Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Ocorrências Policiais com Câmeras

segunda-feira, 25 de junho de 2012

 

 

 

As abordagens policiais nos EUA são gravadas em vídeo, a partir de câmeras instaladas no interior dos carros (viaturas ou guarnição, no jargão policial). Pela lei americana, as filmagens subsidiam as ocorrências, tornando-se importantes materiais de prova e embasando as sentenças dos rigorosos tribunais americanos.

 

Embora não seja eu um profundo conhecedor de assuntos ligados à segurança pública, eu penso se não seria o caso de a polícia brasileira também adotar tal procedimento, instalando câmeras de vídeo em suas viaturas. Com as adequações em nossa legislação, creio que esta mídia inibiria excessos tais como os abusos de policiais e, por outro lado, serviria de prova nas hipóteses de desacato à autoridade. Seria, antes de tudo, uma proteção para o cidadão e a salvaguarda de policiais diante de falsas acusações de tortura, corrupção e outros desvios, mostrando a realidade dos fatos através das imagens gravadas. Se não resolve todos os problemas da criminalidade, acredito que pelo menos diminuirá as notícias estranhas nas crônicas policiais, envolvendo diligências policiais mal sucedidas ou mal intencionadas (vide o caso emblemático da jovem engenheira que desapareceu após uma blitz policial no Rio).

 

É óbvio que, antes de tudo, fazem-se necessários o treinamento e a valorização profissional daqueles que têm a missão de servir e proteger a população. Mas para ilustrar a minha tese, certa vez eu vi na TV uma das situações mais inusitadas - por não dizer cômicas - envolvendo operações policiais filmadas que foi parar inclusive no “Top 20 Most Shocking” (um programa de vídeos com situações bizarras da vida real, exibido no canal por assinatura Tru TV).

 

Em determinada ocorrência policial numa estrada do Arizona, nos EUA, a câmera havia sido posicionada no parabrisa dianteiro da guarnição, de modo que gravava tudo no interior do veículo.

 

As imagens mostravam o policial sentado no banco do motorista, lavrando uma multa. E no banco traseiro, à esquerda do vídeo, a câmera mostrava o motorista a ser multado: um jovem de óculos.

 

Em dado momento, o rapaz fala para o policial, num tom desafiador:

 

“Eu vou me safar desta!”

 

“Se safar? Mas como?” - indaga o policial.

 

“Você me bateu!”

 

“Como assim, te bati?”

 

“Assim ó!”

 

E imediatamente o jovem começa a desferir socos em seu próprio rosto, num ridículo autoflagelo, quase quebrando os óculos.

 

Tranquilo, o policial continua a preencher a multa e adverte:

 

“Pode continuar [a se esbofetear]. E sorria, porque você está sendo filmado e multado...!”

 

 

Operacoes_policiais

 

 

*Crônica publicada na Folha de Paraopeba, edição de junho.

 

 

Bonus Track:

 

Charge_Harley_Coqueiro_Demostenes_Cachoeira

 

** Charge publicada na Folha de Paraopeba, edição de junho, retratando as desventuras do senador Demóstenes Torres em razão de seus envolvimentos com Carlinhos Cachoeira

 

Sobre o Autor:
Harley Coqueiro

Harley Coqueiro - um cara da paz, iluminista, evangélico não fundamentalista, pai do Ulisses e do Dante. Já desenhou charges, escreveu poemas e compôs canções gospel. Tem como pecados, gostar em excesso de rock'n'roll, filmes e comida!

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

0 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;