Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Por que você não deve comentar nos blogs

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Na semana passado publiquei o post Por que você deve comentar nos blogs, onde abordei sobre a importância e retorno de um bom comentário. Motivado pela sugestão do tuiteiro @joamot30 e por um aviso postado por um dos sites de esportes mais conceituados de Minas Gerais, o Superesportes. Resolvi fazer esse post complementar.

 

CENSURA 6

 

Vejam só o que agora figura na parte destinada aos comentários dos leitores:

 

ScreenHunter_02 Jul. 14 10.37

 

Por mais absurdo que possa parecer, um site dessa envergadura teve que fechar a opção de comentários e diga-se de passagem, motivado  por mau uso da ferramenta. Por causa disso resolvi suscitar esse tema que considero bem pertinente. Creio que o editor do site em questão foi muito condescendente dizendo que foi uma pequena parcela dos leitores. Leio o site e os comentários e sei que, na verdade, trata-se da grande maioria.

 

Penso que quase todo blogueiro já passou pelo dissabor de ter comentários indesejáveis em algum post, comentários totalmente fora do contexto ou carregados de ofensas sem o mínimo de bom senso, por isso decidi elaborar a lista infra, com a quimera de que isso possa servir de norte para os inconvenientes.

 

8 motivos pelos quais penso que você não deve comentar nos blogs:

 

1º – você não tem tempo ou não possui paciência suficiente para ler o texto na íntegra, portanto ao invés de reclamar da extensão do texto que você não leu, o melhor a fazer é calar-se.

 

2º – você leu o texto, porém não entendeu o conteúdo, em vez de reclamar da prolixidade do autor, o mais prudente a fazer e inquiri-lo no comentário sobre sua dúvida.

 

3º – você leu o texto e não concorda com o conteúdo, porém não possui argumentos para refutá-lo, evite comentários “monossílabos” como: não concordo.

 

4º – você tem inveja não gosta do estilo do autor do post e não está nem aí pro que ele diz, seu negócio é semear a discórdia.

 

5º – você adora comprar a ideia de outros comentaristas, não sabe posicionar-se sobre o tema abordado.

 

6º – no afã de aparecer na blogosfera, você fez comentários totalmente fora do contexto só para exibir seu link.

 

7º – o post é genérico, mas você se cobriu com a carapuça e para vingar resolve destilar seu veneno contra o autor.

 

8º – sua patroa dormiu de calças, como você não teve coragem de enfrentá-la, resolveu descarregar sua fúria contra algum blogueiro.

 

Sonho com o dia em que não precisaremos mais moderar os comentários dos blogs, as pessoas terão educação e discernimento suficientes para saber usar essa ferramenta criada com o propósito de suscitar o debate público e não para discutir as diferenças e insuflar discussões de cunho meramente pessoal. Isso seria uma utopia eu sei, mas como diria o poeta: “sonhar não custa nada, ou quase nada”.

 

Nunca é demais lembrar que em certas ocasiões, ficar calado é uma extrema virtude. Um comentário fora do contexto é algo que irrita qualquer blogueiro, ainda mais porque quase sempre esses comentários são travestidos por anonimato ou perfis fictícios. Concordar ou discordar são opções, mas respeitar as opiniões é obrigação. Ou pelo menos deveria ser. Vejam só que comentário “bacana” deixado no blog Byte Que Eu Gosto do @bqeg

 

coment

 

É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida. [Abraham Lincoln]

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

11 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;