Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Blog pessoal: a válvula de escape dos blogueiros

quarta-feira, 8 de setembro de 2010


Válvula de escape: qualquer meio capaz de reduzir um sentimento ou uma tensão ( Dicionário Informal)
Já faz um tempinho que tenho notado uma forte tendência na blogosfera que é o crescente aumento dos blogs pessoais. Apesar de ter crescido a recomendação para criação de blogs com nicho, acirrando ainda mais o dilema Blogs com nicho X Blogs sem nicho mesmo com blogs de nicho específico, alguns blogueiros não abrem mão de ter um espaço só seu dedicado a falar de modo mais pessoal, vejo que muitos que não tinham acabam criando ou ainda irão criar visto que as emoções ficam cada vez mais incontroláveis. Veja o que achei na web sobre a definição de blogs pessoais:

Blogs Pessoais : São como diários digitais onde as pessoas falam sobre suas vidas, seus hobbies entre outras coisas. Muito popular entre jovens, as pessoas podem dar suas opiniões sobre os assuntos ou responder as questões colocadas pelo administrador. (Teksblog)
Weblogs pessoais: Os weblogs são escritos por pessoas sobre assuntos de natureza pessoal deste tipo de como seus gostos e desgostos, hobbies, pensamentos, e assim por diante. (e-article)

Um blog pessoal como muita gente diz e pensa é uma espécie de diário virtual sim, mas não expõe apenas fatos e opiniões que acontecem com o autor deste tipo de blog, nele também verificamos outras histórias contadas para nos fazer pensar ou apenas como mero informativo.

No meu blog pessoal Escritos Ideológicos por exemplo deixo bem abrangente as possibilidades de assuntos conforme a descrição dele: "Reflexões e visões sobre o mundo que me cerca.", com isto falo de vários assuntos que me interessam e que acabam interessando outras pessoas, certamente porque muitos de nós compartilhamos dos mesmos tipos de problemas, aflições ou ideias a respeito de algo.

Embora o autor de um blog desse gênero seja naturalmente o foco principal, não precisa ser ele o centro das atenções em todos os posts, há sempre outros campos a explorar, não somos seres limitados, o que nos ataca mais fortemente talvez seja a preguiça de pensar, ler, estudar outras fontes que nos possibilite maior produção e condições melhores para transitar em outros caminhos

Se eu fosse resumir um blog pessoal numa palavra eu diria: LIBERDADE

Porque ter um canto só seu, sem tema definido lhe inspira a soltar mais a franga, já que a casa é sua, até a abordagem pode ser diferente, mais leve, menos séria, menos formal, isto porque não precisamos ser úteis o tempo todo, se bem que essa coisa de utilidade e relevância pode ser bem subjetiva.

Talvez um blog pessoal seja um nicho como verificamos acima, mas talvez não traga tantos rendimentos financeiros, isso se justifica pela menor audiência que possuem quando comparados a outros blogs, as expectativas de um leitor de blog desse tipo são diferentes, os que procuram blogs pessoais querem compartilhar vivências, aprender e ensinar com aquilo que é passado pelo blogueiro ou simplesmente o puro entretenimento, os leitores de outros espaços querem coletar as informações adquiridas e transformar em algo que seja produtivo ou rentável de algum modo.

Semana passada eu li um texto interessante do @fjorgemota do Blogueiros na Web intitulado Nicho- até onde ele é importante? Como este texto dele também faz referência a blog pessoal  aproveitei e comentei neste post e transcrevo aqui o comentário para complementar o assunto deste post:
Entendo o que você quer dizer, em resumo o que entendi no teu texto foi o seguinte: 1. ter um blog de nicho ajuda na fidelização de leitores, mas que este nicho não precisa ser limitado demais, o tema escolhido precisa permitir maiores possibilidades de assunto. 2. ter um blog pessoal, quando focado apenas na vida pessoal do blogueiro pode não interessante a um grande número de leitores. Is
so foi o que entendi e realmente você tem razão, eu como tenho um blog pessoal acho que posso dá minha opinião, até escrevi um artigo sobre isso que em breve será publicado.
Sou da opinião de que blog pessoal também é um nicho, só que com algumas diferenças, visto que o público de um blog desse nicho é diferente de blogs de outros nichos, quem cria um blog de conteúdo mais pessoal não pensa primordialmente em torná-lo rentável, mas sim em compartilhar suas impressões pessoais a respeito de algum tema que lhe toca realmente. Entretanto, vale lembrar que ter um blog pessoal não quer dizer que devemos falar só da nossa vida, podemos falar o que pensamos e o que sentimos sobre o que lemos, percebemos, vivemos, observamos e também tudo que acontece a nossa volta, ou seja, um blog pessoal se difere de outros blogs de nicho por ser mais livre no que diz respeito a temas a ser tratados e porque não dizer que é um blog de opinião?
 O
s outros nichos de blog são criados pra atender uma necessidade especifica de uma clientela que busca um determinado tipo de informação técnica, mas o nicho de blog pessoal nasce prioritariamente para atender a uma necessidade do autor em se expressar a respeito de variados assuntos, agora se vai fazer sucesso, se vai ser útil, se vai fidelizar leitores, aí são outros 500 que dependerão de outros fatores não sendo apenas o nicho escolhido como um dos fatores determinantes para a ocorrência destes eventos.


Se você anda cansado de escrever sempre sobre as mesmas coisas, crie seu blog pessoal, extravasse suas emoções, não precisa entrar nas intimidades da sua vida, fale o que sente e o que pensa sobre coisas que acontecem a sua volta com você mesmo.  Até os grandes profissionais com grandes trabalhos na internet já possui seu canto, o mesmo ocorre com o Twitter, a maioria das pessoas não suportam muito tempo falar e agir de modo profissional, muitos querem desabafar, conversar, rir e etc.

Enfim, acho que dá pra ser feliz e ganhar dinheiro escrevendo, assim como dá para se emocionar e raciocinar com os escritos que produzimos, uma coisa é certa: blogar não é um caminho único, existem vários "eus" dentro de nós querendo explorar o mundo lá fora.

Deixe o seu "eu" falar e explore o que tiver de bom dentro de si, use sua válvula de escape!

Leia na íntegra os textos citados no post

Leia outros textos interessantes:

Crédito da imagem: masternewmedia

Sobre a Autora:
Ana Karenina

Ana Karenina - Autora do blog Escritos Ideológicos. Uma baiana, natural de Salvador, adora ler, blogar, tuitar e interagir na internet. Tem como única pretensão na blogosfera: ser feliz escrevendo sobre o que gosta.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

5 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;