Leia também...

Leia também...
Ler e Escrever Bem Com o Auxílio dos Recursos Tecnológicos

Leia também...

Leia também...
Os Embargos Econômicos

Leia também...

Leia também...
Novo

Leia também...

Leia também...
A Liberdade de opinião é um Direito, não uma Obrigação

Agregadores de links, usar ou não eis a questão!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Os usuários mais assíduos da internet já devem ter deparado com o termo Agregador de Links ou Agregador de Conteúdo pela blogosfera. Segundo o amigo blogueiro Marcos Lemos, “Agregadores de Conteúdo são aqueles sites que se envia um link de algo que está publicado em algum blog ou site e as pessoas podem pesquisar, votar, e reorganizar segundo a relevância que a maioria dá para aquele assunto. Ou seja: quanto mais votos ou mais visitas e cliques um determinado link ganhar, mais alto na lista ele irá aparecer e mais visitas terá.”

 

7 melhores agregadores Imagem: Meusitefacil

 

Existem vários sites que disponibilizam o serviço de publicação de links, os mais conhecidos são: Ociosos, Ueba, Colmeia, Linklog, etc. Basta fazer  o cadastro, enviar os links do blog que passarão por uma análise e posteriormente são publicados. Aí é só aguardar a enxurrada de visitantes.

 

Dos serviços supra mencionados esse escriba que vos fala já utilizou os serviços do Ociosos e do Ueba. Não posso negar que a publicação de links nos referidos serviços causaram um aumento considerável na audiência do blog, porém alguns aspectos devem ser considerados antes de mergulhar de cabeça nesses serviços.

 

Preliminarmente gostaria de ressaltar que as questões arvoradas nesse post não possuem natureza técnica, já que não sou especialista em SEO. Trata-se de uma visão meramente superficial de quem já usou os referidos serviços.

 

Segundo alguns mais entendidos, o uso de agregadores de conteúdo aumentam muito a visitas, porém acabem aumentando também a taxa de rejeição do blog, senão vejamos:

 

Considero tráfego de qualidade aquele que possa apreciar o conteúdo de nosso blog e não chegou até ele apenas por ter gostado da imagem da publicação. Tráfego de qualidade para mim são leitores que vieram e que realmente estão interessados no conteúdo do artigo e do conteúdo do restante blog. Embora este recurso não seja completo (para este tipo de análise), mais uma boa forma de se medir é através da taxa de rejeição apresentada no Google Analytics. Pela experiência que obtive neste blog em algumas publicações, pude perceber que a taxa de rejeição apresentada pelas visitas provenientes a agregadores gira sempre acima de 90%, enquanto a taxa de rejeição do restante das visitas do blog ficam sempre abaixo dos 70%. Isso demonstra que boa parte dos leitores que vem de agregadores de conteúdo nos visitam por uma mera convenção ou por terem gostado da imagem da figura. (Dicas para Blogs)

 

Porque os agregadores aumentam a taxa de rejeição do meu blog?
Isso acontece, porque, os visitantes que vem deles, provavelmente, acessam apenas o artigo que foi enviado ao agregador, e assim, acaba saindo do blog poucos segundos depois de ter entrado nele. Se você recebe muitas visitas, grande parte delas sairão rapidamente de seu blog e nem chegarão a ler o seu artigo. Isso aumenta (e muito) a taxa de rejeição. (Desenvolvimento Blogger)

 

Pela análise percebemos que o uso de agregadores de link tem o seu lado positivo porém o preço a se pagar parece não ser muito compensador.

 

“Teoricamente, a taxa de rejeição é calculada pelo número de visitantes que visitaram seu site e olharam apenas uma página. Por exemplo: você teve 100 visitas e 60 pessoas saíram da página sem olhar outras, sua taxa de rejeição será 60%. Quando alguém entra no seu site, é contado como UMA visita única, mesmo se ela entrar em outras páginas. O bom é quando um visitante entra no seu site e continua navegando nele.” (Monetizando)

 

O que pude perceber quando utilizei os serviços do Ociosos foi que o número de visitas teve um aumento considerável, porém a taxa de rejeição cresceu quase que na mesma proporção. Interessante constatar que quando usei o Ueba, embora o número de visitas fosse menor a taxa de rejeição também foi proporcionalmente menor.

 

Portanto nem sempre um número alto de visitas no blog é garantia de qualidade. Percebi que a visitas do Ociosos ficavam em media 0:35 segundos no blog, ou seja, era o tempo de clicar na imagem no agregador, chegar no blog e somente verificar o conteúdo sem lê-lo. O que considero não ser interessante pra ninguém que deseja fidelizar os leitores.

 

De minha parte parei de enviar conteúdo para o Ociosos por não me interessar em receber visitas esporádicas movidas apenas pela curiosidade em torno de um título ou imagem. Você consegue apenas aumentar o número de visitantes ON line, porém não significa necessariamente que são leitores, já que pouquíssimos lêem os artigos.

 

Como eu disse anteriormente eu só usei os serviços do Ociosos e do Ueba, portanto não posso fazer juízo de valor sobre os demais agregadores. No quesito tempo de permanência no blog os visitantes oriundos do Ueba são muito mais interessantes para o blog, pois ficaram um tempo infinitamente maior.

 

Outra coisa que tem me chamado a atenção é que o conteúdo disponibilizado no Ociosos está cada diz mais fútil, com postagens de qualidade no mínimo duvidosa. Estão dando preferência a links de postagens que atraem os curiosos, porém não possuem nenhuma qualidade. A  sequência é sempre a mesma: título instigante, imagem ou vídeo atrativo e conteúdo pífio. De minha parte já não frequento o Ociosos faz tempo, assim como não envio links. Outro detalhe é que o Ociosos proporciona muitas visitas, porém tem atraído uma quantidade cada vez maior de trolls.

 

A dica que deixo é que se você quiser usar os serviços dos agregadores de link é bom dar uma pesquisada na internet sobre a qualidade e resultado desses serviços. É preferível ter um número menor de leitores fiéis do que um número enorme de visitantes esporádicos e qualidade duvidosa. Ademais penso que o quê mais fideliza o leitor ainda é a qualidade dos posts, o fútil atrai mas não fideliza.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

14 comentários :

Inácio Rolim disse... Responder comentário

Hi, José Márcio,

Os agregadores de links são 'o paraíso dos paraquedistas', amigo!
Pra quem quer quantidade...

[]'s Inácio Rolim

2 de fevereiro de 2012 16:05
Junior Gonçalves disse... Responder comentário

Olá José Márcio,

Interessante ler um artigo assim justamente na semana em que comecei a fazer alguns testes em agregadores de links. Cadastrei-me em alguns agregadores e estou acompanhando os resultados desse tipo de divulgação. Ainda não terminei meus testes, mas até o momento percebi uma coisa muito ruim em um desses serviços: a quantidade de mercenários encontramos por lá. Muitos usuários adicionam você como amigo logo que você chega só para depois pedir para você recomendar o artigo deles que cá entre nós é um lixo e apelativo.

Abraços,
Júnior

3 de fevereiro de 2012 14:39
José Márcio disse... Responder comentário

#Inácio Rolim, é verdade, paraquedistas adoram pousar nos links indicados nos agregadores.

#Junior Gonçalves, bacana, depois vc passa pra gente as análises feitas. Mas os mercenários atuam como erva daninha nesses serviços.

3 de fevereiro de 2012 15:32
Jairo Grossi disse... Responder comentário

Antigamente já acessei mais o Ocioso e não posso negar que às vezes encontrava lá muitos sites e blogs com piadas, imagens, fotos ou artigos muito criativos e alguns bem engraçados, mas não me tornei um regular frequentador de nenhum deles em específico.
Acho que você tem completa razão a respeito desta taxa de rejeição, pois têm alguns blogs que a gente é atraído por um título ou imagem que parece legal, e aí quando acessamos, não corresponde ao que esperávamos. Isto, pra mim, de certa forma "queima" a imagem do blog, e até também um pouco do próprio agregador. Por isso que estou meio sumido destes lugares atualmente. De vez em quando dou uma espiada, mas é raro.

4 de fevereiro de 2012 11:30
Sybylla disse... Responder comentário

Tive a infelicidade de utilizar o Ocioso e o aumento nas visitas trouxe trolls em demasia. Parei de utilizar antes de me irritar. Aliás, foi por causa do Ocioso que tive que pôr os comentários em moderação pela quantidade de ofensas de manés sem educação que chegavam.

Nunca mais utilizo esse tipo de sistema para divulgar links. Quando a gente gosta do blog, a gente indica, twitta e comenta. Essa é a melhor forma de divulgação.

Abraço!

4 de fevereiro de 2012 14:52
José Márcio disse... Responder comentário

#Jairo Grossi, sou também um ex-usuário do Ociosos. Como você bem disse tem muita enganação.

#Sybylla, eu também já usei o serviços do Ociosos. Trazem muitas visitas, mas no frigir dos ovos de fato não compensa.

6 de fevereiro de 2012 09:19
Tadeus Blog disse... Responder comentário

Fui perceber que os agregadores não traziam tantos benefícios quando meu blog já estava com uma taxa de rejeição bem alta.
Os agregadores são bons para blogs que estão começando e precisam de mais visitas para alavancar um pouco as coisas.
Depois de um tempo tem que parar com a maioria deles e sempre tomar cuidado em focar no que realmente vc quer mostrar em seu blog.
Muito boa essa postagem.
Parabéns.
Abraço

7 de fevereiro de 2012 09:50
José Márcio disse... Responder comentário

@Tadeus Blog é verdade, no ínicio os agregadores são bons propagandistas, mas depois, como vc bem frisou, aumenta muito a taxa de rejeição. Ter um foco definido também é outro aspecto a se considerar, além, é claro, da qualidade das postagens. Obrigado pelo elogio e visita, volte sempre!

7 de fevereiro de 2012 10:53
The EDN disse... Responder comentário

Através de sítios assim consegue-se mais divulgação, mas será esse realmente o objetivo? Nem todos escrevem um blog única e exclusivamente com esse foco...

7 de fevereiro de 2012 12:01
Ana Karenina disse... Responder comentário

Oi

Já experimentei também os agregadores e tive um aumento de visitas somente naquele dia que foi aprovado, mas não se reverteu em assinantes de feeds.

Quando eu ainda estava experimentando fui vendo que a buroracia pra submeter um link era cada vez maior, minha internet não ajudou, a preguiça aumentou e acabei desistindo.

Hoje não sinto a menor falta, não faz diferença, meu blog está crescendo devagar e naturalmente, sem que eu me submeta a nada que eu não goste de fazer.

Acho que a era dos agregadores já passou pra muita gente, hoje as pessoas pensam mais em aparecer mais para o google e seus usuários, acho justo.

Um abraço

@anakint

25 de fevereiro de 2012 21:09
Arierom Salik disse... Responder comentário

Fato, caro Invicioneiro!
A taxa de rejeição despencou consideravelmente quando abandonei esta prática burocrática (concordo com a Ana!) que na realidade não agrega valor ao conteúdo que busco desenvolver.

Não sinto falta nem necessidade, a qualidade de uma visita não tem preço. Por vezes, para prestigiar e testar a taxa de rejeição e tais, faço um laboratório com alguma novidade linkadora que surge.

Com três anos de blogosfera a gente amadurece. Hoje me dá mais satisfação saber o tempo que cada visita permanece no blog e a taxa de retornos pelo no Analytics, por exemplo.

Forte abraço!

27 de fevereiro de 2012 10:47
Vinicius Girraldi disse... Responder comentário

Por enquanto, a única coisa que tenho que falar para você, José Márcio, é parabéns pelo artigo. Não posso falar muito sobre agregadores, pois sou apenas autor de um blog, não sou administrador.

14 de abril de 2012 09:31
Henrique Araújo disse... Responder comentário

Interessante esse ponto de vista, com o passar do tempo estou tentando entender cada vez mais a blogosfera e esse post me ajudou muito! obrigado!

4 de maio de 2012 15:35
DORK disse... Responder comentário

Tem como se beneficiar de agregadores sem corromper os dados do Analytics.

Existe a ferramenta de filtros, basta adicionar um URL desejado e selecionar EXCLUIR. O analytics irá ignorar os acessos completamente deste URL, com isso a taxa de rejeição e o tempo de permanência são contados apenas dos tráfegos de qualidade.

Eu uso o ocioso diáriamente, quase todos os meus posts entram lá, porém as visitas não são contadas pelo google.

Fora isso, concordo TOTALMENTE com o seu post, agregadores são um veneno na hora de ranquear uma página no google.

23 de outubro de 2012 04:34

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;