Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Listas de Tarefas Para Blogs, Eis a Solução! Será?

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quem tem comprometimento com o ofício de blogar sabe perfeitamente que há ocasiões em que isso se torna um martírio. Não exatamente para o fato em si, mas para a falta do que dizer, a tal “Síndrome da Página em Branco”, como bem sentenciou a brilhante Nospheratt.

 

Ninguém precisa desesperar, acontece com todo blogueiro, inclusive já falei sobre isso aqui, e aqui, e na web existem diversos artigos sobre o tema.

 

listas-de-memorias-69-124 Imagem: Vila Mulher

 

Pois bem, dia desses, mas precisamente no início desta semana, estava lendo uma revista em casa e me deparei com uma matéria bem interessante que dizia respeito ao hábito que alguns possuem de fazerem listas das tarefas cotidianas, para melhor organização do tempo. Confesso que não sou muito organizado, vivo perdendo compromissos e esquecendo algumas tarefas que deveriam ser feitas.

 

Mas não seria de todo ruim se todo blogueiro, no qual eu me incluo, tivesse o hábito de ir anotando alguns tópicos interessantes para produção de posts. Todos nós sabemos que a tal “Síndrome da Página em Branco” não é um mal que acomete os blogueiros e permanece, ela oscila, atacando em momentos que menos esperamos. Diante desse quadro, uma das coisas que podemos fazer é acumular algum material ou tema para esse período, que se ainda não te acometeu, pode acreditar, vai acabar te surpreendendo, mais cedo ou mais tarde.

 

Como não sou um blogueiro parasita, muito pelo contrário, meus posts são fruto da minha própria criação, embora pareça redundante, nem todos sobrevivem assim.

 

Acho até que o implemento destas listas pode ajudar e muito para manutenção do blog, mas fica a dúvida, como fazer tais listas?

 

Pois é, chegando a esse ponto desse post eu também me deparei com esta dúvida, e me veio a mente o velho jargão: falar é fácil! Como não sou de fugir dos dificuldades e obstáculos, recorro ao bom e velho Dr. Google para ajudar a dirimir a minha dúvida, e tenho certeza, a de muitos outros.

 

…As tarefas “Freqüentes” (ou Recorrentes), como o nome diz, é para atividades rotineiras, pode ser somente num escopo limitado ou permanentemente. No meu caso, as que estou listando espero prosseguir de modo permanente… (Aurium Soft)

 

…Há tarefas importantes, que se deixadas numa lista genérica, junto com outras atividades menos importantes, correm o risco de serem esquecidas ou não realizadas a tempo. Ao simplesmente anotá-las, você fica momentaneamente aliviado pois tem a sensação de que o assunto está resolvido, ou pelo menos sob controle. Existe ainda o risco de esta lista crescer cada vez mais até ficar impossível de ser gerenciada. Como fazer então?… (Organize Sua Vida)

 

… Você dá conta de lembrar tudo o que precisa fazer? Ou é do tipo que esquece até de abrir a agenda? Se precisar de uma ajuda, existem diversas ferramentas online para criar listas de tarefas. Você pode integrar a lista com seu e-mail, navegador de internet ou celular. Também é possível compartilhar as listas com outras pessoas… (Ideias No Ar)

 

E ainda: 5 Melhores Gerenciadores de Lista de Tarefas

 

Interessante que pude constatar após essa pesquisa, que as tais listas de tarefas possuem um nome bem usual “to do lists”, que nada mais é do que uma lista de tarefas para o dia-a-dia. Obviamente que os artigos supra mencionados dizem respeito à tarefas diversas, mas que podem perfeitamente serem adaptadas ao cotidiano bloguístico, como forma de lembrete.

 

Quem sabe organizando melhor as ideias, a tal “Síndrome da Página em Branco” não apareça tão constantemente? Ou sendo ainda mais otimista, quem sabe não consigamos extirpá-la do convívio bloguístico?

 

Decerto que minhas sugestões são de natureza meramente casuística e não possuem nenhuma comprovação científica mais apurada, mas como ninguém irá perder nada por tentar, a não ser um pouco de tempo, é claro, não custa aventurar.

 

Depois me contem nos comentários se tal sugestão surtiu algum efeito prático.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

4 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;