Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

[Repost] Assim Bloga a Humanidade!

terça-feira, 12 de abril de 2011


Os que me conhecem desde o tempo do finado Tutor Unopar, hão de se lembrar que escrevi esse post para participar da promoção de aniversário do Dicas Blogger. Tive a grata satisfação de dividir o prêmio de 1º lugar com o amigo @profbauru, em um dos momentos marcantes da minha carreira bloguística.

 

No momento em que a  blogosfera ainda está estupefata com a notícia transmitida pelo amigo mineiro @RicardoFraga, que trata justamente do afastamento da Juliana Sardinha das atividades On Line. Resolvi repostar esse texto como forma de prestar uma singela homenagem a esta pessoa que foi, sem dúvida, a grande mestra e responsável pelo pouco que sei sobre blogs.

 

Só nos resta torcer por seu pronto restabelecimento às atividades bloguísticas. Pois sua ausência causará um vazio na blogosfera, que dificilmente será preenchido.

 

“A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança.”

………………………………
 
Em tempos de revolução tecnológica, onde a informação viaja a velocidade de um clique, novas tendências também vão surgindo e acabam transformando o nosso cotidiano.

O surgimento da internet transformou o mundo da informação, já que agora não é preciso esperar as notícias do rádio ou da TV para sabermos o que anda acontecendo mundo afora.

Fato é que, o surgimento da internet mudou radicalmente o conceito da informação e por que não dizer, proporcionou também uma mudança de comportamento e reviu conceitos que há tempos faziam parte de nosso dia-a-dia.

Até bem pouco tempo, nos deliciávamos com as cartas enviadas por amigos que moravam em outras localidades, uma espera angustiante que nos torturavam com as expectativas. As meninas da minha época também adoravam um diário pessoal, onde relatavam todo tipo de aventuras e desventuras. Interessante constatar que poderia causar o maior trauma, se algum incauto se apropriasse do tal diário e disseminasse o seu conteúdo para a “galera”. O flagelo seria idêntico ao do filme “Segundas Intenções”.

Pois bem, o e-mail substituiu as cartas e diga-se de passagem, esse fato me causa muita tristeza, já que uma carta manuscrita tinha muito mais charme, e o diário pessoal virou blog, que agora não precisa mais ser ocultado de ninguém, muitos antes pelo contrário, quanto mais visibilidade ele tiver, melhor.

O blog popularizou-se e temos uma infinidade deles, tratando dos mais diversos assuntos e conteúdo para todo o tipo de gosto.

Aquele que se aventura em criar um blog, tem opção em fazê-lo em diversas plataformas, sendo as duas mais conhecidas o Wordpress e o Blogger.

Sobre o Wordpress, devo confessar, sou totalmente analfabeto no assunto, embora essa plataforma seja também popular, nunca me interessei por aprofundar os meus conhecimentos sobre o mesmo. Sublinhe-se que não tenho nenhum preconceito com relação a ele: é apenas uma questão de escolha.

Já a plataforma Blogger/Blogspot, segunda a Wikipédia possui a seguinte história:

Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e freqüentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador, e o texto imediatamente aparece no site.

O Blogger foi iniciado pelo Pyra Labs. Em 2003, o site de busca Google comprou a empresa e com isso, o Blogger. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.

Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.

Após essa breve explanação digo a vocês que é impossível falar do Blogger/Blogspot no Brasil e não citar o Dicas Blogger da Juliana Sardinha, pois a história dos mesmos se confundem. Desde o seu surgimento em 31 de agosto de 2007, com o post “Como Criar Um Blog”, o Dicas Blogger é parada obrigatório para todo blogueiro que se proponha a criar algo com visual atrativo e conteúdo que valha a pena ler.

Digo sempre que o Dicas Blogger é referencial de sucesso e a sua autora, Juliana Sardinha um exemplo de que, fama e humildade, não são antônimos. Falo com conhecimento de causa, e me atrevo a dizer, que tenho “estreitos” laços de amizade com a Ju e fui seduzido por sua simpatia.

A história do Dicas Blogger é um exemplo legítimo de que a despretensão às vezes nos faz enveredar por caminhos que jamais imaginávamos, pois sua criação, um ato meramente ocasional, acabou depois por se transformar num sucesso tão contundente, que talvez nem sua autora imaginava.

Dos muitos ensinamentos que aprendi no Dicas Blogger o que invariavelmente procuro seguir são 3 palavras da autora, que além de refletir sua simplicidade, resume bem o que se fazer para obter sucesso na blogosfera: “Criatividade, autenticidade e dedicação.”

Não podemos nos furtar de agradecer ao Júnior e seu Pentium 100 “cujo HD fazia um barulho inesquecível”, do blog Auto Motors, irmão da Juliana Sardinha, por tê-la inserido de maneira mais efetiva no mundo da informática, pois esse seu ato nos proporcionou o canal de acesso mais instrutivo ao conteúdo da plataforma Blogger.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, especialista em nada e profundo conhecedor de coisa nenhuma. Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

3 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;