Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Blogar Pra Desestressar

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Até bem pouco tempo atrás eu não sabia o que era blog e tampouco tinha o hábito de escrever, o máximo que fazia, como servidor público que sou, era elaborar alguns ofícios e justificativas de projetos. Não preciso repetir como se deu meu ingresso ao mundo dos blogs, já que isso já foi minuciosamente registrado neste post.

 

not_20110215094623

 

Baseado na minha própria experiência é que posso dizer, com absoluta certeza, que qualquer um que tenha um pouco de interesse e vontade, pode criar um blog e começar a redigir seus textos. Deixar fluir para as dedos aquilo que está presente nos nossos pensamentos e uma forma bem interessante de distração.

 

Como eu disse no post anterior, uma das coisas que sinto prazer em fazer atualmente é  blogar. Porém, não tenho isso como compromisso, mas sim como hobby. Sempre que estou “estressado” com alguma situação, abro meu editor de posts e começo a escrever, normalmente sem qualquer compromisso com tema, apenas para me distrair, no fim acabo por produzir um post, que quando quero publico, quando não apenas guardo em meu arquivo pessoal.

 

Percebo que o a tarefa de redigir um post aplaca minhas neuras e tornou-se uma importante forma de relaxamento. O fato de ter que me concentrar no tema, de pesquisar, de estudar a melhor colocação das palavras, tornou-se um calmante natural. Mas como já disse, não tenho isso como obrigação, faço sempre que sinto necessidade e quando tem algo que penso valer a pena dissecar.

 

Obviamente que tenho noção das minhas limitações, existem por aí um universo enorme de blogs e por consequência um igual número de blogueiros. Muitos dos quais tenho o enorme prazer de ler e acompanhar, pois possuem uma excelente redação, coisa que não abro mão nas minhas leituras diárias. Quero continuar aprendendo, e pra isso, tenho necessidade cada vez maior de assimilar conteúdos, o aprendizado é um exercício diário de pesquisa e leitura.

 

Como muitos já sabem, os blogs há muito tempo deixaram de ser um diário pessoal pra se transformarem em fontes de informação e pesquisa. Somos privilegiados por poder acompanhar o surgimento de vários ótimos redatores e por que não dizer escritores, e esse acesso fácil foi proporcionado pela blogosfera.

 

Os blogs viraram outra coisa. Não são mais um espaço inocente para anônimos exercitarem seus dotes. Blogs são um espaço de escrita (na expressão de um pesquisador americano, o J. D. Bolter) importante entre as possibilidades de expressão e publicação de algumas gerações Web. Não apenas esta mais jovem ou uma cheia de apelidos, mas para todas as que se aventurarem pela abertura de um caderno, uma agenda, um diário, um jornal ou simplesmente um sítio digital com características pessoais. Só que, hoje, com muito mais vizinhos.  [Ana Elisa Ribeiro]

 

Pois é, como vocês viram o ato de blogar, pelo menos pra mim, é uma forma de lazer, de concentração, e porque não dizer de desligamento dos problemas cotidianos. Que tal começar agora a sua trajetória bloguística? Não sabe como? Nada de stress, muitas pessoas bacanas facilitam essa tarefa:

# Como criar um blog no Blogger em 10 passos – Dicas Blogger

# Como criar um blog – Dicas para Blogs

# Tudo sobre o Blogger e Como criar um Blogger! – Códigos Blog

# Dicas para Blogger: Como criar um Blog Blogger e WordPress – Ferramentas Blog

 

Já viu que nem é preciso dinheiro para começar na blogosfera. Basta alguns cliques e você já possui um espaço para colocar em prática suas ideias e pensamentos, de resto é só deixar fluir e continuar estudando.

Sobre o tema: 

E por que vale a pena ter um Blog?

Por que você não deve criar um blog

 

Estas são minhas dicas pra que anda com a vida um tanto quanto conturbada. Caso a blogosfera não seja sua praia e você não tenha a menor paciência pra isso ainda assim poderá fazer algo contra isso:

 

Como desestressar? 

Cinco dias para desestressar

 

Mais ainda assim gostaria de reforçar: o fato de ter um espaço seu, de poder compartilhar as ideias, opiniões e receber feedback dos leitores e amigos, é algo que só a blogosfera pode proporcionar.

 

Evidentemente que nem tudo são flores, a facilidade de acesso a blogosfera proporciona muita coisa útil, porém não podemos nos olvidar que traz também muita coisa fútil. E para nossa tristeza o fútil costumasmente é mais atrativo do que útil, numa verdadeira inversão de valores. O bom é que com o tempo aprendemos a diferenciar o joio do trigo e a trilhar os melhores caminhos.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

3 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;