Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Top Ten da Blogosfera 2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

top10

 

O ano de 2010 está por um fio e é inegável que, apesar dos percalços, tivemos muitos pontos positivos, principalmente para a blogosfera. Os que não puderam, ou não tiveram a oportunidade de acompanhar os principais acontecimentos desse minifúndio, me atreverei a fazer um resumo daquilo que de mais importante aconteceu nesse ano que finda.

 

Meu intento é destacar os posts que considerei mais relevantes durante o ano, obviamente que minha ótica  pode não ser a mesma de muitos, mas quem sabe o presente artigo pode suscitar outros do mesmo gênero?

 

Julgar o trabalho alheio é algo muito complicado, principalmente se levarmos em consideração que gosto é algo muito subjetivo, em que pese a quantidade de lixo que abunda a blogosfera, ainda conseguimos pescar algumas coisas relevantes por aí, basta ter um pouco de percepção e não ter preguiça de procurar.

 

Gostaria de ressaltar que a ordem abaixo não está em grau de importância ou  qualidade. Decidi escolher posts de opinião, que são os meus preferidos, e que possam estimular a reflexão dos amigos blogueiros. Amigos e amigas, com vocês, o Top Ten da blogosfera 2010, na visão invicioneira.

 

Imagem01 Dec. 23

 

* As partes boas e ruins de ter um blog

Embora tenha sido criado em 2007, só conheci o blog da Paula Pfeifer neste ano, mas não posso negar que seus artigos são de uma qualidade ímpar, embora o blog seja voltado para moda, beleza, maquiagem e literatura. Ele sempre dá uns palpites fantásticos sobre a blogosfera como este post citado, o título do artigo já fala por si, vale a pena ler.

 

Imagem03 Dec. 23

 

*Era uma vez um blog… 

Tiago Dória já é uma figura amplamente conhecida na blogosfera, mas não teria como deixar de fora esse brilhante artigo escrito por ele. Com uma boa percepção dá para extrair muita informação importante desse texto.

 

Imagem05 Dec. 23

 

*Quer Ser Problogger? Recuse os Espelhinhos

Um dos meus grandes mestres da blogosfera sem dúvidas é o JNoronha, seus artigos são de uma qualidade impressionante e recheados de ironia para com os incautos. Para você que pensa que ganhar dinheiro com blog é algo simplório, não deixe de ler.

 

Imagem04 Dec. 23 

* 11 Formas de Fracassar Como Blogueiro

Ler o Blosque é quase uma obrigação para quem quer se dar bem na blogosfera. Os artigos da Nospheratt são um aprendizado constante e nesse post especificamente ela ensina ótimas maneiras de fracassar como blogueiro.

 

Imagem02 Dec. 23

 

*Há uma falta de inspiração alarmante na blogosfera ou é só impressão minha?

Embora não seja tão assíduo na blogosfera, o “síndico” Richard Plácido nos presentou com esse magnífico artigo, que serviu para movimentar a blogosfera. Sem laivo de dúvidas um dos grandes artigos da blogosfera em 2010.

 

Imagem06 Dec. 23

 

*Classificação Internacional dos Kibadores

Embora a autora não seja muito afeita aos posts de opinião, são os meus preferidos, e a Juliana Sardinha, a pessoa que me mais me inspira na blogosfera, consegue ser  objetiva sem ser prolixa. Este artigo merece uma menção honrosa.

 

Imagem07 Dec. 23

 

*Blogueiros medíocres, simples ou autênticos?

A Ana Karenina é uma dessas pessoas que chega sem muito alarde na blogosfera e vai conquistando o seu espaço. Já fez parte do casting dos Invicioneiros, sua passagem por aqui está registrada nos inúmeros posts publicados. Seu trabalho continua de vento em popa no seu próprio blog. Esse artigo foi uma das grandes coisas produzidas na blogosfera nesse ano que se encerra. Em tempo, é visível a evolução da Ana, dos seus primeiros artigos até os atuais.

 

Imagem08 Dec. 23

 

*Encontre seu motivo para blogar

Esse texto da Adriana Baggio eu encontrei em minhas inúmeras andanças pela blogosfera. O artigo serve de inspiração para quem ainda está meio perdido na blogosfera, são ensinamentos que enriquecem e instruem com grande sabedoria.

 

Imagem09 Dec. 23

 

*Unfollow: mágoa de caboclo ou necessidade?

Achei tão bacana o tema desse post, que ele me inspirou a escrever outro no mesmo gênero. Sem dúvidas tem gente que fica neurótico quando leva um unfollow no twitter.

 

Imagem10 Dec. 23

 

*Quer ser blogueiro?? Então se liga em mais uma regrinha básica…

Post muito interessante sobre o velho dilema do plágio na blogosfera. Simples e objetivo, mas dele se pode extrair vários ensinamentos, no que tange principalmente, ao respeito ao trabalho alheio, que deveria ser a tônica da blogosfera.

 

Pois bem, estão aí minhas indicações e menções, sobre o que de melhor eu pude presenciar durante o ano de 2010. Peço desculpas a alguns autores e artigos que omiti, as opções eram muitas, mas acabei optando por aqueles que, de fato, ficaram marcados na minha memória. Uma grande abraço a todos e um feliz 2011.

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, Apaixonado pela Família,Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

6 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;