Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

5 lições que aprendi sobre blogs

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Depois de alguns dias de abstinência, motivada pela estafa da vida ON, estou de volta a ativa com o ânimo renovado para a peleja do restante do ano. Sem mais delongas e explicações fúteis vamos ao assunto proposto.

 

Você, como tantos outros por aí, já deve ter encontrado uma diversidade de posts sobre o segredo do sucesso na blogosfera, ou sobre o comportamento necessário para se tornar um blogueiro de sucesso.

 

Sisyphus

Imagem: Coconutheadsets

 

Esse assunto é presença constante em quase todos os metabloggers. Muito embora os caminhos percorridos não sejam exatamente iguais, as experiências vividas por outros, podem servir de norte para todos aqueles que ingressam ou pretendem ingressar na blogosfera.

 

Inspirado pelo post intitulado  “Michael Jackson ensinou 05 lições aos empreendedores”, do blog Caminhando Junto. Resolvi cometer a audácia de me apropriar da ideia e fazer uma adaptação das lições para a realidade da blogosfera.

 

01. O Bom não serve

 

Diariamente milhares de pessoas iniciam sua vida na blogosfera, alguns com objetivos mais audaciosos outros bem mais comedidos. Para você que busca destaque e visibilidade, tenha em mente que é preciso muito esforço, não se iluda, um lugar ao sol na blogosfera vai exigir de você uma dedicação estafante. Buscar a excelência sempre, é o objetivo precípuo de todo blogueiro de sucesso. Jamais se dê por satisfeito por atingir as metas traçadas, em vez disso proponha novos desafios.

 

02. Inovação é regra

 

A blogosfera está repleta de blogs de diversos nichos e diariamente surgem outros milhares. Neste ínterim fazer algo inédito é quase uma utopia, mas alguns conseguem inovar.  Nem sempre inovar é criar algo novo, você pode melhorar aquilo que já existe com criatividade. O mais importante é ter sua própria identidade. Uma coisa é certa, começar um trabalho na blogosfera como parasita o falhanço é certo.

 

03. Trabalhe, trabalhe, trabalhe…

 

Dedicação, estudo, pesquisa, leitura, são alguns atributos necessários para qualquer pessoa dedicada, mas para conseguir sucesso é preciso muito mais. O trabalho é árduo, se no primeiro obstáculo você desanimar, nunca conseguirá atingir seus objetivos. Pesquise sobre a vida de alguns probloggers e verá que eles não alcançaram esse status da noite pro dia, tudo foi fruto de muito trabalho e dedicação.

 

04. Os contatos são fundamentais

 

Sua networking é de suma importância na blogosfera, já que o mais importante não é saber tudo, mas ter o contato de quem sabe. Dialogar e aprender com pessoas com objetivos similares é fundamental para sua ascensão. Mas também é importante não ficar importunando com questões  insignificantes, pois existe uma linha muito tênue entre a curiosidade e a trollagem.

 

05. Humildade e respeito

 

O início de algo é sempre muito complicado, se você não possui humildade suficiente para reconhecer suas limitações e aprender com os outros, dificilmente conseguirá chegar a algum lugar. Infelizmente, muitos ainda consideram a blogosfera uma terra de ninguém. Falam pelos cotovelos, se apropriam de posts alheios sem o menor constrangimento e depois ainda reclamam do ostracismo. Respeitar para ser respeitado deve ser a tônica de todo blogueiro.

 

Enfim, estão aí minhas considerações, baseadas na experiência adquirida ao longo da minha jornada pela blogosfera. É importante salientar que, infelizmente, ainda não figuro no rol dos probloggers, tenho plena consciência da minha insignificância bloguística. Minhas opiniões não são baseadas no que vivo, mas sim no que convivo. Se serve de consolo, ninguém começa um trabalho como blogueiro no auge, creio eu, que a estrada deve ser longa e os percalços estafantes. Como já disse anteriormente: a dedicação e a constância das ações é que determinam o tamanho do seu objetivo.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros e palpiteiro no Dicas Blogger. Apaixonado por Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

8 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;