Leia também...

Leia também...
Manual prático para lidar com gente chata nas redes sociais

Leia também...

Leia também...
Filosofia Para as Massas

Leia também...

Leia também...
Invicioneiro

Leia também...

Leia também...
De criança para criança

10 coisas que você precisa saber antes de entrar numa rede social

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A internet é uma das maiores invenções modernas pois propicia um contato instantâneo entre seus usuários nos quatro cantos do mundo. Na esteira da modernidade propiciada pela internet temos o surgimento das redes sociais que segundo  a Wikipédia: são uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.

duvida

 

São várias as opções existentes entre os serviços que oferecem as chamadas redes sociais. Muito embora alguns vejam como um mercado promissor no que tange especialmente aos negócios a  serem implementados por esse recurso. Não podemos negar que as redes sociais são sobretudo, uma rede que liga pessoas.

 

Cada um escolhe sua rede social de acordo com a preferência pessoal. É, até certo ponto natural, que muitas pessoas vejam uma competição velada entre os serviços, penso que todos podem conviver harmoniosamente, muito embora seja natural que as pessoas tenham preferência por aquelas que apresentam um maior número de usuários.  [Sobre o tema: Guerra das Redes Sociais? Que idiotice é essa?]
 

1. O que você quer?

Obviamente que quem decide ingressar numa rede social o faz por algum motivo, nesse caso é sempre bom verificar os serviços disponíveis pra se certificar de qual atende os seus anseios.

 

2. Amigos virtuais são amigos virtuais

Muitos ingressam nas redes sociais pra fazer amizades, as redes sociais permitem a possibilidade da comunicação instantânea, a praticidade de interação e o estreitamento de laços com os mais diversos perfis, mas cuidado, não é porque uma pessoa te adiciona numa rede social que ela quer ser sua amiga.

 

3. Cuidado com a superexposição

Várias pessoas relatam a rotina de sua vida nas redes sociais. Falando inclusive de questões pessoais, é sempre bom saber que as postagens públicas vagueiam pela web e pessoas mal intencionadas podem usá-las para fins escusos.

 

4. Ser popular é pra poucos

Nem todo mundo que ingressa numa rede social terá inúmeros seguidores, é preciso ter algum diferencial pra se tornar popular. É bom saber que inúmeros contatos trazem consigo inúmeros problemas e inúmeros trolls e haters, esteja preparado pra isso.

 

5. Respeitar as opiniões é fundamental

Redes sociais são ambientes de trocas de informações, de opiniões e interação. Cada pessoa carrega consigo suas próprias visões sobre os mais diversos assuntos, se não concorda com algo procure um forma de expressar isso sem ofender outras pessoas. E não se iluda, muitas pessoas também irão discordar de você. Esteja preparado para conviver com opiniões contrárias à sua. Respeite para ser respeitado.

 

6. Seja claro nas suas explanações

Como as redes sociais são um ambiente de uso irrestrito, inúmeros pessoas com diferentes opiniões e visões frequentam o espaço. É muito comum que pessoas tenham interpretações equivocadas sobre um determinados assuntos. Por isso é bom sempre colocar suas opiniões de forma clara e objetiva, ainda assim esteja preparado,  várias pessoas deturparão suas palavras, dando interpretações de que fato não existem.

 

7. Respeito os direitos autorais

É muito comum nos depararmos com várias citações e indicações de outros autores. Caso faça uso desse expediente é indispensável citar a fonte.

 

8. Seja o primeiro a reconhecer suas limitações

O que mais irrita os usuários de redes sociais são pessoas que querem transparecer muita erudição. A humildade e simplicidade é sempre algo admirável nas redes sociais. Querer aparentar aquilo que de fato não é, torna-se um risco iminente.

 

9. Cuidado com o vício

Redes sociais são fascinantes, principalmente se você começa a ter mais visibilidade entre os contatos. É muito comum que pessoas fiquem viciadas e fascinadas pelo encantos de uma popularidade fictícia. É preciso certa cautela no uso das redes sociais, procure outras alternativas na web, como ler notícias, blogs, bons artigos.

 

10.  Duvide das opiniões alheias e tire suas próprias conclusões

Redes sociais são um assunto muito comum na web, algumas matérias são extremamente tendenciosas no sentido de bajular uma em detrimento a outras. Por isso é importante que você mesmo tire suas conclusões através de experiências nos diversos serviços oferecidos. Acontece muito de serviços pagarem matérias pra falarem bem de umas em detrimento a outras. Fique atento!

 

Por fim, redes sociais são uma maravilha, pois proporcionaram a troca de experiências que jamais imaginaríamos, pois é possível estar em contato com uma pessoa o outro lado do mundo como se a mesma estivesse ali do lado. Certo dia eu disse numa rede social que gostaria muito de conhecer pessoalmente algumas pessoas com as quais mantenho contato, pois parecem serem pessoas formidáveis.

 

Mas nem tudo são flores em redes sociais, por isso é muito importante estar preparado para as frustações que via de regra ocorrem nesses espaços. O amigo virtual de hoje pode ser seu inimigo mortal amanhã, pense nisso…

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

3 comentários :

Viviane Pereira disse... Responder comentário

Excelente texto Zé! Estas não são dicas que podem ser carregadas só nas redes sociais, mas pra vida real tb!

12 de abril de 2012 14:35
ferreira nas disse... Responder comentário

Adorei as dicas e fazer bom uso delas

6 de setembro de 2012 19:05
ferreira nas disse... Responder comentário

adorei as dicas e com certeza vai ser muito útil

6 de setembro de 2012 19:07

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;