Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

A teoria do "quanto mais, melhor" na blogosfera

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quando li minha timeline no twitter esta manhã, me surpreendi com um tweet que dizia mais ou menos o seguinte: “Estou seguindo você porque porque você é legal, mas também por que tem x seguidores”, fiquei a pensar: Será que o cidadão está seguindo apenas pelo fato de que tem muita gente seguindo? Muito provavelmente sim, a constatação se verifica em outras situações comuns na blogosfera e no Twitter, tais como:
 
ganancia[1]

Assinantes de feed tendem a seguir mais blogs que tem mais assinantes de feeds
Possível justificativa: Se várias pessoas assinam o feed do blog é porque o blog é bom.

Blogueiros citam blogueiros mais conhecidos e famosos
Possível justificativa: Se são famosos e conhecidos certamente suas ideias serão sempre endossadas por outros.

Seguidores seguem quem tem muitos seguidores
Possível justificativa: Se muitos seguem aquele perfil quer dizer que aquele perfil é interessante por chamar atenção de tanta gente.

E estas teorias vão se firmando cada dia mais no meio virtual e real também, essa coisa do número causa mesmo um efeito psicológico em todos nós, você naturalmente passa a ficar mais atento a pessoas com números altos, chega a impressionar, mas eu procuro tentar entender a razão dos números altos, se eles realmente são altos por causa da teoria do “quanto mais, melhor” ou se realmente aquele chamariz de gente é algo interessante que aquela pessoa possui que deve ter chamado atenção de tanta gente, acredito que no início pode ser um grande mérito da pessoa , mas depois de muitos é possível considerar o efeito psicológico que os números altos causam.

Agora se esta teoria é justa acho que não, mas faz parte de nossa natureza humana acompanhar ideias e pessoas da maioria, a minoria virou sinônimo de fraqueza ou coisa ruim, a maioria das pessoas procuram por coisas que alguém tenha ouvido falar, que alguém endosse, recomende ou aprove, no meio virtual pode ser que esteja acontecendo a mesma coisa.

Os especialistas em blogs e SEO dizem que para que seu pagerank aumente é necessário que o blog seja citado por blogs de pagerank alto, mas se esta teoria do “quanto maior, melhor” for aplicada por muitos dificilmente você conseguirá este retorno dos grandes blogs e seu pagerank pode não aumentar assim  com tanta facilidade, dizem que é necessário ter conteúdo relevante e interessante, mas note que só isso não é o suficiente, é importante que muitas pessoas, principalmente os que tem pagerank alto, realmente acreditem que o conteúdo é realmente útil e relevante ao ponto de citar, o desafio está então nesse convencimento, como convencer as pessoas de que seu blog é realmente bom pra merecer crédito e reconhecimento na blogosfera?

E porque se preocupar com pagerank? Por que alguns se preocupam com números e posicionamentos na blogosfera, o mundo aqui também é competitivo, muita gente quer estar nas primeiras posições e os leitores também são influenciados por estas medidas. Muita gente ainda segue os que estão nas primeiras colocações.

O complicado de crescer na blogosfera é que você precisa acreditar que é bom a ponto de fazer seu trabalho sem deixar que estas questões te afetem, não criar grandes expectativas pra não gerar frustrações e seguir trilhando o caminho que acredita ser o certo, mas é difícil mostrar um trabalho no meio de tantas boas opções e se destacar nesse meio é mais difícil ainda.

Por isso, acredito que se nós considerarmos mais a qualidade de um trabalho e não apenas os números que ele atinge possivelmente conseguiremos encontrar mais trabalhos bons, citar, recomendar e fazer crescer blogs que são tão bons quanto aqueles de números bem expressivos. Certamente que devemos observar essa questão da audiência de um blog, mas ela não deve se sobrepor a qualidade de um blog.

Eu defendo a qualidade em primeiro lugar pra seguir alguém ou acompanhar um blog e você? qual o seu critério?

Você não acha que esta teoria do “quanto maior, melhor” não prejudica de certo modo a blogosfera? Impedindo que outros bons trabalhos apareçam? Dê sua opinião.
 

Sobre a Autora:
Ana Karenina

Ana Karenina - Autora do blog Escritos Ideológicos. Uma baiana, natural de Salvador, adora ler, blogar, tuitar e interagir na internet. Tem como única pretensão na blogosfera: ser feliz escrevendo sobre o que gosta.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

4 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;