Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

PageRank, Atualizações e Relevância

terça-feira, 28 de junho de 2011

 

Depois de um longo período sem atualizações o Google atualizou o PageRank. Para verificar  a classificação atual do seu blog, é só acessar o site: http://www.prchecker.info/ ou http://www.marketingdebusca.com.br/pagerank/

 

increse-google-page-rank-300x300

 

 

Até o ano passado, o Google teve uma tendência contínua de atualização a cada três meses, geralmente no final do mês. Desde 2007, o Google está atualizando o PageRank 5 vezes por ano e fazendo-o de forma consistente. Porém, durante todo o ano passado ocorreu uma única atualização.

 

Neste ano a mais recente atualização ocorreu no dia 27/06, o que pode ser verificado clicando na imagem abaixo. Nosso blog subiu uma posição no ranking, passando de 3 para 4. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos leitores e colaboradores.

 

Imagem04 Jun. 28 

Segundo o site Domainshane, esse período inativo de atualização, não era previsto, porém os engenheiros do Google estava se dedicando à trabalhos de atualização no Chrome, Android  e outras melhorias importantes do sistema.

 

E qual é a importância do PageRank em uma página?

 

Segundo o site Easylogics: O PageRank é um elemento que faz parte do algoritmo do Google criado para ajudar a ordenar a importância e relevância dos resultados do Motor de pesquisa.

Já o site Dinheiro On Line, diz que o PageRank é um fator fundamental para o posicionamento das páginas web nos motores de busca. Na perspectiva do Google, quanto mais elevado, maior é será a confiança que outros recursos depositaram nele, tornando-o um recurso mais valioso.

 

Pude perceber, através de alguns blogs que sigo, que a maioria ficou estabilizada ou teve uma queda na classificação, em que pese o PageRank ser muito utilizado por blogueiros como parâmetro de relevância, conforme as opiniões supra mencionadas, o funcionário do Google JohnMu esclarece que:

 

“o PageRank é apenas uma métrica na internet - existem muitos outros que podem ser usados. Se você está tentando vender propaganda, porque não dar uma olhada no Google Ad Planner ( https: / / www.google.com/ /adplanner / ) em vez de se concentrar em Barra PageRank. Ele fornece uma visão muito mais detalhada do tráfego, os usuários e seus interesses. Como editor, você pode adicionar em seus sites a Webmaster Tools verificada para o Ad Planner, Google Analytics, opcionalmente, ligando os seus dados de lá também. Ele fornece uma visão muito boa do público do seu site, e torna muito mais interessante para os anunciantes do que um "simples" peça PR.”

 

JohnMu, esclarece ainda que “há também outras ferramentas similares que oferecem uma visão de terceiros em suas métricas de sites, seja ele Alexa, Compete, etc. Os anunciantes não querem comprar anúncios, querem promover os seus produtos/serviços para as pessoas interessadas e, finalmente, obter lucro com a venda de alguma coisa.” (clique aqui para acessar o texto na íntegra).

 

Como vimos, o PageRank é apenas um  ferramenta de classificação de blogs, mas não é única, temos outras que também podem ser utilizadas como parâmetro para indicar o grau de relevância dos blogs.

 

Por fim Susan Moskwa do Google esclarece que: “temos dito às pessoas já há algum tempo que eles não devem se preocupar tanto com PageRank. Muitos  proprietários de blogs, pensam que o Pagerank  é a métrica mais importante, que simplesmente não é verdade.”

 

O Pagerank inclusive já esteve prestes a ser removido do Google… leia mais 

 

Criou-se uma neura em torno do PageRank, alguns  imaginam que sem uma boa colocação o blog é um fracasso, nem tanto pessoas, nem tanto. Como vimos, o PageRank tem muito mais importância para o usuário,  do que pro próprio Google.

 

Segue abaixo o histórico de atualizações do PageRank, antes da mais recente ocorrida no dia 27/06.

 

#LEIÃO: Google aprimora algoritmo de busca para priorizar sites com conteúdo original

 

Imagem01 Feb. 23

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor bloguicista.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

4 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;