Leia também...

Leia também...
Ler e Escrever Bem Com o Auxílio dos Recursos Tecnológicos

Leia também...

Leia também...
Os Embargos Econômicos

Leia também...

Leia também...
Novo

Leia também...

Leia também...
A Liberdade de opinião é um Direito, não uma Obrigação

Por que você deve comentar nos blogs

quinta-feira, 8 de julho de 2010

 

Quando iniciei na blogosfera, meu passatempo predileto era visitar os blogs e registrar minha opinião nos comentários. Independentemente do assunto, o negócio era estar em evidência.

 

microfone_email

 

Normalmente, um blogueiro iniciante usa desse expediente para se fazer notar na blogosfera, aparecer em diversos blogs como comentarista. Mas esse procedimento precisa de certos cuidados para não fazer um efeito inverso, ou seja, ao invés de atrair, afugentar as pessoas.

 

Um bom comentário, necessariamente, precisa de credibilidade, o comentarista não é obrigado a concordar com o autor do post, mas a divergência deve ser bem fundamentada, com o intuito de contribuir com o texto, com o autor e não apenas discordar pelo simples prazer de ser do contra.

 

O que deve importar mais é a nossa atitude para com pessoas que nem conhecemos; é como se chegássemos na casa de alguém metendo os pés na porta... Comentar um texto é uma coisa; partir para ofensas pessoais é outra.[Porto das Crônicas]

 

Um comentário inteligente é aquele feito dentro do contexto, sem sofismas, ofensas ou interpretações equivocadas. Penso que um comentário inteligente acaba atiçando a curiosidade das pessoas, fazendo com que elas visitem o blog do comentarista. Eu mesmo já encontrei vários blogs e pessoas interessantes usando deste artifício.

 

Ocorre que, na medida que nosso blog ganha dimensão, passa a exigir de nós mais tempo, mais dedicação, mais compromisso, e isto acaba nos tolhendo o tempo que antes dispúnhamos para visitar, ler e comentar em outros blogs.

 

Reconheço que já fui um comentarista muito mais assíduo do que sou agora, com a convivência na blogosfera, a gente acaba aprendendo a discernir o que é de fato é um conteúdo importante, daquilo que é apenas futilidade. Acabei optando por diminuir consideravelmente em quantidade e me preocupar mais com a qualidade dos comentários.

 

emplaca-placa-de-sinalizacao-de-rotas-de-fuga-placa-de-sinalizacao-de-rotas-de-fuga-454693-FGR

 

Percebo também que há um fenômeno na blogosfera que tem tirado o sono dos blogueiros mais afamados: a diminuição considerável na quantidade de comentários. Vários blogueiros que conheço, que possuem blogs com um bom número de visitas, andam reclamando da queda sistemática do número de comentários. Segundo informações passadas por eles, um post deles que antes, por exemplo, obtinha quase 100 comentários, hoje não passa de 20.

 

Como eu disse no post: O RT está acabando com os comentários, em vez de comentar no posts, muitos estão preferindo a comodidade do RT  do twitter.

 

Temos que reconhecer que as redes sociais aproximaram os autores de blogs de seus leitores, a relação que antes ficava restrita aos comentários, hoje pode ser estreitada com contatos através, principalmente, do Twitter e do  Facebook. Existe ainda a comodidade gerada nesses casos, que é a comunicação em tempo real.

 

ponto interrogação

 

Mesmo diante desse quadro de mudança de ainda vejo bons ventos soprando pros lados dos comentaristas, não acredito que a relação proveniente das redes sociais alterem a importância de um bom comentário, até mesmo por causa da limitação (de caracteres)imposta por esses serviços na exposição de suas ideias.

 

Quando se faz um bom comentário, ou seja, um comentário que agregue valor ao post que se comenta, automaticamente você torna-se mais conhecido na blogosfera. Deixando o link do seu blog para quando outras pessoas lerem seu comentário e o acharem interessante possam conhecer seu blog e talvez até tornarem-se leitores assíduos. [Info-Macross]

 

É sempre mais atrativo para um blogueiro, conhecer o trabalho e o autor dos comentários inteligentes deixados no seu blog, do que visitar um link proveniente de uma rede social. É bom que se diga que o contato via rede social é uma importante ferramenta de interação, mas o bom comentário sempre será mais relevante do que qualquer outro meio.

 

Outro aspecto importante do comentário é que ele também é uma fonte importantíssima de informação e repercussão do artigo. É através deles que o autor do post toma conhecimento se as pessoas conseguiram assimilar seu intento. Além de contribuir no direcionamento do conteúdo. Isso pra não dizer que alguns comentários são tão bem fundamentados que complementam a ideia do autor e poderiam tranquilamente serem incorporados ao texto.

Pessoas não são ferramentas para construir relações entre blogs. E, sim, blogs são ferramentas para construir relações entre pessoas. [Info-Macross]

Um bom exemplo do valor de um bom comentário é a Ana Karenina, que de comentarista assídua desse blog, passou a ser uma colaboradora.

 

Que tal gastar um pouco do seu precioso tempo comentando em blogs? Leia o texto com calma, procure tentar assimilar a intenção do autor, na dúvida releia, se discordar de algo ou do artigo, coloque isso de forma clara e apresente seus argumentos. Posso afirmar, sem medo de errar, que apesar da futilidade reinar, ainda encontramos por aí muita coisa que vale a pena despender um tempinho na leitura.

 

Existe também uma ótima ferramenta que permite que o comentarista acompanhe a repercussão do seus comentários, trata-se do CoComment (mais detalhes no link abaixo).

 

Deixe a preguiça de lado e  registre sua opinião sobre o tema, queremos ouvi-los. Talvez alguém apresente uma versão plausível para esse fenômeno avassalador.

 

Recomendo a leitura:

#Infomacross - Comentários em blogs? Não tenha medo!

#Quero ter um blog - Karma para blogs: 10 mandamentos para fazer comentários em blogs

#Gerenciando Blog – CoComment: gerenciando seus comentários

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

15 comentários :

Marcos Lemos disse... Responder comentário

Realmente vemos um queda nos comentários recebidos, mas também (ao menos no meu blog) tem crescido a qualidade dos poucos que aparecem.

O pior mesmo são os comentários de pessoas que evidentemente nem chegaram a ler o artigo ou mal passaram das primeiras linhas.

E um dado importante: além de gerar credibilidade para o blogueiro que comenta e é atuante, gera linkbuilding (usando OpenID) e até acaba atraindo tráfego. Os benefícios de se comentar em blog são enormes, sem contar a amizade gerada e a possibilidade de ampliar seus conhecimentos!

8 de julho de 2010 10:25
Ana Karenina disse... Responder comentário

Olá Caro Márcio

Nem preciso dizer que adorei este post assim como todos os outros seus, tenho sempre a certeza de que dia de quinta não tem posts de 5º e sim de 1º qualidade, rs

Quanto ao assunto do post

creio que ele seja muito importante nessa fase de "crise" e transformação que a blogosfera está vivendo, mas é preciso que fique muito bem claro que a culpa dos comentários serem ruins ou não existirem também é do blogueiro e sua postura na blogosfera, bem como dos posts que ele escreve. Vejamos por exemplo um blogueiro que posta videos contendo cenas de mulheres seminuas não pode ter a pretensão de querer bons comentários com este tipo de assunto não é mesmo? Isso daí já é querer exigir demais dos leitores, post ruim muitas vezes atrai comentário ruim, tudo isso é uma questão de lógica.

As pessoas precisam entender que o fato de pessoas não comentarem nos blogs não quer dizer necessariamente que ela não goste do blog e também muitos podem comentar bobagens só pra estar em evidência como você colocou, mas neste caso se percebe nitidamente que a pessoa só quer aparecer e não tem nada a acrescentar ao blogueiro com seu comentário. Se for pra comentar bobagens eu prefiro nem comentar, espero uma oportunidade melhor para participar.

Tenho feito também como você; me poupado mais de comentar nos blogs, selecionando mais os blogs que visito, comentando e analisando melhor os textos que merecem algum comentário meu, esta nova postura tem sido muito mais interessante pra mim, visto que as pessoas tem vindo a mim e ao meu blog porque querem e porque ouviu falar de mim em algum lugar com isso não preciso apelar pra chamar atenção de ninguém. Os trolls por exemplo nem sabem que existo e está ótimo assim, rs

Vou terminar meu comentário em outra caixinha, porque aqui já vi que não vai dar pra concluir dessa aqui... rs

8 de julho de 2010 12:58
Ojuara Maverick disse... Responder comentário

Eu tenho apenas 03 anos na Blogosfera (gosto de mais de blog)...
Sempre carreguei para mim a ideia de que a única forma de agradecermos ao blogeiro que nossa presenta um bom artigo é comentando o seu artigo!

Não tenho muitas visitas na minha pagina (www.OjuaraxD.blogspot.com) o que acaba não me rendendo muitos comentários! Mas sempre me deparo com comentários postados com um único objetivo, me ofender (essa é uma triste realidade).

A blogosfera é feita de opiniões, qual é a sua? <~ Essa é a pergunta que existe por trás de todo blog.

No mais: Gostei muito do artigo! Até o próximo!

8 de julho de 2010 13:02
Ana Karenina disse... Responder comentário

Continuando...

Quanto a minha participação no blog Os invicioneiros

Desde que conheci este blog "gamei" rs Achei aqui excelentes posts com assuntos que realmente me interessavam e que me animavam a comentar, gostei muito da sua postura na blogosfera, sua interação com os leitores e consideração com seus amigos.

Estar por aqui comentando sempre foi um prazer para mim porque aqui me sinto a vontade para falar o que penso concordando ou não com você vi que você conseguia entender meus pontos de vista então nessas ocasiões eu acredito que pude contribuir de alguma forma.

Nunca passou pela minha cabeça que um dia eu sairia da caixinha de comentários e fosse parar lá em cima e alcançar o cargo de colaboradora deste blog, fiquei inicialmente preocupada com tamanha responsabilidade, pois escrever no meu blog é uma coisa, no blog dos outros é bem diferente. Mas você me deixou tão a vontade que resolvi aceitar o desafio e tem sido muito gratificante pra mim esta experiência.

Muito obrigada pela oportunidade de poder participar aqui seja comentando ou colaborando com este blog, obrigada pelo carinho, confiança e amizade, perdoe-me qualquer falha e saiba que tenho por ti e meus colegas invicioneiros grande admiração e apreço.

Obrigada por abrir as portas para mim :)

Um grande abraço

8 de julho de 2010 13:15
theednpoetopias disse... Responder comentário

Não sei se comento... Brincadeirinha, chefe! Caro Zé, ratifico as suas palavras, digo, "palavaras" que açoitam pobres coitados, mas retifico que às vezes o comentário de menos pertinência até pode ser útil para o blogueiro perceber se o seu texto de fato transmitiu o que ele queria. Mas concordo que existem mesmo situações que são enervantes, sobretudo aquelas das críticas mal colocadas por um mau leitor ou por um leitor que lê mal.
Mais uma vez, valeu a pena esperar pelo post... Tenho aprendido muito sobre a blogosfera, graças a você.

9 de julho de 2010 16:17
Ronaud disse... Responder comentário

Hoje acho complicado esse negócio de comentar. A chance de estarmos mal informados sobre o tema, ou interpretarmos o texto de acordo com nossas tendências e falarmos bobagens é sempre grande. As vezes "reencontro" alguns de meus primeiros comentários e me arrependo profundamente de os ter feito rs. Mas nunca me arrependi de ter ficado em silêncio rs. Outro ponto é que, até por uma questão de tempo, como vc citou, os blogueiros estão muito mais interessados em seus próprios umbigos do que no quanto os comentários vão agregar ao post. Também tem a questão das opiniões. Por mais respeito que haja, todo mundo está mais interessado em convencer ou demonstrar e reforçar a certeza do que diz, do que abrir-se a novas idéis e pontos de vista. As pessoas, tanto blogueiros como comentaristas tem sido muito agressivas e azedas na defesa de suas opiniões, principalmente na discussão de política, religião, racismo, feminismo, pois não veem que, afinal, opiniões são só isso, opiniões. Enfim, eis o meu comentário, absolutamente pessimista rs. Um abraço!!!

Uma vez escrevi um texto sobre esse tema: http://www.ronaud.com/bom-senso/gregos-e-troianos-e-a-comunicacao-nao-verbal/

11 de julho de 2010 16:59
F-29 disse... Responder comentário

Também percebi essa diminuição de comentários no blog ,mas como o próprio Marcos falou a qualidade parece que está aumentando.
Comentários como : Gostei, Legal ,Vou seguir seu blog ... estão sumindo e parece que as pessoas estão lendo os textos e colocando assim suas opiniões.

Se essa for uma revolução na blogosfera , eu apoio , um menor número de comentários e com maior qualidade.

Talvez essa revolução esteja mesmo sendo causada pelas redes sociais(Twitter),pois percebi que agora os comentários pouco criativos estão indo pra lá : ???Morre Arnold Schwarzenegger???
Melhor que o Twitter fique com esses comentários do que os blog´s !

11 de julho de 2010 23:02
José Márcio disse... Responder comentário

#Marcos Lemos, de fato, o que me deixa mais transtornados são aqueles comentaristas que nem leem o artigo.Muito interessante esse tal de linkbuilding, não sabia a respeito.

#Ana Karenina, como sempre ótimos e pertinentes comentários, por isso é um prazer tê-la em nossa equipe.

#Ojuara Maverick, sem sombra de dúvidas, o comentário é uma ótima forma de agradecimento ao autor do post. Sobre os comentários ofensivos, o melhor a fazer é ignorá-los.

#Theednpoetopias, e encontramos muito isso pela blogosfera: maus leitores.

#Ronaud, de fato existe um certo paradoxo em blogueiros e comentaristas, mas um ponto de vista bem argumentado tem espaço em qualquer lugar. Sobre o seu post, eu li e gostei muito da abordagem.

#F-29, infelizmente parece ser um fenômeno a substituição dos comentários nos blogs pelos RTs no twitter. Mas como vc mesmo bem disse, os comentários sem nexo, devem ficar mesmo por lá.

12 de julho de 2010 09:57
Elisabete de Mello disse... Responder comentário

Em meu diário, o comentário seria demonstração de apoio ou de crítica, o que seria deveras importante.

Exemplo, uma frase: Apoiado! Concordo! Discordo! Não Apoio!

Tenho a sensação de que as pessoas estão optando por permanecerem em silêncio, postura que é negativa em se considerando o tema envolvido.

Outra hipótese seria a falta de tempo para escrever alguma frase, interrupção na conexão, não abertura da página, qualquer coisa assim.

Em uma oportunidade, também, recebi uma mensagem em ¨off¨ no orkut a respeito de ¨um¨ de meus diários. De que a pessoa se sentiria envergonhada em comentar nos posts. Não se sentia à vontade em expressar sua opinião com as suas palavras que julgava supostamente simplórias.

Em suma, o visitante expressou: ¨Você escreve tão bonito que sinto vergonha de comentar¨.

Mas em se falando em comentar ou não, penso que depende da abordagem no tema e da afinidade envolvida entre o autor do blog e o comentarista.

Hoje visitei um diário de poesias. O que comentar a um poeta sobre a sua obra? Dizer simplesmente que ¨gostei¨ seria de boa acolhida?

Mas o que estou presenciando é que, normalmente, o comentarista segue o blog de alguma forma e acaba se tornando visita habitual a cada postagem. Na medida da convivência os comentários se tornariam mais naturais.

Na realidade, minha intenção ao ler este post, é tentar solucionar a ausência de comentários e tornar a convivência dos visitantes em meus diários mais naturais pois, as estatísticas indicam que tenho muitos leitores.

Voltarei sempre!

Abs.

17 de julho de 2010 21:20
Sybylla disse... Responder comentário

Excelente texto.

Acho deprimente entrar em blogs onde os comentários dos posts são coisas do tipo "Oi, visita o meu blog". Ou quando tem comentários superficiais, que mal relevam o conteúdo do post. Pior são aqueles com erros de Português, internetês e ofensas, como costumo ver em páginas do Estadão, por exemplo. As redes sociais facilitam realmente que seu nome e seu blog sejam vistos, mas o RT auxiliou os preguiçosos, que acham que só isso já deixa clara sua posição com relação ao tema. Fala sério... Tem tanta gente boa escrevendo, deixando sua marca em textos bem elaborados que dá prazer em ler e refletir. Se os comentários estão diminuindo a qualidade dos textos e dos blogs têm subido e isso talvez assuste aqueles que comentavam por comentar e não contribuíam com o texto. Entre quantidade e qualidade, por favor, qualidade, sempre. Aqueles que se mantém em silêncio, já diz o ditado, "Quem cala, consente", e no caso dos blogs, consente por não ter opinião formada.

13 de março de 2011 15:10
bigodebizarro disse... Responder comentário

Boa postagens, Belas dicas !

13 de abril de 2011 17:15
Isaias Malta disse... Responder comentário

As redes sociais mataram os comentários em blogs porque elas são muito mais ágeis e os sistemas de comentários continuam engessados pela burocracia típica do início dos anos 2000, muitas regras, moderações, captchas e outros bichos. Caso os sistemas não se simplifiquem radicalmente, comentar em blogs será cada vez mais uma atividade em extinção.

2 de agosto de 2011 10:09
Letícia Motta disse... Responder comentário

Muito bom o post. Concordo plenamente que uma das melhores formas de promover o seu conteúdo é comentando. Tenho entrado em fóruns e respondido dúvidas sobre assuntos que sei e tenho certeza que isso mostra credibilidade quando assino como editora do blog http://www.cutedrop.com.br.

O que acho muito feio é quando pessoas comentam somente para divulgar o link, tipo "clica e visita meu blog". Jabá assim, estilo spam, não vale.

Parabéns pelo post. Não resisti e vim comentar.
;)

17 de agosto de 2011 10:51
Anônimo disse... Responder comentário

Olá, eu adoro seu www.osinvicioneiros.com.br blog. Existe algo que posso fazer para receber atualizações, como uma assinatura ou alguma coisa? Lamento que eu não estou familiarizado com RSS?

2 de janeiro de 2012 18:43
José Márcio disse... Responder comentário

Se você não está muito familiarizado com o RSS o melhor a fazer é receber por e-mail. Basta digitar seu e-mail no "Receba as atualizações por e-mail" que fica na lateral do blog e depois clicar em cadastrar. Obrigado pelos elogios!

3 de janeiro de 2012 11:26

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;