Infelizmente há blogueiros que criam blogs só pra ganhar dinheiro, ganhar dinheiro nem é o problema, a coisa complica mesmo é quando você é muito ansioso por resultado a ponto de blogar só em função desse objetivo e perde o prazer de blogar. O mesmo ocorre para os blogueiros que anseiam demais por visitações e comentários, alguns equivocadamente imaginam que só devem blogar se tiver retorno das pessoas, ocorre que neste meio a lógica é um pouco inversa, você é que tem que fazer com que seu blog dê retorno e não esperar que ele seja por si só atraente, blogs interessantes atraem pessoas interessantes, assim sendo, o retorno tende a acontecer naturalmente.

Considerações finais

O mais grave deste cenário que se apresenta é o fato de não sabermos lidar com estes e outros fatores que detonam com nossa inspiração, o que acaba resultando num fatal "blogcídio", isto porque não conseguimos vencer estas dificuldades, muitos entregam os pontos e não tem a força necessária pra resistir a tantas adversidades. Faça agora uma análise sobre seu comportamento e tente detectar o que acaba com sua inspiração, esse reconhecimento talvez lhe ajude a superar esta fase difícil.

Não vou aqui listar dicas para superar a falta de inspiração porque alguns colegas blogueiros já fizeram isso por nós, confira:

# O que fazer quando nos falta inspiração para escrever? - Blog do The Best

# Como vencer a síndrome da página em branco - Blosque

# Como manter o foco no desenvolvimento do seu blog - Ferramentas Blog

# Minha prolixidade e a inspiração para escrever - Escritos Ideológicos


E você o que acha? O que acaba com sua inspiração para escrever no seu blog ou site?

Sobre a Autora:
Ana Karenina

Ana Karenina - Autora do blog Escritos Ideológicos. Uma baiana, natural de Salvador, adora ler, blogar, tuitar e interagir na internet. Tem como única pretensão na blogosfera: ser feliz escrevendo sobre o que gosta.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

8 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;