Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Os meus 8 guitarristas preferidos

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Faço esse post sobre os meus 8 guitarristas preferidos, motivado pelo som que ouço agora no meu computador, enquanto elaboro uma prova para os meus alunos e simultaneamente estudo um conteúdo referente a meu curso de Educação Inclusiva da PUC-MG. Enquanto as distorções e acordes se sucedem, sinto-me cada vez mais animado para terminar tais atividades, se Deus quiser, até a meia-noite, pois preciso dormir pelo menos umas seis horas. Trata-se de uma lista totalmente ególatra. Muitas existem espalhadas na rede, mas essa minha lista fiz considerando única e exclusivamente minha percepção e meu gosto pessoal. Não espero concordâncias. Espero discordâncias e acréscimos, para que possa conhecer outros mestres.

Confiram a seguir:



1) Jimi Hendrix
Para mim, Jimi é o maior guitarrista de todos os tempos. Não haverá nenhum como ele, considerando seu estilo e sua performance, na minha predileção. O vídeo abaixo diz mais que palavras.




2) Eric Clapton
O segundo lugar de minha preferência é um sujeito extremamente respeitado no meio do “show-bizz”, não apenas pelo talento, mas sobretudo pelo caráter. Uma lenda ainda viva, passou por todas as fases que um grande artista costuma passar, sobrevivendo a todas elas. Sua guitarra tocou de reggae a blues e sua sonoridade é marcada especialmente pela suavidade, embora pudesse eventualmente ser pesada. A apresentação abaixo é um exemplo disso:







3) Mark Knopfler
O grande guitarrista Mark Knopfler é um bom exemplo de humildade enquanto músico. Avesso a badalações, leva uma vida discreta e artisticamente sempre esteve ligado a grandes músicos, sobretudo guitarristas virtuosos como ele, em apresentações ao redor do mundo. O maior exemplo de sua capacidade, para mim, é a música abaixo, um dos maiores sucessos do Dire Straits:








4) Keith Richards
O guitarrista dos Rolling Stones é um dos meus preferidos, por mais contraditório que possa parecer, porque tive a oportunidade de compara um LP seu à época em que se separou dos Rollings Stones e lançou-se solo. É um disco em que sua guitarra aparece mais, sem a concorrência de Mick Jagger. A música abaixo é deste disco:








5) Chuck Berry
Simplesmente quem apresentou a guitarra ao Rock and Roll e vice-versa, criando um casamento inseparável. Tão inseparável quanto Chuck Berry e sua Lucille, como carinhosamente ele chama sua guitarra.  Assistam ao vídeo abaixo:







6) Frank Zappa
Um empate técnico entre Zappa e Jimmy Page, do qual falarei em seguida. Um grande guitarrista, que fez parte da memorável The Elephants Memory Band, que acompanhou Lennon logo que os Beatles se separaram. O vídeo abaixo mostra sua performance em música do Led Zeppelin:







7) Jimmy Page
O grande guitarrista do Led Zeppelin não pode ficar de fora dessa minha lista de preferências e faço questão de trazê-lo em performance sensacional ao lado do vocalista Robert Plant em 1973 no Madison Square Garden:







8) Robertinho do Recife
O maior guitarrista brasileiro e um dos maiores do mundo, certamente. O cara é simplesmente fera e toca a guitarra com uma virtuosidade insuperável. Vai do popular ao clássico, passando por todos os gêneros. O vídeo abaixo mostra isso, em que até Villa-Lobos e suas Bachianas são lembradas:





Encerro minha lista com apenas 8 nomes, mas poderiam ser 200. Há muita gente boa no mercado, mas não podemos esquecer que muitas performances hoje são ajudadas pelos recursos eletrônicos. Dessa minha lista, como diz o Seu Creysson, “eu agarantio” que são músicos que tocam sem necessidade de ajuda tecnológica, a não ser os próprios recursos da guitarra e de suas genialidades.



Para finalizar, deixo a imagem de um grande guitarrista, Slash, que não obstante, ficou fora de minha lista, ao lado de sua coleção de guitarras:


 slash-colecao-de-guitarras-4f6b7

Sobre o Autor:
The EDN

The EDN - sou industriário, trabalho há 27 anos na Cedro (indústria têxtil centenária de Caetanópolis, MG) e atuo como professor há 24 anos em escolas particulares e públicas

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

9 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;