Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Qual é o seu real objetivo no mundo virtual?

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

 

A pergunta que intitula essa postagem pode já ter povoado a mente de alguns internautas, porém, pode ser que alguns também nunca tenham parado pra pensar a respeito disso e talvez nem tenham uma resposta já formulada. Mas seria bom que tivessem…

 

Construindo-objetivos-inspiradores-Bruno-Calderaro-2

 

Um tema sempre recorrente nesse espaço, a maioria  já deve ter percebido, é sobre o comportamento das pessoas nas redes sociais. Não sou especialista em pessoas e muito menos em redes sociais. Minhas opiniões, na maioria das vezes, são balizadas no conhecimento adquirido ao longo do tempo em que eu frequento o universo virtual, mais precisamente as redes sociais. Eu gosto de analisar o comportamento das pessoas exatamente por não seguirem um padrão pré-determinado, cada qual possui um desejo diferente no que tange ao convívio on line.

 

Popularidade, sucesso, interação, o que mesmo você busca nas redes sociais?

 

Se formos pensar pelo lado prático da coisa, logo perceberemos que o comportamento do indivíduo no mundo virtual possui suas peculiaridades, por isso sempre somos surpreendidos ou positivamente, ou negativamente. É bom que se diga que não é prudente criar muita expectativa em relação aos indivíduos, assim os riscos são menores, pois quanto maior a expectativa, maior a frustração.

 

Vejo constantemente pessoas reclamando sobre alguns atos ou palavras ditas por alguém no mundo virtual que acabou por decepcionar e magoar profundamente. Como eu disse, as pessoas são diferentes, e, na maioria das vezes, o perfil virtual é muito diferente da pessoa real. As pessoas nem sempre são o que aparentam ser. Por isso é sempre bom ter cautela no trato com as pessoas no mundo virtual.

 

Acho interessante constatar que no mundo virtual as opiniões vão de um extremo ao outro com uma velocidade impressionante. Você pode ser admirado ou odiado numa mesma postagem publicada no seu perfil da rede social, e, na maioria dos casos, por pessoas que você sequer conhece pessoalmente. A opinião positiva ou negativa vai depender muito da imagem que a pessoa moldou a seu respeito no subconsciente.

 

E o quer um pessoa que quando cria um perfil numa rede social? Obviamente que se fizéssemos um enquete a este respeito, as respostas seriam bem subjetivas, pois cada qual possui uma motivação. Alguns querem fazer amizades, outros tantos apenas se autopromover. Alguns querem encontrar um alma gêmea, outros tantos apenas enganar. Alguns querem levar conhecimento, outros tantos apenas criticar. Alguns querem ser reais, outros tantos apenas uma utopia. Alguns querem aprender, outros tantos apenas se divertir.

 

todos-nos-temos-apenas-um-objetivo-citacao

 

Podemos perceber que várias nuances permeiam o intento de uma pessoa ao criar um perfil nas redes sociais. Penso que não existe um padrão ou vontade coletiva. Porém, acredito que existam pessoas com intenções e gostos similares, por isso, cada qual deve analisar seu objetivo e procurar entre os diversos perfis, aqueles que possuem ideias e pensamentos que vão de encontro aos seus.

 

Falo sempre que as redes sociais foram criadas para interligar as pessoas. Ao adicionar uma pessoa você está permitindo que aquele indivíduo participe da sua vida virtual, por isso é sempre bom ser criterioso em relação a isso. Pois assim como você não abre a porta da sua casa para qualquer desconhecido, você também não deve ir adicionando pessoas indiscriminadamente somente para tornar seu perfil populoso ou atraente.  Assim como existem pessoas bem intencionadas que querem interagir e fazer amizades, existem também pessoas mal intencionadas que usam as redes sociais para enganar e ludibriar a boa fé das pessoas para praticar todos os tipos de golpes.

 

Seu perfil numa rede social pode se tornar um cartão de visitas atuando de forma positiva ou negativa a seu respeito. Hoje várias empresas fazem uma varredura nos perfis dos candidatos a um emprego. Acredite, suas postagens podem falar muito a seu respeito, e podem também ocasionar a garantia ou perda de uma vaga em um bom emprego.

 

Empresas pesquisam perfil de candidatos nas redes sociais

 

Outra coisa com a qual precisamos ficar atentos é que as informações postadas nas redes sociais possuem uma repercussão instantânea, dificilmente alguém consegue remediar uma “saia justa” provocada por uma declaração ou comentário mal colocado. Hoje temos vários parentes, amigos e conhecidos presentes nas redes sociais. Qualquer postagem nossa pode ganhar uma dimensão muito maior do que gostaríamos e causar um mal estar quase irreparável entre amigos e parentes. Acredite, as pessoas dão muita importância ao que é postado nas redes sociais, mais até do que deveriam.

 

Outra dia eu estava ouvindo duas amigas conversando no ônibus e uma delas estava reclamando de determinada pessoa que não respondia ao pedido de amizade dela no Facebook. Ela dizia: “eu não entendo, nunca fiz nada pra fulana de tal, porquê será que ela está me ignorando dessa forma”? É sério, alguns perderam completamente a noção do que é real e do que é virtual e depositam nas amizades virtuais uma confiança e expectativa acima até mesmo das próprias relações reais.

 

O fato é que temos que sermos mais humanos, usarmos a tecnologia a nosso favor sim, mas não de uma maneira que nos domine, pois caso contrário, seremos eternos escravos da modernidade e deixaremos o nosso lado humano cada vez mais de lado. [Leandro Delalata]

 

Nunca é demais lembrar que nosso perfil nas redes sociais é apenas um instrumento para facilitar o contato. É sempre pertinente não alimentar esperanças e expectativas demasiadas em torno das pessoas. Decepções com relacionamentos virtuais tem causado depressão em muitas pessoas, e isso não é saudável ou normal.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Circule no Google+.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

3 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;