Leia também...

Leia também...
Manual prático para lidar com gente chata nas redes sociais

Leia também...

Leia também...
Filosofia Para as Massas

Leia também...

Leia também...
Invicioneiro

Leia também...

Leia também...
De criança para criança

8 motivos que me fazem deixar de frequentar um blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A questão sobre o sucesso de um blog já foi arvorada nesse espaço por diversas oportunidades. Como sempre frisei, o sucesso na blogosfera é subjetivo e inerente ao desejo de cada um. Ocorre que alguns blogueiros são fissurados por números, querem ostentar polpudos assinantes de feeds, de seguidores, de audiência, etc. Que fique claro que não tenho nada contra quem tem boa audiência, presumo que trabalharam pra isso e agora apenas colhem os frutos. Ocorre que nem todo mundo está preparado para lidar com o sucesso que seu trabalho como blogueiro lhe proporcionou.

 

arrogante

 

Existe uma frase importante que serve de ensinamento para alguns que se acham muito bons no que fazem: “Não se vanglorie por suas mil qualidades, pois podem ser abolidas por um só defeito, a SOBERBA!!!” [Leyla Alves]

 

Não tenho inveja, muito menos desejo ter um espaço que vá muito além das minhas expectativas, pois a responsabilidade sobre o conteúdo e as pessoas é diretamente proporcional ao crescimento e eu não tenho muito tempo disponível pra dar a devida atenção, caso a audiência cresça muito.

 

Além de blogueiro, esse escriba que vos fala, adora também ler outros blogs, alguns, inclusive, fazem parte da minha rotina desde que passei a frequentar a internet com mais assiduidade. Já aprendi muito e continuo aprendendo com alguns, que são verdadeiros mestres na arte de blogar. [Citei aqui]

 

Porém, alguns blogueiros se equivocam ao pensar o conteúdo como elemento principal de audiência. É óbvio que um bom conteúdo atrai, mas se o blogueiro não tiver habilidade em lidar com os usuários, é um a questão de tempo ver todo trabalho jogado por terra, com a perda gradativa de audiência e consequente fracasso.

 

Alguns defeitos que aparecem em alguns blogs que acompanho, nos quais eu tenho profunda lamentação em enumerar, me fazem abandonar o espaço pra sempre.

 

1. Falta de atenção para com os comentaristas

Alguns blogueiros começam o blog dando atenção especial aos usuários respondendo todos os  comentários, ou dúvidas. Mas com o tempo e consequente aumento de participação, ele prefere agrupar todas as respostas numa única que muitas vezes não atende a contento. Isso quando não ignoram completamente os comentários ou tratam os comentaristas com rispidez.

 

2. Falta de atenção para com os seguidores do perfil nas redes sociais

A maioria dos grandes blogs, ou o proprietário dele, possuem perfil nas redes sociais. No início esse perfil é interativo, dando especial atenção aos seguidores com frequência. Depois que  crescem um pouco, alguns sequer se dão ao trabalho de ler o que foi citado no seu perfil.

 

3. Briga velada com os concorrentes de mesmo nicho

Certos blogueiros iniciam o trabalho inspirado em alguém de mesmo nicho. Normalmente alguém que já faz relativo sucesso. Com o passar do tempo se sentem bons demais e passam a desprezar o trabalho dos concorrentes em prol da exaltação única e exclusiva do seu trabalho.

 

4. Se acham os donos do pedaço

No começo alguns gostam de dar mais credibilidade aos textos e para isso quase sempre citam outros autores ou indicam links interessantes de assuntos similares em outros blogs. Com o tempo passam a citar exclusivamente seus próprios links em todas as postagens.

 

5.  Eu sou o cara +arrogante

Já vi por aí blogueiro se vangloriando de possuir o maior/melhor conteúdo sobre seu nicho. De fato ele pode até ter mesmo, mas não é ele que deveria dizer isso. “Eis o problema do conhecimento: alguns usam sem sabedoria e acabam arrogantes” [J.L.]

 

6. Publicidade em excesso

Em alguns blogs eu tenho dificuldade em saber o que é conteúdo e o que é propaganda, o blogueiro ocupa quase todo espaço das postagens com propaganda ou divulgação de outros posts.

 

7. Postagens idênticas aos concorrentes

É evidente que conteúdos de nicho semelhante têm certa tendência em serem parecidos, mas até o título igual é coincidência demais pra mim.

 

8. Ingratidão

Muitos começaram um trabalho e pra isso recorreram a várias pessoas que muitas vezes ajudaram e incentivaram. Alguns, na época das vacas magras, até comentavam em outros blogs. Com o tempo essas pessoas e/ou blogs são jogados pra escanteio e nem sequer são citadas ou lembradas.

 

"Todos aqueles, cuja alma é sufocada pela soberba e a arrogância, sempre estão fazendo se identificar também pela ingratidão, um dos mais baixos sentimentos que assolam a humanidade" [Ivan Teorilang]

 

Penso que não deve ser muito fácil lidar com o sucesso. A maioria cria o espaço com certa expectativa e quando os resultados são maiores do que o esperado, alguns acabam metendo os pés pelas mãos.

 

É fundamental saber que existe diferença em ser confiante, ousado, determinado e ser arrogante. A sabedoria está justamente em conseguir manter a humildade, sem humildade a arrogância acaba por definir o norte das ações. A humildade é a capacidade de aceitarmos as nossas limitações e reconhecermos que embora sejamos bons em algo, há sempre algo a aprender, há sempre espaço para progredir.

 

Uma pessoa arrogante pode, muitas vezes com facilidade, conseguir seu intento, mas a qualidade e a eficácia acabam não sendo suficientes, por isso o fracasso é iminente. Segundo Mark W. Baker, “a arrogância que nos leva a acreditar que somos superiores aos outros, tem origem no medo de sermos inferiores.”

 

Enquanto alguns blogueiros continuarem se achando os tais e que somente suas qualidades os  farão diferentes e melhores do que os outros, nunca conseguirão entender a fundamental diferença entre a humildade e a arrogância. Jamais saberão que o sucesso com sabedoria só pode ser alcançado pelos humildes. Vão cair com velocidade muito maior do que subiram.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

8 comentários :

The EDN disse... Responder comentário

Blog, blog, blog... Esse foi o título de um dos meus primeiros posts... Realmente, todo cuidado é pouco para manter bons leitores fiéis a um blog. Cometemos erros a todo momento e, muitas vezes, eles têm de ser condescendentes conosco, para um dia voltar a ler nossos posts. Creio que estou passando por este momento, especialmente por postar muito irregularmente, pela absoluta falta de tempo.

15 de fevereiro de 2012 13:11
Tia Fabiane disse... Responder comentário

Realmente, manter um blog não é tarefa fácil... Mas vocês conseguem! Adoro passar por aqui e ler os textos postados, sempre bem escritos, interessantes, às vezes, polêmicos. Adoro!Parabéns!

15 de fevereiro de 2012 21:34
Júnior Gonçalves disse... Responder comentário

De todos os “pecados capitais” listado aqui o que mais deixe maluco é a arrogância. Só porque um blogueiro atingiu certa notoriedade com seu trabalho, não quer dizer que ele deve ficar se exibindo para os que não conseguiram, ou em muitos casos, nem querem essa “fama”. Outros blogueiros conseguem muito mais e nem por isso comportam-se dessa forma.

Já deixei de seguir um blogueiro por causa disso e coincidência ou não, esse blogueiro também é muito ingrato com os que o ajudaram no inicio. Não sei se estamos falando da mesma pessoa José Márcio, mas durante toda a leitura do seu texto só me veio uma pessoa em mente.

Excelente reflexão, parabéns!!!
Abraços,

16 de fevereiro de 2012 14:25
José Márcio disse... Responder comentário

#The EDN, eu que visito regularmente diversos outros blogs posso te dizer que tem muita gente sem noção, ou que mudaram radicalmente o procedimento depois que o blog cresceu. Sobre sua ausência, tenho certeza que nós e os leitores estamos sentindo muito sua falta.

#Tia Fabiane, o espaço aqui é muito eclético, damos pitaco em tudo que assunto, rsrsrs

#Junior Gonçalves, tenho muito medo desses seus poderes mediúnicos... acho que você matou a charada.

Read more: http://www.osinvicioneiros.com.br/2012/02/8-motivos-que-me-fazem-deixar-de.html#ixzz1mdaA475l

17 de fevereiro de 2012 09:25
Max Coutinho disse... Responder comentário

Pois é, conheço muitos casos como aqui descritos mas também conheço casos em que blogueiros deixam de responder aos comentários por falta de tempo. Contudo, não o fazem sem antes avisarem os seus leitores.

Amei o artigo. Um abraço

22 de fevereiro de 2012 17:47
José Márcio disse... Responder comentário

#Max Coutinho, existe essa justificativa mesmo, mas como você bem disse, não custa avisar. Obrigado pela visita e comentário!

23 de fevereiro de 2012 11:00
Vinicius Girraldi disse... Responder comentário

Parabéns José Marcio, adorei seu blog, e concordo com tudo que você disse aqui!

14 de abril de 2012 09:22
Anônimo disse... Responder comentário

Descobri hoje esse blog através de uma busca no Google e pretendo ler sempre que puder. Vejo que os conteúdos são de qualidade, escritos de forma clara e objetiva, e às vezes com um toque de humor. Além de informar sobre o uso consciente da Internet (principalmente as Redes Sociais), aqui também possui textos sobre acontecimentos do mundo que vão me ajudar na hora do vestibular. Recomendarei minhas amigas à lerem os artigos desse blog. Parabéns pelo seu excelente trabalho!!

20 de abril de 2012 13:44

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;