Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Que Tal Reconhecer o Trabalho do Colega Blogueiro?

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Não sei se os nobres leitores já repararam, mas na sidebar deste blog tem uma coluna denominada “Lemos e Recomendamos”, na referida lista está, além de dois outros trabalhos desse escriba, alguns blogs que leio constantemente. Foi uma forma que encontrei para divulgar o trabalho de companheiros blogueiros que considero de leitura imprescindíveis.

 

aceitacao-aplauso-atuar-humildade-teatro-egocentrismo-narcisismo1 Imagem: http://www.ocafe.com.br

 

Acho importante as parcerias na blogosfera, mas elas não podem ficar restritas a simples troca de links. Um universo enorme de pessoas fazem uso de informações disponibilizadas “gratuitamente” na blogosfera, e, muitas vezes, nem sequer deixam um comentário agradecendo o auxílio.

 

Particularmente gosto de exaltar o trabalho daquelas pessoas que me auxiliam a tornar o ato de blogar menos penoso. Sempre que posso, deixo um comentário no post agradecendo o autor e divulgo o link nas diversas redes sociais nas quais estou inserido, pois, pode ser que alguma outra pessoa esteja necessitando das mesmas informações buscadas por mim.

 

A valorização do trabalho alheio é mínimo que podemos fazer por aqueles que dedicaram seu tempo trabalhando para nos trazer informações de uma forma mais simplificada ou quem sabe um texto bacana que ajudou a melhorar nosso dia.

 

Ter a humildade e reconhecer o mérito alheio é uma virtude essencial para qualquer indivíduo. Afinal: “Aplaudir e reconhecer o trabalho dos outros não significa subserviência ou ser menor que ninguém, antes pelo contrário, só reconhece o valor do próximo aquele que está bem consigo mesmo e imune ao terrível "vírus" da inveja.”

 

A inveja leva a essa dificuldade em reconhecer e aplaudir o próximo, isso não vai acabar, assim como a generosidade e a caridade, que são faces ou atributos do espírito humano. (http://www.parana-online.com.br/)

 

O reconhecimento é a constatação de que o trabalho foi bem executado. Ele é o feedback do blogueiro. Demonstra que valeu a pena todo aquele tempo despendido em pesquisas e elaboração para concepção de um post. Sem esse feedback o blogueiro acaba perdendo o norte e acaba não tendo ciência da extensão e importância do seu trabalho.

 

É importante reconhecer nossas limitações e ter consciência de que, enquanto blogueiros, sempre iremos precisar de um colega, seja para dirimir uma dúvida, seja para obtermos uma informação para ilustrar nosso post. Sendo assim, não custa valorizarmos esses nobres colegas.

 

Elogie as pessoas com sinceridade! Tenha predisposição a elogiar e seja tardio em criticar. Normalmente fazemos o contrário. Temos dificuldade em reconhecer o trabalho dos outros. Quer ser reconhecido? Reconheça. (@DaniSimoncelos)

 

É fácil constatar a volúpia das pessoas para criticar o trabalho alheio, para isso não poupam palavras e ofensas. Mas quando a ocasião enseja um elogio, isso sequer é mencionado e quando é feito, fica restrito a poucas linhas.

 

Estranhamente temos mais facilidade em criticar do que elogiar, é muito fácil encontrar pela blogosfera comentários e até artigos inteiros de críticas quando um determinado assunto desagrada. Mas não encontramos com a mesma facilidade, os elogios quando um assunto é pertinente.

 

É importante deixarmos de lado o egoísmo e valorizar o trabalho dos companheiros de blogosfera, afinal, isto não é demérito, muito antes pelo contrário, a humildade em reconhecer o trabalho alheio demonstra de forma explícita nossa grandeza.

 

Assim sendo, é importante para todo blogueiro ter o trabalho reconhecido. Faça isso da forma que melhor lhe convier: seja através dos comentários, seja através da divulgação nas redes sociais, seja através da citação em posts.

 

Se não trabalharmos em prol de uma blogosfera mais corporativista, jamais seremos suficientemente grandes. Reconhecer o trabalho alheio e elogiá-lo é gratificante para a pessoa elogiada e um ótimo retorno para sua imagem pessoal, tenha sempre isso em mente.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

5 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;