Leia também...

Leia também...
Salve a tecnologia!

Leia também...

Leia também...
Rousseau e a Raça Uruguaia

Leia também...

Leia também...
A tecnologia que nos uniu, é a mesma que nos separa.

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Responsabilidade sobre o RT do twitter

segunda-feira, 12 de julho de 2010

 

Já vimos em diversos metablogs e afins, como o Dicas Blogger, que o RT é uma forma de divulgar entre nossos seguidores o que vimos no twitter e que nos agradou. O RT, por si, já diz que vimos algo interessante e desejamos compartilhar com as demais pessoas que nos seguem.

 

Telefone Sem Fio

 

Ocorre que, já virou praxe no twitter dar RT em tweets que muitas vezes nem sequer nos demos o trabalho de ler. Uma prática arriscada, diga-se de passagem, pois corremos o risco de divulgar algo que de fato não concordamos ou que não é conveniente. Eu mesmo já passei por dissabores dessa natureza.

 

[…] apesar de muita gente repassar muitos links, poucos são aqueles que realmente acessam a mensagem, lêem e qualificam-na para sua rede social. E embora esse mecanismo fosse o grande filtro do Twitter, ele começa a perder espaço para outros valores. A impressão que tenho é que a informação vale menos do que o nome do ator que está sendo retwittado. Ou seja, é menos importante o que está sendo dito do que quem disse. [Social Media]

 

Quando damos RT em algo e não acrescentamos nossa opinião apensa, estamos endossando o que está escrito na sua integridade, ou seja, também temos responsabilidade sobre o conteúdo replicado.

 

Existem milhares de perfis twittando o mesmo link, mas o conteúdo do tweet que o acompanha faz toda a diferença. Isso porque na notícia quem fala é outra pessoa, e adicionar a sua idéia sobre o conteúdo da notícia traz diferencial e relevância ao tweet. Não que todas as pessoas estejam interessadas na sua opinião sobre algo… Mas afinal, elas te seguem, não é? Isso deve significar alguma coisa. [Pensecomavih]

 

Essa prática nonsense, muitas vezes ocorre pela pressa de sermos o 2º a divulgar uma notícia ou post, acabamos dando RT sem ler o conteúdo linkado. É necessário nos cercamos de cuidados, pois essa prática pode nos expor a situações constrangedoras que dificilmente poderão ser remediadas.

  

Não podemos olvidar que enquanto blogueiros e até mesmo twiteiros, temos que ter responsabilidade sobre nossos atos, pois muitos são formadores de opinião. Tudo que falamos, fazemos e replicamos, retrata nossa personalidade. Muitas vezes, somente com uma palavra pronunciada, deixamos a imagem de nosso caráter numa pessoa. A palavra tem poder! Pense nisso.

 

Um forma bem pitoresca para fixar mais facilmente na nossa mente a responsabilidade e fazendo um trocadilho infame na abreviatura: RT (Responsabilidade Técnica).

 

Por isso todo cuidado é pouco na hora de retwitar algo que aparece na sua timeline, principalmente links. Recomendo que não tenha pressa em repassar nada, leia o conteúdo na íntegra, se achar interessante então repasse, nesse caso será um risco calculado.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor bloguicista.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

12 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;