Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Blogueiros em voga, a classe pede passagem

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ultrapassagem_ferrariImagem: Zaroio 

 

Desde o limiar de nossas vidas existe algo que invariavelmente deverá ser alvo de uma busca constante e incessante. Esse elemento é algo que podemos encontrar nos mais variados setores e meios em que convivemos, bastando, para isso, possuir a sabedoria necessária para assimilá-lo.

 

Esse elemento, acima de qualquer outro, deve ser uma prioridade para os visionários, pois sua conquista é algo que ninguém jamais conseguirá subtrair e quanto mais se adquire, mais devemos buscá-lo.

 

Assim como o sonho alimenta nossa perspectiva de vida, aliás, como bem define um provérbio chinês  “o homem só envelhece quando os lamentos substituem os sonhos”, existe algo que nunca deve ser abandonado ou posto de lado, ao que muitos definem como CONHECIMENTO.

 

Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).(Wikipédia)

 

Embora a figura do blogueiro tenha surgido sob o olhar discriminatório da sociedade, ninguém pode negar que, atualmente muitos blogueiros gozam de admirável respeito, e suas opiniões são tão respeitadas como de qualquer outra mídia. E isso só foi possível graças à credibilidade conquistada por alguns, desde os primórdios da blogosfera.

 

Em que pese ainda existir certo ceticismo por parte de alguns e frutas podres no cesto, os tempos são outros e é inegável que os blogs vieram para ficar. A causa desse efeito não é outra senão a busca constante por conhecimento que deve pautar a filosofia de vida de todo ser humano e não poderia ser diferente nessa classe.

 

Houve um tempo em que a visão simplista de um blogueiro era tratada com desdém, não sendo aceita, inclusive, como referência. Blogueiros eram tratados sob olhares inflexíveis de incredulidade e de incredibilidade.

 

De lá pra cá muita coisa mudou, existem blogs que são verdadeiros referenciais de conhecimento e permeiam o cotidiano de muitos que buscam informações. Na esteira dessa mudança de conceito, surgem os metabloggers com a difícil missão de ensinar a blogar.

 

No dia-a-dia, apresentar informação aos mais diferentes julgamentos leva o blogueiro a preocupar-se mais com a sua veracidade. A visitação de um grande número de leitores, o que chama a atenção de outros públicos em um caminho crescente, pode ajudar evitando réplicas e contradições. Neste contexto, a interatividade aproximou o público dos produtores, pois o leitor não se satisfaz em apenas comentar a notícia no site, ele também sugere assuntos, indica fontes, identifica erros e exige correções.(Artigonal)

 

Toda essa conquista, que ainda possui ainda um longo caminho pela frente, deveu-se a busca pela excelência. Um blogueiro é antes de tudo, uma pessoa que se dispõe a levar informação e a absorver conhecimento. Em um blog tudo gira em torno do conhecimento, desde a busca por um tema, até a opinião dos leitores.

 

A credibilidade dos blogs hoje é inegável e isso tudo só veio depois de muita luta e sacrifício. Se hoje colhemos os frutos de uma blogosfera mais respeitada, devemos isso aos precursores deste serviço que enfrentaram desafios e obstáculos de toda sorte e natureza.

 

A credibilidade é definida por ações: a publicação de conteúdos regularmente, a participação em outros blogs, evitar spams, facilitar a comunicação com os leitores, ser honesto e transparente, além de conhecimento e respeitos às regras dos blogs que participa e linká-los ao seu. A autoridade do autor também é medida pela influência ou respeito que detém e quantos outros blogs lhe indicam. (Artigonal)

 

De desrespeitado e tratado com descrença, muitos blogs hoje já conseguem furos informativos, antes mesmo da publicação por parte de grandes sites. Não é por menos que a maioria desses sites de notícias se renderam aos encantos e agilidade dos blogs, para atenderem aos anseios de uma sociedade cada vez mais sedenta por informação.

 

As ferramentas de busca, as referências em blogs e fóruns são caminhos que têm se mostrado cada vez mais importantes para encontrar o que o leitor procura. Os jornais têm envolvido diversas de ferramentas da Web 2.0, RSS, vídeos online, podcasts, incluindo os próprios blogs num esforço para manter os atuais públicos de interesse e encontrar novos na internet. (Artigonal)

 

O mundo globalizado transformou a interatividade em algo primordial, as informações viajam a velocidade de um clique e o conhecimento hoje está muito mais acessível. Cabe a cada um de nós termos o discernimento para assimilar aquilo que nos farão crescer como pessoas, transformando informação em conhecimento e conhecimento em sabedoria.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros e palpiteiro no Dicas Blogger. Apaixonado por Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

3 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;