Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Opinião: eu posso ter, você também!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

 
No universo virtual estamos sempre nos deparando com opiniões diversas sobre os mais diferentes assuntos. Mas percebe-se que grande parte das pessoas não sabe o que vem a ser uma opinião, ou pelo menos, não sabe o que isso representa. Tudo bem, então vamos lá para uma explicaçãozinha básica para quem não sabe o que é uma OPINIÃO, de acordo minha VISÃO:  Segundo o Dicionário de On Line de Português, OPINIÃO É: _s.f. Juízo ou sentimento, que se manifesta em assunto sujeito a deliberação. Parecer, voto. Crença.  (Do Lat. opinio)
 
opiniões-637x380
 
Portanto, opinião é uma visão pessoal sobre determinado assunto. Não significa que eu esteja certo e a outra pessoa que pensa diferente errada. Significa apenas a minha visão sobre aquele assunto. Segundo Jim West, alguém que tem absoluta certeza do que está dizendo não emite uma opinião mas sim uma resposta conclusiva e irretorquível.
 
Ex.: O microprocessador do meu computador precisa de um cooler, uma ventoinha. Eu digo que este cooler tem a finalidade única de refrigerar o processador para que ele não aqueça em demasia. Isto não é então uma opinião, mas uma certeza de minha parte. [Jim West]

Opinião qualquer um pode ter. Aliás, nas redes sociais temos opiniões sobre tudo e qualquer assunto, para todo gosto e vontade. Se eu gosto de determinadas opiniões de determinadas pessoas, eu crio uma sinergia e uma empatia para com aquele grupo. Dó contrário, se eu estou sempre em desalinho com determinadas opiniões eu crio uma antipatia. Logo, nas redes sociais, é comum as pessoas se agruparem de acordo com similaridade de assuntos.
 
Nesses tempos em que as redes sociais estão cada vez mais presentes nas nossas vidas, é comum querermos palpitar sobre os diversos assuntos presentes nessas redes. Ocorre que grande parte das pessoas não entende a opinião como uma visão pessoal sobre determinado assunto, muitos acham que quando uma pessoa emite uma opinião sobre algo ela na verdade busca convencer todos da sua verdade. Isso pode até acontecer de fato, mas uma opinião é apenas uma opção, um caminho, uma visão a mais sobre aquele assunto.
 
Assim sendo, pode-se dizer então que opiniões são caminhos para se chegar a uma verdade. Se esta permanecer será uma verdade, se for alterada mais tarde ou provada inexata voltará a ser um objeto de opiniões.
 
Nada impositivo é bem aceito, portanto quando emitimos uma opinião estamos sujeitos a receber críticas ou elogios à nossa postura. A crítica quando bem fundamentada nos leva a reflexão, podendo inclusive, nos mostrar uma nova visão que anteriormente não tínhamos. Mas quando a crítica possui o intuito apenas de ofender, sem qualquer argumento para embasá-la, cria-se então uma antipatia a quem recebe, pois no fundo percebemos que a pessoa na verdade não quer debater, mas apenas demonstrar a sua estupidez.
 
Eu disse recentemente, aqui mesmo no blog, que Está cada dia mais difícil ter opinião em redes sociais, pois as pessoas estão cada vez mais intolerantes. Para alguns, qualquer opinião divergente já é motivo para sequência uma de impropérios intermináveis contra o interlocutor.
 
É interessante constatar que uma opinião pessoal pode se transformar numa Opinião Pública. A título ilustrativo pudemos acompanhar recentemente uma sequência de manifestações que se alastraram país afora, tendo como precursoras as opiniões e o clamor popular iniciados nas redes sociais. Percebemos que a opinião pública se torna mais poderosa e efetiva quando se transforma em “Clamor Público” que pode forçar e levar à mudanças profundas na Sociedade.
 
Como vimos, podemos usar da opinião para promover mudanças e até mesmo criar tendência, desde que se transforme em opinião pública, e posteriormente em clamor público. Cabe a cada um de nós refletir sobre o queremos e onde pretendemos chegar. Se queremos ter opinião ou se queremos apenas criticar quem tem, sem se preocupar com os contra-argumentos.
 
Sobre o Autor:
José Márcio
José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Circule no Google+.
Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

1 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;