Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Você curioso, não leia isso…

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

 

Dias atrás me peguei pensando sobre o quanto um título influencia na divulgação e na leitura de um post. Normalmente os leitores são atraídos pela curiosidade e nada atiça mais a curiosidade de alguém do que um título instigante.

 

Publicidade-enganosa_thumb[1]

 

A Wikipédia assim define curiosidade humana: é o desejo do ser humano de ver ou conhecer algo até então desconhecido. A curiosidade, porém, quando ultrapassa um limite pré-estabelecido pela ética social, como por exemplo a invasão de espaço alheio, pode ser reprimida.

 

Nos seres humanos, somos curiosos por natureza, obviamente que uns mais e outros menos, mas todos temos em comum o atiçamento para assuntos polêmicos, trágicos ou tabus que normalmente fazem parte de nossa cultura.

 

Devemos nos policiar pois a curiosidade exacerbada, pode nos ser prejudicial, temos que ser comedidos no trato dessa característica inerente ao ser humano. Nessas horas, um adágio  é bem educativo: “a curiosidade matou o gato”.

 

“O desejo de saber o porquê e o como chama-se curiosidade, e não existe em qualquer criatura viva a não ser no homem. Assim, não é só por sua razão que o homem se distingue dos outros animais, mas também por esta singular paixão”, afirma Hobbes

 

Então adentremos no assunto do post. Segundo Shaun Micheals “o título de um post deve ser inteligente o suficiente para obrigar o leitor a abrir e ler o seu artigo”.

 

Porém o autor deve se cercar de cuidados, pois muitos de vocês provavelmente já se depararam com títulos interessantes, porém com conteúdo pífio, na verdade, o título é o atrativo, ou a isca, mas o conteúdo é que fideliza o leitor.

 

O Youtube é um exemplo rotineiro dessa prática, pois temos acesso a uma infinidade de títulos cujos conteúdos dos vídeos não têm absolutamente nada haver com o mesmo. Ao se utilizar dessa prática, o autor corre sérios riscos de jamais ser clicado novamente pelo leitor, pois isso pode ser encarado como uma forma de tentar lesar sua inteligência.

 

Li certa vez em um artigo, não me lembro qual exatamente por isso não citarei, que as palavras que mais chamam a atenção das pessoas que navegam pela internet são: “grátis”, “dinheiro” e “sexo” - obviamente não estou sugerindo aqui que você use sempre essas palavras em seus títulos, a citação tem caráter meramente ilustrativa. Você, melhor do que ninguém, deve saber o que é relevante para seu público-alvo.

 

O título é tão importante que, em tempos não muito remotos, havia redações que tinham um profissional especializado apenas nesta tarefa: o titulador. O objetivo era estabelecer um padrão, uma uniformidade de titulação em todo o jornal. Havia, entre esses jornalistas, verdadeiros gênios na atribuição de títulos sumamente criativos às matérias. [Blog Pbondaczuk]

 

Interessante constatar que sigo o caminho inverso ao que muitos normalmente fazem, pois primeiro redijo o post e só depois de pronto é que penso no título.

 

Segundo o blog: copyblogger.com: “A maioria dos leitores escolhem o que ler através de sites como Digg, Stumble Upon, Dihitt, entre outros. E em 90% dos casos a escolha é feito através do título do post.” Destarte é de suma importância saber que: Um bom título atrai atenção do leitor a ler o restante do tópico.

 

Portanto é importante termos em mente que um bom artigo começa com um bom título, mas um bom título nem sempre é sinônimo de um bom artigo, por isso use e abuse de sua criatividade na hora de intitular seus posts, procure atiçar a curiosidade do leitor, mas jamais relegue o conteúdo, pois é o conteúdo de um artigo é que te faz relevante, ou não…

 

Nunca é demais lembrar que um título fraudulento consegue ser mais desastroso do que um título ruim.

 

Indico:

#16 Grandes Dicas Para Criar Um Título Chamativo nas Postagens

#10 Dicas de títulos que atraem mais leitores 

# O título é um dos fatores mais importantes na página

 

Sobre o Autor:
José Márcio
José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Circule no Google+.
Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

0 comentários :

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;