Leia também...

Leia também...
Manual prático para lidar com gente chata nas redes sociais

Leia também...

Leia também...
Filosofia Para as Massas

Leia também...

Leia também...
Invicioneiro

Leia também...

Leia também...
De criança para criança

Agregadores de links, usar ou não eis a questão!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Os usuários mais assíduos da internet já devem ter deparado com o termo Agregador de Links ou Agregador de Conteúdo pela blogosfera. Segundo o amigo blogueiro Marcos Lemos, “Agregadores de Conteúdo são aqueles sites que se envia um link de algo que está publicado em algum blog ou site e as pessoas podem pesquisar, votar, e reorganizar segundo a relevância que a maioria dá para aquele assunto. Ou seja: quanto mais votos ou mais visitas e cliques um determinado link ganhar, mais alto na lista ele irá aparecer e mais visitas terá.”

 

7 melhores agregadores Imagem: Meusitefacil

 

Existem vários sites que disponibilizam o serviço de publicação de links, os mais conhecidos são: Ociosos, Ueba, Colmeia, Linklog, etc. Basta fazer  o cadastro, enviar os links do blog que passarão por uma análise e posteriormente são publicados. Aí é só aguardar a enxurrada de visitantes.

 

Dos serviços supra mencionados esse escriba que vos fala já utilizou os serviços do Ociosos e do Ueba. Não posso negar que a publicação de links nos referidos serviços causaram um aumento considerável na audiência do blog, porém alguns aspectos devem ser considerados antes de mergulhar de cabeça nesses serviços.

 

Preliminarmente gostaria de ressaltar que as questões arvoradas nesse post não possuem natureza técnica, já que não sou especialista em SEO. Trata-se de uma visão meramente superficial de quem já usou os referidos serviços.

 

Segundo alguns mais entendidos, o uso de agregadores de conteúdo aumentam muito a visitas, porém acabem aumentando também a taxa de rejeição do blog, senão vejamos:

 

Considero tráfego de qualidade aquele que possa apreciar o conteúdo de nosso blog e não chegou até ele apenas por ter gostado da imagem da publicação. Tráfego de qualidade para mim são leitores que vieram e que realmente estão interessados no conteúdo do artigo e do conteúdo do restante blog. Embora este recurso não seja completo (para este tipo de análise), mais uma boa forma de se medir é através da taxa de rejeição apresentada no Google Analytics. Pela experiência que obtive neste blog em algumas publicações, pude perceber que a taxa de rejeição apresentada pelas visitas provenientes a agregadores gira sempre acima de 90%, enquanto a taxa de rejeição do restante das visitas do blog ficam sempre abaixo dos 70%. Isso demonstra que boa parte dos leitores que vem de agregadores de conteúdo nos visitam por uma mera convenção ou por terem gostado da imagem da figura. (Dicas para Blogs)

 

Porque os agregadores aumentam a taxa de rejeição do meu blog?
Isso acontece, porque, os visitantes que vem deles, provavelmente, acessam apenas o artigo que foi enviado ao agregador, e assim, acaba saindo do blog poucos segundos depois de ter entrado nele. Se você recebe muitas visitas, grande parte delas sairão rapidamente de seu blog e nem chegarão a ler o seu artigo. Isso aumenta (e muito) a taxa de rejeição. (Desenvolvimento Blogger)

 

Pela análise percebemos que o uso de agregadores de link tem o seu lado positivo porém o preço a se pagar parece não ser muito compensador.

 

“Teoricamente, a taxa de rejeição é calculada pelo número de visitantes que visitaram seu site e olharam apenas uma página. Por exemplo: você teve 100 visitas e 60 pessoas saíram da página sem olhar outras, sua taxa de rejeição será 60%. Quando alguém entra no seu site, é contado como UMA visita única, mesmo se ela entrar em outras páginas. O bom é quando um visitante entra no seu site e continua navegando nele.” (Monetizando)

 

O que pude perceber quando utilizei os serviços do Ociosos foi que o número de visitas teve um aumento considerável, porém a taxa de rejeição cresceu quase que na mesma proporção. Interessante constatar que quando usei o Ueba, embora o número de visitas fosse menor a taxa de rejeição também foi proporcionalmente menor.

 

Portanto nem sempre um número alto de visitas no blog é garantia de qualidade. Percebi que a visitas do Ociosos ficavam em media 0:35 segundos no blog, ou seja, era o tempo de clicar na imagem no agregador, chegar no blog e somente verificar o conteúdo sem lê-lo. O que considero não ser interessante pra ninguém que deseja fidelizar os leitores.

 

De minha parte parei de enviar conteúdo para o Ociosos por não me interessar em receber visitas esporádicas movidas apenas pela curiosidade em torno de um título ou imagem. Você consegue apenas aumentar o número de visitantes ON line, porém não significa necessariamente que são leitores, já que pouquíssimos lêem os artigos.

 

Como eu disse anteriormente eu só usei os serviços do Ociosos e do Ueba, portanto não posso fazer juízo de valor sobre os demais agregadores. No quesito tempo de permanência no blog os visitantes oriundos do Ueba são muito mais interessantes para o blog, pois ficaram um tempo infinitamente maior.

 

Outra coisa que tem me chamado a atenção é que o conteúdo disponibilizado no Ociosos está cada diz mais fútil, com postagens de qualidade no mínimo duvidosa. Estão dando preferência a links de postagens que atraem os curiosos, porém não possuem nenhuma qualidade. A  sequência é sempre a mesma: título instigante, imagem ou vídeo atrativo e conteúdo pífio. De minha parte já não frequento o Ociosos faz tempo, assim como não envio links. Outro detalhe é que o Ociosos proporciona muitas visitas, porém tem atraído uma quantidade cada vez maior de trolls.

 

A dica que deixo é que se você quiser usar os serviços dos agregadores de link é bom dar uma pesquisada na internet sobre a qualidade e resultado desses serviços. É preferível ter um número menor de leitores fiéis do que um número enorme de visitantes esporádicos e qualidade duvidosa. Ademais penso que o quê mais fideliza o leitor ainda é a qualidade dos posts, o fútil atrai mas não fideliza.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

14 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;