Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

6 Dicas Para Lidar Com o Olho Gordo na Blogosfera

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Segundo a Wikipédia mau-olhado ou olho gordo é uma crença folclórica (provavelmente muito antiga por ser observada entre vários povos) de que a inveja de alguém, demonstrada pelo olhar ou não, pode vir a ocasionar a degradação do alvo da inveja ou de uma boa sorte.

 

zecapimemteiraImagem: Elvis Caricaturas 

 

Amigos blogueiros, está cada dia mais difícil manter um blog com um mínimo de qualidade. Não bastasse os inúmeros percalços presentes no dia a dia da blogosfera, ainda temos que aprender a lidar com pessoas que mal conhecemos mas que sentem enorme prazer em criticar nosso trabalho.

 

É interessante, e preocupante, constatar que algumas pessoas são econômicas nos elogios mas são sempre rigorosos nas críticas, isso pra não dizer aqueles que simplesmente criticam sem apresentar qualquer argumento mais ou menos razoável.

 

Percebi que o mais complicado na blogosfera não é manter a constância e qualidade dos posts, mas lidar com um número cada vez maior de descontentes que vagueiam pela blogosfera como parasitas e cujo satisfação maior é implicar com aquilo que nem mesmo ele sabe porque.

 

A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas. [Miguel Cervantes]

 

E preciso estar preparado, se você tem um blog, mais cedo ou mais tarde, a figura dos invejosos vão acabar dando o ar da graça no espaço que você criou com tanto carinho.

 

Os possuidores de Olho Gordo são pessoas em permanente estado de descontentamento e que têm complexo de inferioridade (mesmo que camuflado), uma vez que não se julgam capazes de conseguir por si mesmos o objeto de sua cobiça. [mistico.com]

 

Pensando nesse mal que acomete muitos amigos blogueiros resolvi elaborar algumas dicas para lidar com esse problema:

 

1. Arrume um amuleto

Reza a lenda que alguns amuletos têm um poder místico de desfazer qualquer tipo de negatividade presente no ambiente. Sugiro que você pendure no blog algum balangandã desses que dizem fazer milagre  (pé de coelho, ferradura, etc). Caso não goste desses penduricalhos sugiro colocar uma janela pop-up daquelas que ocupam toda a página, são igualmente ótimas pra espantar pessoas.

 

2. Desconfiar de tudo e de todos

Desconfie de pessoas que bajulam demais nos comentários. Elas estão aí pra poder sugar sua energia positiva, muito cuidado com essa gente. Eles chegam de mansinho e apresentam-se solícitos, quando menos esperar eles já levaram todos os seus widgets, daí é um passo pra abocanhar seu template.

 

3. Mentalize sua força

Tenha sempre em mente que você é mais forte do que qualquer energia negativa que os invejosos possam possuir. O invejoso pega a sua vítima justamente na fraqueza, por isso: “Imagine-se envolto em luz dourada, que o torna invulnerável às investidas do invejoso”. (kibei de um site esotérico)

 

4. Aja com naturalidade

Se você está ganhando milhões no Adsense é bom que as pessoas não saibam disso, pois a cobiça pode atrapalhar seu eCPM. Esse povo tem o poder de fazer até o dólar cair, não duvide.

 

5. Tenha uma postura positiva

Buscar sempre o lado positivo das coisas é uma arma letal contra os invejosos. Sorria, mesmo naqueles dias em que as visitas minguaram. Se o número ínfimo de visitantes te deixam angustiado o melhor a fazer é retirar o contador de visitas on line.

 

6. Senso de humor é fundamental

Não há mal que resista ao bom humor. Pessoas felizes têm um aura natural que bloqueiam qualquer tentativa de pessimismo dos invejosos. É sair um pouco da rotina e de vez em quando publicar um posts cômicos pra quebrar a rotina. “A alegria aliada à presença de espírito (sem agressividade) cortam o padrão vibratório do invejoso, deixando-o sem ação.” (kibei do mesmo site esotérico)

 

Pois bem, estão aí minha insignificante colaboração para os colegas blogueiros que sofrem constantemente com ação dos malditos invejosos. Evidentemente que não testei todas as dicas formuladas, mas a caixa de comentários está aberta pra você relatar sua experiência e resultados obtidos.

 

Caso as medidas acima não sejam suficientes, isso exige uma medida extrema, sugiro uma simpatia sugerida em um site da interwebs:

 

“Para não pegar olho gordo de visitas invejosas:   Mantenha sempre ao lado da porta principal da casa, um cópo com água e sal grosso. Acrescente se quizer, uma pedrinha de carvão junto. Esse carvão deverá estar sempre flutuando em cima da água, pois se alguma visita invejosa lhe visitar, logo saberás, pois o carvão irá afundar.” (sic)

 

Por fim, deixo uma frase para reflexão: "Poucas coisas despertam tanto o lado negativo das pessoas e atraem tanto a inveja humana quanto o sucesso." (Augusto Branco)

 

Você também pode gostar:

10 dicas para não deixar seu blog te enlouquecer

10 Lições Sobre Blogs Que Aprendi Falhando

10 Sintomas de Que Sua Criatividade Para Blogar Desapareceu

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

4 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;