Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Sobre Celebridades e Segurança nas Redes Sociais

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ninguém pode negar que as redes sociais têm se constituído é uma melhores maravilhas da comunicação moderna. O imediatismo proporcionado pelas redes é fascinante, assim como a facilidade de interação entre público e ídolos. Até bem pouco tempo atrás, a única forma de interação entre ídolos e fãs era através de cartas, às vezes quilométricas.

 

featured5

 

Mas logo a informática deu jeito de estreitar esses laços, especificamente com a advento das redes sociais. Hoje praticamente inexiste celebridade que não possua pelo menos uma conta nas redes sociais, seja ela Twitter, Facebook, Goolge Plus, Orkut, etc.

 

Pra se ter uma ideia do universo das redes sociais no Brasil, segundo pesquisa do Ibope, 79% dos usuários ativos estão em redes sociais no Brasil.

 

Hoje me ocorreu uma dúvida, será que essas celebridades estão preparadas para lidar com tão estreitos laços? Penso que não, haja vista os inúmeros casos de superexposição ou de trapalhadas homéricas proporcionadas pelas celebridades no universo on line. No afã de propiciar aos fãs um canal de diálogo mais íntimo, muitos não tomam os devidos cuidados e acabam por passar por situações constrangedoras.

 

Por isso é muito comum presenciarmos celebridades tropeçando no português, publicando número de telefone celular, fotos íntimas, entreveros de toda sorte e natureza, levando ao conhecimento público, questões que deveriam ser pessoais. Pessoas que ocupam posições de destaque na mídia devem ter cuidado redobrado ao postar algo nas redes sociais, ainda que em suas páginas pessoais. A repercussão pode ser altamente negativa e, inevitavelmente, serão alvos de críticas e especulações.

 

Cada vez mais vivemos num mundo globalizado, onde as tecnologias desempenham um papel fulcral. A internet é um dos meios mais rápidos de comunicação, fornecendo informação diária sobre o que se está a passar aqui e além fronteiras. As redes sociais são um bom exemplo disso. São cada vez mais as pessoas que expõem a sua vida na internet, fazendo disso o dia-a-dia. [Isabe]

 

Creio eu, que esses fatos sempre existiram, porém não chegavam ao conhecimento público com tanta velocidade. Esse papel anteriormente  era exercido apenas pelas revistas de fofocas que alimentavam o imaginário popular.

 

Certo é que a maioria das celebridades não estão preparadas para usar os recursos das redes sociais de forma inteligente e segura. Por isso é constante a divulgação de situações constrangedoras, proporcionadas pelas celebridades, quase que diariamente.

 

É evidente que, por serem pessoas de renome junto ao público e internautas, as ações proporcionadas por eles acabam ganhando muito mais notoriedade na mídia. Porém, vemos que a superexposição on line não é “privilégio” somente das celebridades, muitas vezes nos deparamos com algumas pessoas, às vezes meros desconhecidos, que têm a vida devastada por causa da repercussão de algo que não era para ser tornar público.

 

Tais incômodos decerto não aconteceriam se algumas dicas básicas de segurança fossem seguidas nas redes sociais:

 

1. Leia e releia o que pretende publicar, em certos casos é melhor amarelar na hora do que avermelhar depois;

 

2. Tenha muita cautela sobretudo nas informações que publica e compartilha, se for algo privado, redobre os cuidados;

 

3. Evite a todo custo publicar fotos íntimas no perfil;

 

4. Não se esqueça que as informações compartilhadas com os amigos nas redes sociais, podem ser vistas e compartilhadas por outras pessoas que seguem o perfil deles;

 

5. Antes de publicar algo tenha em mente que seu perfil está aberto a outros usuários. Falhas na configuração de segurança podem expor dados que você não pretendia que fossem disponibilizados.

 

6. Nunca é demais lembrar que as informações compartilhadas nas redes sociais, em alguns casos, são indexadas pelos mecanismos de busca on line e podem ser rastreadas por terceiros.

 

7. Fique sempre atento e revise constantemente suas configurações de privacidade.

 

8. As redes sociais possuem grande capacidade de armazenamento de dados pessoais como: local de trabalho, documentos, data de nascimento, fotos, relações familiares, etc. É bom lembrar que tais dados “passeiam” pela Web de forma indiscriminada, podendo ser utilizados por pessoas inescrupulosas para fins escusos.

 

No mais é aproveitar com inteligência e sabedoria o boom midiático das redes sociais com a devida cautela, se cercando de cuidados básicos, mas que podem evitar muitos transtornos.

 

Sobre o tema:

+ Proteja sua privacidade e evite transtornos

+ As bobagens do twitter e as desculpas esfarrapadas

+ Cuidado com o que você escreve nos blogs

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

2 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;