Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

10 Lições Sobre Blogs Que Aprendi Falhando

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Já disse inúmeras vezes que manter um blog não é uma tarefa fácil, exige muito esforço e dedicação. Mesmo que seu blog não obtenha uma grande repercussão ele é público e como tal está à disposição de quem quiser ler.

 

tombo292

 

Pensando nisso é muito importante que quem já adentrou ou pretende adentrar na blogosfera, tenha em mente que aquelas pessoas que leem seu trabalho merecem receber o melhor que você puder fazer, sejam elas inúmeras ou  ínfimas, mais importante do que que produzir, é a qualidade do que é produzido. Afinal existem inúmeros blogs e diariamente são criados outros tantos.

 

O que fazer para tornar um diferencial no meio de tanta coisa? Acho que a resposta está exatamente na dedicação em torno do trabalho. Procura evoluir e aprender todos os dias e buscar sempre dar o melhor de si na produção do conteúdo.

 

No momento que começo um post, penso que os que me leem merecem muito mais do que palavras, merecem perceber que por trás desse emaranhado de caracteres, existe uma pessoa como ela, cuja tentativa é se fazer entender e que comete a  audácia de tentar transmitir e receber um pouco de conteúdo através de um texto.

 

Pensando nesses nobres leitores é que decidi, redigir o texto abaixo enumerando alguns erros que só cometem os que arriscam.

 

Nota: Inspirado e adaptado do post de Markus Urban intitulado: 10 Lessons I Learned from A Magnificent Failure,

 

1. Não importa onde você começa, apenas comece

Penso que não existe jeito certo ou errado de começar a blogar, existe sim metas e objetivos, que seriam o que se deseja e onde se quer chegar. Se sua vontade é ter um blog, comece agora! Dar o primeiro passo é o ponto de partida de qualquer jornada, nesse momento é importante ouvir apenas o seu desejo, com o tempo e um pouco de dedicação, você vai adaptando e redirecionando seus objetivos.

 

O operário que quer fazer o seu trabalho bem deve começar por afiar os seus instrumentos. [Confúcio]

 

2. Tempo é crucial

Se desejar de fato ter um conteúdo único e exclusivo, terá que se dedicar a isso. Ler, pesquisar, estudar, são tarefas que deverão se tornar praxe. Afinal não se produz nada sem dedicar um bom tempo a estes quesitos. Saiba aproveitar seu tempo, dedicando algumas horas na produção de seu conteúdo, os leitores agradecem.

 

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. [Fernando Sabino]

 

3. Você sabe muito mais do que você acha que pode fazer

Muitos de nós têm a mania de exaltar os trabalhos de outros e minimizar os nossos feitos, é evidente que não devemos nos achar melhores do que ninguém, mas também não podemos nos achar piores. A sensação e satisfação do dever cumprido é o maior prêmio para nossos esforços. Por isso é importante sempre buscar a perfeição, mesmo sabendo que isso é impossível.

 

Acredite no seu potencial, procure motivar-se todos os dias, mantenha sua auto-estima sempre elevada, você realizará grandes feitos em sua vida . [Eduardo Frederico]

 

4. Envolva as pessoas

Ninguém escreve num blog somente para si. Se assim fosse não estaria publicado, estaria apenas anotado em um arquivo de texto do seu computador. Por isso é importante saber que você escreve para as pessoas e nada mais justo do que valorizá-los, nenhum leitor gosta da sensação de se fazer passar por idiota, nunca duvide da capacidade do leitor, saiba envolvê-lo com suas palavras e ele saberá retribuir.

 

Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo. [Confúcio]

 

5. Exponha-se

Sabemos que na web dos deparamos com todo tipo de pessoas, as que querem fazer o bem e o outro grupo. Por isso é importante se cercar de alguns cuidados, porém eles não podem ocultar suas ideologias, os leitores merecem saber mais de quem está por trás das palavras ali escritas, ser cuidadoso não é ser oculto.

 

Evitar o perigo não é, a longo prazo, tão seguro quanto expor-se ao perigo. A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada. [Hellen Keller]

 

6. Mantenha a simplicidade

Sabemos e acompanhamos blogosfera afora sobre pessoas que mudaram completamente depois que começou a fazer relativo sucesso. Isso é um grande desrespeito às pessoas que fizeram parte da trajetória. O fato de obter algum progresso não significa que você seja melhor do que ninguém, por isso manter os pés no chão é uma grande virtude.

 

Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho. [Clarice Lispector]

 

7. Falhar é parte do aprendizado

Os erros são nossos melhores professores, são eles que nos fazem manter os pés no chão. Aprender com os erros, não só com os nossos, mas também com os que os outros cometem é o melhor caminho para a evolução. Não desamine no primeiro obstáculo ou na primeira crítica que receber, é através dos nossos erros que progredimos.

 

Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido. [Geraldo Eustáquio]

 

8. Fracasso e sucesso são vistos de forma diferente

Sucesso e fracasso é uma questão de ponto de vista, o que é sucesso pra você pode não ser pra mim e vice-versa. O mais importante não é obter sucesso imediato, sucesso é apenas consequência de um trabalho. Satisfação por fazer o aquilo que gosta é muito mais prazeroso do que o sucesso momentâneo. Muitas pessoas fazem relativo sucesso e continuam tendo a sensação de serem fracassadas.

 

Não há comparação entre o que se perde por fracassar e o que se perde por não tentar. [Francis Bacon]

 

9. Você nunca sabe onde ele as coisas vão acabar

O grande barato dos blogs é você lançar um projeto que nunca sabe exatamente onde vai dar. Esteja consciente disso e não se martirize se seu intento inicial não atingir o objetivo desejado, mudar o direcionamento e adaptar-se à nova realidade é um desafio gratificante, pode apostar.

 

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, NÃO existirão resultados.  [Gandhi]

 

10. Não leve a vida tão sério

A tarefa de blogar deve ser gratificante, mas também pode ser divertida. Aprenda a rir de si mesmo e a divertir com seus erros. O bom humor vence várias barreiras e um ingrediente fundamental para viver de bem com a vida. Pessoas sérias demais costumam sofrer muito quando fracassam. A diversão ainda é o melhor resultado que um blog pode te oferecer, creia nisso.

 

Se todo o ano fosse de férias alegres, divertirmo-nos tornar-se-ia mais aborrecido do que trabalhar. [William Shakespeare]

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

3 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;