Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Sensíveis diferenças entre Google+ x Facebook

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014


As duas redes sociais mais acessadas do momento possuem nuances interessantes. Embora muitos considerem as referidas redes concorrentes, quem conhece ambas sabe que existem diferenças fundamentais que fazem com que elas sejam completamente distintas.



Vou exemplificar para tornar mais claro essas diferenças:

+ Marcação nas postagens.

No Facebook é muito comum as pessoas marcarem contatos que desejam que tenham acesso a alguma postagem. Essas pessoas se sentem lisonjeadas e como forma de agradecimento acabam  curtindo ou comentando a postagem onde a marcação foi realizada.

Já no Google+ quando um determinado grupo de pessoas é marcado e recebe a notificação daquela marcação, é bem comum as pessoas reclamarem por estarem recebendo notificação de assuntos que não lhes interessam.

Quais as causas desse fenômeno?

Simples, qualquer um que frequenta rede social escolhe e adiciona como contato as pessoas com as quais imagina ter um pouco de afinidade, logo, se eu acompanho o que está pessoa posta não é necessário me marcar para que eu veja tal publicação, pois se todo mundo fizer isso o que é de fato interessante se perde no meio de tantas notificações inúteis.

Nesse caso, ponto para o Google+.

+ Clientes x Empresas

Outra questão que sempre me chama a atenção, é que a maioria das empresas não entenderam, ou preferem não querer entender, o grande potencial da ferramenta Google+ para interação com seus clientes. Enquanto nas demais redes sociais existe um embate direto entre cliente e empresa, expondo muitas vezes funcionários despreparados à execração pública e colocando em xeque a credibilidade da empresa. Sem contar os inúmeros casos de engraçadinhos que adoram trollar os perfis de algumas empresas. No Google+ é possível responder aos questionamentos somente para o perfil que fez a reclamação, sem tornar o assunto público e sem atrair a atenção de quem nada tem a ver com o problema.

Nesse caso, ponto para o Google+

+Retribuir ou não pedido de amizade

No Facebook quando uma pessoa te adiciona como amigo é preciso que você aceite para que essa pessoa possa acompanhar o que você posta. Existe um limite, se não estou enganado, de 5.000 amigos. Ou seja, se 5.000 pessoas te adicionarem e você retribuir, terá que acompanhar a postagem de 5.000 pessoas na sua stream, transformando-a num verdadeiro “balaio de gatos”.

No Google+ não existe obrigação de reciprocidade, você pode adicionar a pessoa e mesmo ela não retribuindo, você pode acompanhar o que ela posta. Para exemplificar 50.000 pessoas podem te adicionar, mas você pode retribuir, circulando de volta,  somente que lhe interessar desse grupo, tornando sua stream muito mais leve e interativa. Sem contar que é possível separar os grupos de pessoas por círculos e definir a intensidade que esses grupos aparecem na sua stream.

Nesse caso, ponto para o Google+

Sobre o Autor:
José Márcio
José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Circule no Google+.
Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

2 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;