Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Marasmo bloguístico, isso tem solução?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

sem assunto

 

As festividades de final de ano são sempre um martírio para os blogueiros. Leitores e visitantes estão mais preocupados em festejar do que buscar assuntos para leitura. Como toda blogosfera já sabe desse período nebuloso, muitos preferem dar um stand by nos posts inéditos, para não correr o risco de ver um assunto interessante ser ignorado.

 

Todo blogueiro que se preze, além da preocupação natural com suas publicações, tem que encontrar tempo para a leitura, visto que, dificilmente alguém consegue produzir conteúdo sem um conhecimento prévio do assunto.

 

Mas como encontrar assunto para inspiração, se a maioria dos blogs estão fechados para balanço? É nesse momento que devemos usar a criatividade. Talvez, devido ao corre corre natural do ano, deixamos passar em brancas nuvens muitos assuntos interessantes que podem ser reservados para mais tarde servirem de inspiração.

 

Se está faltando assunto para posts, talvez você ainda não tenha descoberto a sua praia como blogueiro. Quando a pessoa tem muitas dúvidas quanto a isso, recomendo que comece com um blog pessoal ou de variedades, sem linha editorial bem definida. [HTMhelen]

 

Assuntos sempre irão existir, o mais complicado é saber como atrair a atenção do leitor, nesse período de inércia coletiva.

 

Certo é que, comprovadamente, há uma queda acentuada nos número de visitas nos blogs nesse período que vai do natal ao limiar de um novo ano. Percebo que houve uma queda de cerca de 40% no número de visitas dos Invicioneiros neste período. E sempre nos bate aquele temor de publicarmos um assunto interessante, que não traz o retorno esperado.

 

Eu preferi dar um tempo nas minhas publicações, nem tanto por falta de assunto, minha letargia, reconheço, deveu-se  mais à preguiça do que qualquer outra coisa.

 

Penso também que esse período é propício ao surgimento dos abomináveis kibadores. Como é real a falta de assunto, muitos “espertinhos”  teimam em surripiar conteúdo alheio, normalmente com a eficiência comprovada, para tentar manter-se em evidência.

 

Uma idéia não se compra, não se encontra na rua. A idéia de cada pessoa tem sua marca personalíssima, é intransferível e basicamente imutável. Quando uma postagem nasce, nela vem impressa a personalidade do bloqueiro, as suas idéias, o seu próprio uso de palavras e emoção. [Passaneura]

 

Obviamente que o uso do estratagema supra mencionado é totalmente condenável, ninguém, em sã consciência, gosta sequer de ouvir falar nestes malditos parasitas on line. Mas quer  queiram, quer não queiram, eles infelizmente existem e são capazes de tudo para conseguir relevância, mesmo que não seja pelos próprios méritos.

 

Voltando ao assunto tema, outra técnica frequentemente utilizada, é o agendamento de posts. Muitos aproveitam as fases  mais criativas para irem produzindo conteúdos e arquivando os mesmos para serem utilizados durante as fases menos criativas. Trata-se de uma técnica bem interessante que minimiza um pouco os efeitos desta prostração.

 

Alguns outros, como esse escriba que vos fala, prefere entrar mesmo em stand by e aguardar que esse período se encerre, enquanto isto, vou me deliciando com alguns conteúdos que, optei por analisar com a cabeça mais tranquila tendo em vista a riqueza do conteúdo.

 

Por fim, é importante não entrar em desespero por causa das parcas visitas no período do fim de ano, pensando que seu blog foi esquecido pelos leitores. Se quiser continuar a produzir seu conteúdo, faça isso sem medo, mas não espere grandes repercussões, afinal “as vezes é preciso uma decepção, para aprendermos que a vida não é feita apenas de alegria, e sim de tentativas.” [Miedson Fernandes]

 

E o que você faz nesse período? Compartilhe sua opinião nos comentários.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, Apaixonado pela Família,Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

2 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;