Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Quer privacidade? Não entre nas redes sociais!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

 

Sempre me deparo com algumas pessoas comentando sobre o tema privacidade nas redes socais. Recentemente apareceu um aviso (normalmente ninguém sabe de onde isto surge) alertando para os usuários do facebook sobre algumas medidas a serem tomadas pra evitar que os amigos dos nossos amigos vejam nossas postagens, citando inclusive uma Reportagem do Fantástico.

 

privacidade-menina

Imagem: http://cartilha.cert.br/privacidade/

 

Assim como vários outros, tudo não passa de um viral criado com o intuito apenas de ludibriar a boa fé das pessoas, senão vejamos: [Viral no Facebook dá dica errada sobre como proteger privacidade]

 

Face2

 

Ora, sabemos que as redes sociais possuem algumas nuances e peculiaridades, dentre eles é a possibilidade de definirmos nossos cantatos e separá-los de acordo com nosso conveniência. Ou seja, em qualquer dos serviços oferecidos existe a possibilidade de uma postagem ser pública ou privada, coisa que é possível definir antes dela ir pro ar.

 

Diante disso, qualquer postagem pública pode ser vista por quem quer que seja, enquanto as postagens privadas podem ser vistas somente por aquelas pessoas definidas por você. Outra coisa, se você quer que determinada coisa fique em sigilo, é conveniente não postar numa rede social. Pra isso existem outras formas de comunicação mais seguras. 

 

Pedir sigilo numa rede social é como você contar um segredo pra várias pessoas e pedir sigilo, ora, se não quer que ninguém saiba o mais conveniente é não contar pra ninguém. Ninguém sabe qual a repercussão que uma determinada postagem pode ganhar, fato é que em segredo com certeza ela não vai ficar.

 

O que  as pessoas precisam aprender é que, aquilo que eu não quero que as pessoas saibam, não deve ser postado. Entre seus contatos estão pessoas do seu convívio, mas estão também pessoas que você foi adicionando indiscriminadamente, como confiar que tais pessoas não vão divulgar o que você postou?

 

As redes sociais são um ambiente onde transitam vários tipos de pessoas. Muitos desses contatos sequer conhecemos pessoalmente, aquele amigo fiel com o qual você confessa seus segredos pode ser um bandido travestido de mocinho. Já disse por várias vezes que nas redes sociais nem sempre o bom ou ruim é aquilo que aparenta ser. Qualquer um pode criar um perfil fake e se passar por bom moço ou moça, se tiver um pouco de lábia ele vai conseguir enganar muita gente. A maioria das pessoas que frequentam as redes sociais não são exatamente iguais fora do ambiente virtual, por isso nossos cuidades devem ser redobrados.

 

As redes sociais possuem algumas características próprias que as diferenciam de outros meios de comunicação, como a velocidade com que as informações se propagam, a grande quantidade de pessoas que elas conseguem atingir e a riqueza de informações pessoais que elas disponibilizam. Essas características, somadas ao alto grau de confiança que os usuários costumam depositar entre si, fez com que as redes sociais chamassem a atenção, também, de pessoas mal-intencionadas. (Cartilha Cert]

 

Não existe qualquer recurso que garanta uma privacidade absoluta, o que existe são procedimentos que podemos tomar para tentar minimizar a repercussão de determinados assuntos. Como verificar se a postagem vai ser pública ou limitada a um determinado grupo. Mesmo assim isso não garante sigilo. A dica que dou é: seja prudente nos assuntos tratados nas redes sociais, não quer repercussão, não fale. Não quer divulgação dos assuntos que posta, não entre nas redes sociais.

 

O que mais vemos nas redes sociais são pessoas que não possuem qualquer noção dos riscos das informações ali publicadas. Já vi pessoas publicarem todos os passos que dão diariamente: “estou indo viajar, ficarei uma semana fora”. Ora, bandidos podem estar entre seus contatos e com certeza vão aproveitar sua ausência pra fazer uma limpa na sua casa. Outros marcam encontros com pessoas que só conhecem virtualmente, casos e mais casos de infortúnios ocorridos nesses encontros são publicados diariamente na mídia, e, mesmo assim, não são suficientes pra que as pessoas tenham um pouco mais de cuidado.

 

Portanto esqueça essa história de privacidade nas redes sociais, isso e conto da carochinha, ninguém pode garantir que sua informação não seja divulgada. O que precisamos ter é cuidado com o que postamos, depois que foi divulgado ninguém mais consegue controlar, torna-se uma nau a deriva.

 

As redes sociais são uma maravilha, isso ninguém discute, mas assim como temos pessoas de bem que querem apenas interagir, temos também pessoas inescrupulosas que só estão ali em busca de uma oportunidade pra cometer crimes. Por isso sempre desconfie de propostas muitos vantajosas e de pessoas que aparentam ser boazinhas demais, não confie seus segredos pra quem você só conhece virtualmente, aliás, é mais prudente nunca usar as redes sociais pra isso.

 

Proteja sua privacidade e evite transtornos

 

Quer contar um segredo pra um amigo, use seu celular, a menos que ele esteja grampeado, o risco de mais alguém saber é ínfimo perto da repercussão que esta mesma informação pode ganhar nas redes sociais , pense nisso! E sempre desconfie desses procedimentos que são publicados nas redes sociais sobre privacidade ou novos recursos. Use sempre o site dos proprietários desses serviços, ou sites de tecnologia para verificar a veracidade dessas informações antes de usar ou repassar. Várias dessas sugestões não passam de golpes publicitários ou iscas para cometimento de crimes.  Quer um exemplo? Dá uma lida nessa matéria sobre essa história de saber que visitou seu perfil no Facebook… (aqui)

 

Recomendo a leitura:

+ Cartilha de segurança para a internet

+ Privacidade nas Redes Sociais

+ Privacidade nas redes sociais quem quer

+ No Facebook, “aviso de privacidade” é mais um viral enganoso

 

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Circule no Google+.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

1 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;