Leia também...

Leia também...
Manual prático para lidar com gente chata nas redes sociais

Leia também...

Leia também...
Filosofia Para as Massas

Leia também...

Leia também...
Invicioneiro

Leia também...

Leia também...
De criança para criança

Por que você deve comentar nos blogs

quinta-feira, 8 de julho de 2010

 

Quando iniciei na blogosfera, meu passatempo predileto era visitar os blogs e registrar minha opinião nos comentários. Independentemente do assunto, o negócio era estar em evidência.

 

microfone_email

 

Normalmente, um blogueiro iniciante usa desse expediente para se fazer notar na blogosfera, aparecer em diversos blogs como comentarista. Mas esse procedimento precisa de certos cuidados para não fazer um efeito inverso, ou seja, ao invés de atrair, afugentar as pessoas.

 

Um bom comentário, necessariamente, precisa de credibilidade, o comentarista não é obrigado a concordar com o autor do post, mas a divergência deve ser bem fundamentada, com o intuito de contribuir com o texto, com o autor e não apenas discordar pelo simples prazer de ser do contra.

 

O que deve importar mais é a nossa atitude para com pessoas que nem conhecemos; é como se chegássemos na casa de alguém metendo os pés na porta... Comentar um texto é uma coisa; partir para ofensas pessoais é outra.[Porto das Crônicas]

 

Um comentário inteligente é aquele feito dentro do contexto, sem sofismas, ofensas ou interpretações equivocadas. Penso que um comentário inteligente acaba atiçando a curiosidade das pessoas, fazendo com que elas visitem o blog do comentarista. Eu mesmo já encontrei vários blogs e pessoas interessantes usando deste artifício.

 

Ocorre que, na medida que nosso blog ganha dimensão, passa a exigir de nós mais tempo, mais dedicação, mais compromisso, e isto acaba nos tolhendo o tempo que antes dispúnhamos para visitar, ler e comentar em outros blogs.

 

Reconheço que já fui um comentarista muito mais assíduo do que sou agora, com a convivência na blogosfera, a gente acaba aprendendo a discernir o que é de fato é um conteúdo importante, daquilo que é apenas futilidade. Acabei optando por diminuir consideravelmente em quantidade e me preocupar mais com a qualidade dos comentários.

 

emplaca-placa-de-sinalizacao-de-rotas-de-fuga-placa-de-sinalizacao-de-rotas-de-fuga-454693-FGR

 

Percebo também que há um fenômeno na blogosfera que tem tirado o sono dos blogueiros mais afamados: a diminuição considerável na quantidade de comentários. Vários blogueiros que conheço, que possuem blogs com um bom número de visitas, andam reclamando da queda sistemática do número de comentários. Segundo informações passadas por eles, um post deles que antes, por exemplo, obtinha quase 100 comentários, hoje não passa de 20.

 

Como eu disse no post: O RT está acabando com os comentários, em vez de comentar no posts, muitos estão preferindo a comodidade do RT  do twitter.

 

Temos que reconhecer que as redes sociais aproximaram os autores de blogs de seus leitores, a relação que antes ficava restrita aos comentários, hoje pode ser estreitada com contatos através, principalmente, do Twitter e do  Facebook. Existe ainda a comodidade gerada nesses casos, que é a comunicação em tempo real.

 

ponto interrogação

 

Mesmo diante desse quadro de mudança de ainda vejo bons ventos soprando pros lados dos comentaristas, não acredito que a relação proveniente das redes sociais alterem a importância de um bom comentário, até mesmo por causa da limitação (de caracteres)imposta por esses serviços na exposição de suas ideias.

 

Quando se faz um bom comentário, ou seja, um comentário que agregue valor ao post que se comenta, automaticamente você torna-se mais conhecido na blogosfera. Deixando o link do seu blog para quando outras pessoas lerem seu comentário e o acharem interessante possam conhecer seu blog e talvez até tornarem-se leitores assíduos. [Info-Macross]

 

É sempre mais atrativo para um blogueiro, conhecer o trabalho e o autor dos comentários inteligentes deixados no seu blog, do que visitar um link proveniente de uma rede social. É bom que se diga que o contato via rede social é uma importante ferramenta de interação, mas o bom comentário sempre será mais relevante do que qualquer outro meio.

 

Outro aspecto importante do comentário é que ele também é uma fonte importantíssima de informação e repercussão do artigo. É através deles que o autor do post toma conhecimento se as pessoas conseguiram assimilar seu intento. Além de contribuir no direcionamento do conteúdo. Isso pra não dizer que alguns comentários são tão bem fundamentados que complementam a ideia do autor e poderiam tranquilamente serem incorporados ao texto.

Pessoas não são ferramentas para construir relações entre blogs. E, sim, blogs são ferramentas para construir relações entre pessoas. [Info-Macross]

Um bom exemplo do valor de um bom comentário é a Ana Karenina, que de comentarista assídua desse blog, passou a ser uma colaboradora.

 

Que tal gastar um pouco do seu precioso tempo comentando em blogs? Leia o texto com calma, procure tentar assimilar a intenção do autor, na dúvida releia, se discordar de algo ou do artigo, coloque isso de forma clara e apresente seus argumentos. Posso afirmar, sem medo de errar, que apesar da futilidade reinar, ainda encontramos por aí muita coisa que vale a pena despender um tempinho na leitura.

 

Existe também uma ótima ferramenta que permite que o comentarista acompanhe a repercussão do seus comentários, trata-se do CoComment (mais detalhes no link abaixo).

 

Deixe a preguiça de lado e  registre sua opinião sobre o tema, queremos ouvi-los. Talvez alguém apresente uma versão plausível para esse fenômeno avassalador.

 

Recomendo a leitura:

#Infomacross - Comentários em blogs? Não tenha medo!

#Quero ter um blog - Karma para blogs: 10 mandamentos para fazer comentários em blogs

#Gerenciando Blog – CoComment: gerenciando seus comentários

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

15 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;